• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.22.2002.tde-28012003-102131
Documento
Autor
Nome completo
Luciana Mara Monti Fonseca
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2002
Orientador
Banca examinadora
Scochi, Carmen Gracinda Silvan (Presidente)
Bueno, Sonia Maria Villela
Rocha, Semiramis Melani Melo
Título em português
Cuidados com o bebê prematuro: cartilha educativa para orientação materna.
Palavras-chave em português
assistência de enfermagem
educação em saúde
material didático-instrucional
prematuros
Resumo em português
Na assistência ao prematuro e sua família, em unidades neonatais, há carência de material educativo para orientação das mães acerca dos cuidados domiciliares do filho, com vistas a alta hospitalar. A revisão da literatura sobre o impacto na família do nascimento prematuro e da hospitalização do bebê na UTIN revela que não só a criança, mas também, sua família têm necessidades especiais. Desta forma, é importante elaborar estratégias e instrumentos para dar conta das novas necessidades que se apresentam no trabalho dirigido a estas famílias, reintegrando a criança à família e inserindo a mãe, gradativamente, no cuidado da criança. Também é importante elaborar um plano de treinamento e preparo materno para a alta hospitalar da criança, em atividades de Educação em Saúde, que favoreçam e estimulem a participação responsável, criativa e produtiva da clientela. Assim, o objetivo do presente estudo é desenvolver material didático-instrucional dirigido ao treinamento materno para a alta hospitalar do bebê prematuro, utilizando metodologia participativa. Participaram do estudo 2 enfermeiras, 2 auxiliares de enfermagem e 4 mães de bebês prematuros internados na unidade de cuidados intermediários de um hospital universitário de Ribeirão Preto-SP. Os participantes trouxeram, através de círculos de discussão, um material educativo que direciona as orientações e auxilia as mães na memorização dos conteúdos a serem apreendidos. Indicaram os assuntos de interesse para o processo ensino-aprendizagem, os quais foram agrupados em cuidados diários, alimentação, higiene, cuidados especiais e relacionamento familiar; estes assuntos são voltados para as práticas cotidianas, de cuidados simplificados. Decidiram pela confecção de uma cartilha educativa ilustrada com figuras, que pudesse ser levada para o domicílio. O conteúdo desse material didático instrucional foi feito pela pesquisadora tendo por base a literatura, experiência profissional e assessoria técnico-científica de outros profissionais. A versão final da cartilha educativa foi validada pelos participantes e constitui instrumento criativo para auxiliar nas atividades de educação em saúde dirigida a esta clientela, que participativamente desejarem utilizá-lo.
Título em inglês
Care to preterm infants: an educational guide for maternal advice.
Palavras-chave em inglês
educational and instructional material
health education
nursing care
preterm infants
Resumo em inglês
During care to premature infants and their families, neonatal units lack educational material for maternal advice concerning the care to be given to the child at home after hospital discharge. A literature review concerning the impact on the family of a preterm birth and of the infant's hospitalization in a Neonatal Intensive Care Unit shows that not only the child, but also its family have special needs. Therefore, it is important to elaborate strategies and instruments in order to meet the new needs arising in the work directed to such families, thus integrating the child to the family and gradually including the mother in the child's care through a maternal training and preparation plan for hospital discharge. This plan should include health education activities which will favor and stimulate clients' participation, knowledge exchange and the development of a critical awareness that can provide the necessary instruments for responsible, creative and productive participation. Therefore, this work aims at developing educational and instructional material in order to train mothers for their preterm infants' discharge from hospital using a participative methodology. Two nurses, 2 nursing auxiliaries and 4 mothers of preterm babies participated in the study. The babies were hospitalized in the Intermediate Care Unit of a university hospital in the City of Ribeirão Preto-SP, Brazil. Through discussions panels, the participants expressed that educational materials could direct guidance and help mothers to memorize the contents to be learned. They indicated the subjects of interest for the teaching-learning process, which were grouped in the categories: daily care, feeding, hygiene. special care and family relationship; these subjects were linked to daily practices and simplified care delivery. Following, the participants decided to produce an educational guide in the form of a textbook illustrated with figures which could be taken home. Such educational and instructional material was produced by the researcher based on the literature, her professional experience as well as on the technical and scientific assistance from other professionals. The final version of the guide has been validated by the participants and now constitutes a creative instrument that can be used to help with health education activities directed to the clients who wish to participatively use it.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
00-Capa.pdf (197.23 Kbytes)
01-Sumario.pdf (11.83 Kbytes)
02-Resumo.pdf (8.83 Kbytes)
03-Apresentacao.pdf (9.64 Kbytes)
05-Objetivo.pdf (12.24 Kbytes)
09-Anexos.pdf (82.69 Kbytes)
11-Summary.pdf (8.77 Kbytes)
12-Resumen.pdf (8.90 Kbytes)
Data de Publicação
2003-03-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.