• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.22.2002.tde-21052004-150103
Documento
Autor
Nome completo
Marislei Sanches Panobianco
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2002
Orientador
Banca examinadora
Mamede, Marli Villela (Presidente)
Almeida, Ana Maria de
Clapis, Maria Jose
Ferreira, Maria de Lourdes da Silva Marques
Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
Título em português
"Significado do linfedema na vida de mulheres com câncer de mama"
Palavras-chave em português
Câncer de Mama
Interacionismo Simbólico
Linfedema
Resumo em português
Estudo qualitativo que buscou, à luz do Interacionismo Simbólico, compreender o significado do linfedema na vida de mulheres com câncer de mama, na relação consigo mesmas, com os outros e com o mundo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e prontuários de 14 mulheres com linfedema de braço pós- cirurgia por câncer de mama, que freqüentam um serviço especializado em reabilitação pós-mastectomia. Procurou-se identificar unidades temáticas pela Análise de Conteúdo, nas seguintes categorias: 1- significado do linfedema, na relação consigo mesmas e 2- na relação com os outros e com o mundo. Na relação consigo mesmas, o linfedema significou preocupação com o aumento do volume do braço e complicações, mudança de hábitos, dificuldades diversas, alterações emocionais e busca de justificativas para a presença do linfedema, concluindo que ele é um problema estigmatizante. Na relação com os outros e com o mundo, elas indicaram instituições como a ciência, o trabalho, a família, os serviços de saúde e a sociedade, na construção do significado do linfedema, e reconheceram-se como tendo um corpo diferente pelo aumento do volume do braço, o que as torna pessoas estigmatizadas. Porém, revelam sinalizações de possibilidades de ações dos outros e inscrevem a criação de novos instrumentos sociais, o que evidencia sinais de mobilização para a construção de um mundo simbólico mais positivo e rico em contribuições.
Título em inglês
"The meaning of lymphedema in the life of women with breast cancer"
Palavras-chave em inglês
Breast cancer
Lymphedema
Symbolic Interactionism
Resumo em inglês
This qualitative study aimed at, in the light of Symbolic Interactionism, understanding the meaning of lymphedema to women with breast cancer, observing their relations with themselves, with others and with the world. Data were obtained through interviews and record analysis with 14 women with lymphedema in the arm after the breast cancer surgery who attended a service specialized in post-mastectomy rehabilitation. The author searched to identify thematic units through Content Analysis in the selected categories: 1- the meaning of lymphedema in relation to themselves and 2- in relation to others and to the world. With respect to themselves, the lymphedema meant concern with the arm increasing volume and complications, habit changes, several difficulties, emotional alterations and the search for justifications about the presence of the lymphedema, concluding that it is a stigmatizing problem. Regarding the others and the world, they indicated institutions such as science, work, family, health services and society, in the construction of knowledge on lymphedema, and recognized themselves as having a different body due to the increase in arm volume, transforming them in stigmatized people. However, they revealed signs for possibilities of others’ actions and for the creation of new social instruments, evidencing signs of mobilization for the construction of a symbolic world more positive and rich in contributions.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
tese.pdf (458.62 Kbytes)
Data de Publicação
2004-05-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.