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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2011.tde-16052011-171359
Document
Auteur
Nom complet
Patrícia Abrahão Curvo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2011
Directeur
Jury
Pereira, Maria José Bistafa (Président)
Bava, Maria do Carmo Gullaci Guimarães Caccia
Mishima, Silvana Martins
Titre en portugais
Avaliação da atenção básica em saúde destacando satisfação e insatisfação na perspectiva dos usuários, com ênfase na integralidade da atenção
Mots-clés en portugais
Atenção primária à saúde
Avaliação de serviços de saúde
Insatisfação do usuário
Integralidade
Satisfação do usuário
Serviços Básicos de Saúde
Resumé en portugais
Esta investigação de caráter avaliativo da Atenção Básica à Saúde - ABS pretende produzir subsídios para decisões que fortaleçam a ABS, pautados na integralidade da atenção. Pesquisas de avaliação permitem verificar o modo como os direitos individuais e de cidadania são observados no acesso e utilização do sistema de saúde, considerando a assertiva das percepções dos usuários em relação às suas expectativas, valores e desejos. Na literatura, identificamos que a avaliação para decisão deve considerar metodologias de apreensão da realidade que possam ressignificar as práticas, envolvendo a participação de todos os atores responsáveis pela produção da saúde e impactando na qualidade dos serviços. Indagamos: sob o ponto de vista do usuário, o processo de implantação da ABS tem favorecido a produção de ações na perspectiva da integralidade? Partimos do pressuposto de que a integralidade agrega e articula diversos princípios da ABS, tendo maior potencialidade de revelar a expectativa do usuário e assim assinalar aspectos da satisfação e da insatisfação. Objetivamos avaliar a satisfação e a insatisfação manifestadas por usuários de unidades da rede de ABS do Distrito Oeste de Saúde, do município de Ribeirão Preto-SP, com relação à assistência prestada e ações desenvolvidas, na perspectiva da integralidade. Partimos da ideia que a integralidade, como princípio central da atenção à saúde das pessoas, é um elemento que deve ser investigado como parte inerente do processo de avaliação da satisfação e insatisfação dos usuários, na avaliação dos serviços de ABS. O percurso metodológico de natureza descritiva e abordagem qualitativa contou com 39 usuários participando de quatro grupos focais. Para análise, recorremos à análise de conteúdo em sua modalidade temática. Foram identificadas duas categorias empíricas, o acesso a diferentes tipos de ações e de serviços de saúde e as relações estabelecidas entre trabalhadores e usuários, nos diversos cenários dos serviços de saúde. Na categoria das relações, constatamos que a presença do cuidado nos encontros entre profissional e usuário, permeado pela conversa, vínculo e acolhimento, satisfaz e se constitui em aspectos facilitadores da prestação da assistência de forma integral. A não rotatividade médica foi aspecto relevante para se construir e manter os vínculos. Na categoria do acesso, a prática e o conhecimento dos trabalhadores na conformação dos serviços, possibilidades de atendimento às demandas e rotinas que podem obstaculizar ou facilitar o acesso ao elenco de serviços, foram responsáveis por uma mescla de expressões de satisfação e insatisfação. Já a localização da unidade de saúde, equipamentos, serviços e materiais disponíveis em sua estrutura física foram avaliados muitas vezes pelas expressões negativas dos usuários por se afastar do princípio da integralidade da atenção. Dentre o conjunto dos atributos da ABS emanados do discurso dos usuários, a integralidade, além do elenco de serviços ofertados, também comportou a dimensão da relação entre os trabalhadores e usuários, a subjetividade produzida nos diversos espaços dos serviços de saúde e os aspectos relacionados à responsabilidade do serviço frente às necessidades demandadas. Assim, constatamos que o comprometimento de um dos atributos da ABS foi responsável por fragilizar a integralidade da atenção.
Titre en anglais
Assessment of primary healthcare from a user satisfaction and dissatisfaction perspective, with emphasis on care comprehensiveness.
Mots-clés en anglais
Basic Health Services
Health service assessment
Integrality User satisfaction
Primary Health Care
User dissatisfaction
Resumé en anglais
This Primary Health Care - PHC assessment research intends to produce support for decision making to strengthen PHC, based on care comprehensiveness. Assessment studies permit checking how individual and civil rights are observed in the access to and use of the health system, in view of the assertion of users' perceptions on their expectations, values and desires. In literature, it is identified that assessment for decision-making should consider methods to apprehend reality that can re-signify practices, involving the participation of all stakeholders in health production and affecting service quality. It is questioned whether, from a user perspective, the implantation process of PHC has favored the production of health actions from a care comprehensiveness perspective? We depart from the premise that comprehensiveness adds up and articulates different PHC principles, with greater potential to reveal user expectations and, thus, indicate satisfaction and dissatisfaction aspects. The goal was to assess satisfaction and dissatisfaction as manifested by users of PHC network units in the Western Health District of Ribeirão Preto-SP, Brazil, regarding the care delivered and actions developed from a comprehensiveness perspective. The research is based on the idea that comprehensiveness as a central principle of people's health care is an element that should be investigated as an inherent part of the user satisfaction and dissatisfaction evaluation process in the assessment of PHC services. The descriptive method and qualitative approach involved 39 users, participating in 04 focus groups. Thematic content analysis was used for analysis purposes. Two empirical categories were identified: access to different types of actions and health services, and relations established between workers and users in different health service scenarios. In the relations category, we verified that the presence of care in the encounters between professional and user, permeated by conversation, bonding and welcoming, satisfy and constitute facilitators of comprehensive care delivery. The absence of medical turnover was a relevant aspect to construct and maintain bonds. In the access category, workers' practice and knowledge in the establishment of services, possibilities to respond to demands and routines that can hinder or facilitate access to the list of services were responsible for a mixture of expressions of satisfaction and dissatisfaction. The location of the health unit, equipment, services and materials available in its physical structure were often assessed with users' negative expressions, due to their distance from the principle of care comprehensiveness. In the set of PHC attributes produced in users' discourse, care comprehensiveness, besides the list of services offered, also included the dimension of the relation between workers and users, the subjectivity produced in the different spaces of health services and the aspects related to the service's accountability towards the demanded needs. Hence, we verified that the compromised status of one of the PHC attributes was responsible for weakening care comprehensiveness.
 
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PATRICIAABRAHAOCURVO.pdf (755.21 Kbytes)
Date de Publication
2011-05-18
 
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