• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2020.tde-23032020-140052
Documento
Autor
Nombre completo
Rafaella Alves Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2019
Director
Tribunal
Furtado, Maria Cândida de Carvalho (Presidente)
Sarrassini, Felícia Bighetti
Silva, Marta Angélica Iossi
Zucoloto, Miriane Lucindo
Título en portugués
Adaptação cultural do Questionário de Alimentação Infantil (QAI) para uso no Brasil
Palabras clave en portugués
Alimentação saudável
Conhecimento
Estudos de validação
Obesidade
Pré-Escolar
Resumen en portugués
Para compor ações de cuidado à criança, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, Eixo Estratégico II - Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável - defende a nutrição adequada e o acesso a alimentos seguros e nutritivos como direito da criança para atingir padrões altos de saúde. Considerando a importância de ofertar alimentos saudáveis para crescimento e desenvolvimento oportunos às crianças brasileiras, as evidências científicas sobre a necessidade de promover hábitos de vida benéficos e pela ausência de instrumentos nacionais validados que investigam conhecimento de pais sobre alimentação saudável de seus filhos, este estudo teve o objetivo de realizar a adaptação cultural, no Brasil, do Questionário de Alimentação Infantil (QAI), para uso com pais de crianças em idade pré-escolar. Realizou-se um estudo metodológico foi desenvolvido em um município de médio porte do nordeste paulista entre março e setembro de 2018. Para alcance do objetivo, percorreram-se as etapas propostas por referencial que envolveu padronização idiomática do instrumento; avaliação por comitê de especialistas; retrotradução; painel de pacientes; versão adaptada do instrumento e teste piloto. Realizou-se a padronização idiomática para manter a compreensão do instrumento quando adaptado culturalmente na mesma língua, mas em países distintos. Esta foi avaliada por dois profissionais de língua portuguesa, que resultou em duas versões, posteriormente sintetizadas em uma única versão. Sete juízes compuseram o comitê de especialistas que validaram esta versão, com concordância acima de 80% para 54 das 55 afirmações do QAI. Acataram-se as alterações por não interferirem no QAI e após aprovação da autora. Procedeu-se à retrotradução, também com alterações necessárias para a realidade brasileira e após autorização da autora. Para a validação semântica, 30 pais (painel de pacientes) de crianças matriculadas em Centros de Convivência Infantil (CCI) responderam itens do QAI que foi subdividido em cinco grupos de 11 afirmações cada. Verificou-se compreensão de todos os itens, à exceção de um deles que não faz parte da realidade brasileira; também alterado com autorização da autora, resultando na versão adaptada. Então, conduziu-se o estudo piloto com 55 pais de outras CCI; eles assinalaram, no QAI, verdadeiro ou falso para todas as 55 afirmações. Para análise, utilizou-se o coeficiente de Kuder-Richardson (KR20) e obteve-se correlação dos itens com o total, com veracidade para valores superiores a 0,7. Da validação semântica, identificaram-se percentuais acima de 92% para boa compressão dos itens do QAI. Do estudo piloto, obtiveram-se valores entre 0,72 e 0,76 para os 55 itens do questionário, ou seja, boa consistência, o que confirma a fidedignidade da versão brasileira. A versão adaptada culturalmente do QAI no Brasil é fidedigna e válida para avaliar o conhecimento dos pais quanto à alimentação saudável de crianças em idade pré-escolar. E seu uso tem potencial para contribuir para atuação de profissionais com crianças nessa faixa etária e oportunizar a identificação de melhores práticas na alimentação infantil que favoreçam crescimento e desenvolvimento saudáveis. E, ainda, estimular, nas famílias brasileiras, formação e manutenção de hábitos saudáveis, podendo ser um redutor dos quadros de sobrepeso e obesidade infantil no país.
Título en inglés
Cultural adaptation of the Infant Feeding Questionnaire (IFQ) for use in Brazil
Palabras clave en inglés
Healthy eating
Knowledge
Obesity
Preschool
Validation studies
Resumen en inglés
In order to compose childcare actions, National Policy for Comprehensive Child Health Care, in its strategic axis II - Breastfeeding and Complementary Healthy Eating - advocates adequate nutrition and access to safe and nutritious food as a child's right to achieve high standards of health. By considering the importance of offering healthy food for growth and development of Brazilian children, scientific evidence about the need to promote beneficial lifestyle habits and the absence of validated national instruments that investigate parents' knowledge about their children's healthy eating, this study had the objective of carrying out the cultural adaptation, in Brazil, of the Infant Feeding Questionnaire (IFQ), for use with parents of children of preschool age. A methodological study was carried out in a medium-sized municipality in the northeast of São Paulo between March and September 2018.To reach the objective, we go through the steps proposed by referential that involved idiomatic standardization of the instrument; expert committee review; retro translation; patient panel; adapted version of the instrument and pilot test. We also performed language standardization in order to maintain understanding of the instrument when culturally adapted in the same language but in different countries. Two Portuguese-speaking professionals evaluated this version and resulting in two versions, which was later synthesized in a single one. The Committee of experts consisted of seven professionals who validated this version with agreement above 80% for 54 of the 55 statements of the IFQ. We accepted the changes because they did not interfere with the IFQ and we obtained the author's approval. Back translation was performed, also with necessary changes to the Brazilian reality and after authorization by the author. For the semantic validation, 30 parents (panel of patients) of children of children enrolled in Child Living Centers (CLC) answered items from the IFQ, which was subdivided into five groups of 11 statements each. Understanding of all items was verified, except for one that is not part of the Brazilian reality; also changed with permission of the author, resulting in the adapted version. Then, we conducted a pilot study with 55 parents from other CLC; they pointed out true or false for all 55 statements in the IFQ. For analysis we used the Kuder-Richardson coefficient (KR20) and a correlation between the items and the total was found with truth for values greater than 0.7. From the semantic validation, we identified percentages above 92% for good compression of the IFQ items. The results of the pilot study indicated values between 0.72 and 0.76 for the 55 questionnaire items. This demonstrated good consistency, which confirms the reliability of the Brazilian version. The culturally adapted version of the IFQ in Brazil is reliable and valid for assessing parent's knowledge of healthy eating in preschool children. Its use has the potential to contribute whit professionals who work with children in this age group and to enable those professionals in order to identify best practices in infant feeding that favor healthy growth and development. It also stimulates, in Brazilian families, the formation and maintenance of healthy habits and may be a reduction of overweight and childhood obesity in the country.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-05-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.