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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2008.tde-25032008-170321
Documento
Autor
Nome completo
Yolanda Rufina Condorimay Tacsi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2008
Orientador
Banca examinadora
Lima, Regina Aparecida Garcia de (Presidente)
Bousso, Regina Szylit
Santos, José Sebastião dos
Scochi, Carmen Gracinda Silvan
Silva, Marta Angélica Iossi
Título em português
Assistência à criança e ao adolescente em unidades não-hospitalares de urgência e emergência em um município do interior do Estado de São Paulo: um estudo de avaliação
Palavras-chave em português
Avaliação
Emergência
Enfermagem pediátrica
Humanização
Qualidade dos cuidados de saúde
Serviços de saúde
Urgência
Resumo em português
Atualmente, os índices de morbi-mortalidade na população pediátrica têm sido controlados por meio de diversas estratégias nos diferentes níveis de atenção, mas esta clientela ainda é vulnerável a diversas enfermidades de etiologia ambiental, social ou econômica. Os serviços de saúde de urgência e emergência para pediatria, integrantes da rede de serviços da saúde, também devem estar preparados, na sua organização estrutural e funcional, para responder as diferentes necessidades da população infanto-juvenil. Quando uma criança ou adolescente necessita de atendimento de urgência ou emergência as unidades não-hospitalares deverão estar preparados para seu acolhimento com avaliação e classificação de risco. Este estudo tem por objetivo avaliar a assistência à criança e ao adolescente nas unidades não-hospitalares de urgência e emergência, em um município do interior do Estado de São Paulo, nos componentes de estrutura, processo e resultados. A coleta de dados foi realizada em cinco unidades não-hospitalares de atenção a crianças e adolescentes em urgência ou emergência. A coleta de dados foi realizada por meio da observação e entrevista, complementadas com dados das fichas de atendimento. Os resultados do presente estudo evidenciaram no que diz respeita a estrutura planta física inadequada e materiais e equipamentos em quantidade e qualidade insuficiente. Na avaliação do processo observou-se que o atendimento prestado pela equipe de saúde é dirigido a queixa, não avaliando outros aspectos que podem prevenir riscos nesta clientela. A avaliação de resultado foi realizada a partir da percepção de satisfação dos acompanhantes e trabalhadores de saúde. Os acompanhantes assinalam aspectos de satisfação como a escuta, a orientação e o fornecimento de medicamentos; como aspectos não satisfatórios são declarados o atendimento por diferentes médicos e o gasto com medicamentos quando não disponíveis na unidade. Os trabalhadores de saúde são predominantemente receptivos para o trabalho com crianças, sendo que existe dificuldade no cuidado aos adolescentes, em decorrência das particulares deste grupo. No que se refere à satisfação, aspectos assinalados foram estímulos em decorrência do bom desempenho de seu trabalho e motivações intrínsecas relacionadas a sua profissão. A insatisfação é manifestada pela baixa remuneração e falta da capacitação na área da urgência e emergência.
Título em inglês
Child and Adolecent Assistance in hospital units of urgency and emergency in an inner city of São Paulo: an evaluation study
Palavras-chave em inglês
Emergency
Evaluation
Health Services
Humanizing
Pediatric Nursing
quality of health care
urgency
Resumo em inglês
Nowadays the indexes of mortality and morbity among child have been controlled by several strategies in different levels of assistance. This population is still vulnerable for many different diseases (economical, social and environmental). Urgency and emergency pediatric services must be well structured in order to answer all the needs of this group. When a child or a teenager goes to these services, the specific units must be prepared to receive and classify the risk of each case. This study aimed at study the child and teenager assistance in units (not hospitals) of urgency and emergency in an inner city of São Paulo State by checking structure, process and results of assistance. The data collection was made in five different units by using interview and observation; the records of patients were also checked. The results reveal that the physical structure was unsatisfied, material and equipment also were, the same observation was revealed to quality of assistance. Analyzing the consultation we observed that the attitudes was founded on the patient's claim, not consider other facts that may help on prevention other pathologies. The evaluation of results was realized by understanding the satisfaction perceptions of health workers and companies. As good points companies declared the orientation, possibility of been listened and medicine supply; and as bad points we found that the problem of been assisted by different doctors and the need of buying medicine out of the unit. The health workers like to work with children, and the assistance to teenagers has been difficult due to specified characteristics of this group. As good points to this group they are stimulated for doing a good job. The insatisfacion is noted when related to low remuneration and not continuing training on urgency and emergency.
 
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Data de Publicação
2008-03-31
 
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