• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2011.tde-16052011-165236
Documento
Autor
Nombre completo
Tatiane Bonametti Veiga
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2011
Director
Tribunal
Takayanagui, Angela Maria Magosso (Presidente)
Santos, Claudia Benedita dos
Schalch, Valdir
Título en portugués
Diagnóstico da situação do gerenciamento de resíduos perigosos no Campus da USP de Ribeirão Preto - SP
Palabras clave en portugués
Gerenciamento de Resíduos
Instituições de Ensino Superior
Resíduos Perigosos
Saúde Ambiental
Saúde Pública
Resumen en portugués
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, a maioria dos problemas ambientais é de caráter local e tem repercussão direta na saúde e na qualidade de vida das pessoas. Dentre esses problemas, destaca-se a necessidade de adequado gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, especialmente os perigosos, cuja produção vem aumentando e causando grande preocupação para diversos seguimentos da sociedade. Nesse contexto, as instituições de ensino e pesquisa apresentam um papel fundamental, pois apesar de sua importância em relação à produção de conhecimentos científicos, acabam, também, sendo fonte geradora de resíduos de diferentes naturezas. No Campus da USP de Ribeirão Preto-SP, desde a década de 90, vêm sendo realizados estudos sobre esse tipo de resíduo, revelando uma realidade preocupante em relação ao crescimento do número de pontos de geração de resíduos perigosos. Frente ao desenvolvimento das Unidades e Serviços do Campus, foi realizado nesta pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, um levantamento com o objetivo diagnosticar a atual situação sobre o gerenciamento de resíduos gerados no Campus, com foco nos resíduos perigosos. Os resultados deste estudo correspondem aos dados fornecidos por 199 sujeitos, respondendo por um percentual de 66,6% dos Laboratórios/Serviços do Campus. Os dados revelaram que em 87,4% dos locais participantes da pesquisa havia a geração de resíduos biológicos, químicos, radioativos e/ou perfurocortantes. Em relação às fases de manejo interno (segregação, acondicionamento, identificação, armazenamento, coleta, transporte e tratamento interno) foi verificado que procedimentos como a segregação na fonte, o acondicionamento em recipientes compatíveis com o tipo de resíduo, a identificação das embalagens, estavam adequados à legislação brasileira, nos Laboratórios/Serviços; porém, dados como o acondicionamento de resíduos perfurocortantes em sacos plásticos em 5,4% dos locais que indicaram gerar esse tipo de resíduos, demonstram a inadequação na utilização de alguns procedimentos. Os resultados obtidos revelaram que 64,3% dos Laboratórios/Serviços não realizavam tratamento interno, que a coleta interna era realizada, em sua maioria (87,5%), por funcionários da instituição ou terceirizado e que o transporte interno era substancialmente manual (63,3%) e somente 6,5% dos sujeitos referiram que era utilizado carrinho com tampa. Os dados revelaram, ainda, um aumento do desconhecimento referente às fases de manejo externo (coleta, transporte, tratamento e destinação final), identificando-se conceitos errôneos, nas respostas dos sujeitos, demonstrando haver confusão no que se refere às diferentes fases do manejo externo, principalmente entre o tratamento e destinação final. Entre os sujeitos, 66,8% informaram ter recebido algum tipo de orientação para o gerenciamento, destacando a necessidade da realização de treinamentos e cursos nessa área. Os sujeitos referiram que em 52,8% dos Laboratórios/Serviços não havia um Plano de Gerenciamento de Resíduos, mas somente 2,0% dos sujeitos disseram conhecer as normas utilizadas na elaboração desse plano. Os achados revelam a necessidade premente da elaboração e implantação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde no Campus, além de manter um cronograma contínuo de educação em serviço, de forma permanente, a fim de contribuir para o gerenciamento ambiental, além de ter potencialidade para ser utilizada, também, como referência em outras instituições similares.
Título en inglés
Diagnosis of the situation of hazardous waste management in the campus of University of Sao Paulo at Ribeirão Preto, state of Sao Paulo
Palabras clave en inglés
Environmental Health
Hazardous Waste
Higher Education Institutions
Public Health
Waste Management
Resumen en inglés
According to the Pan American Health Organization (PAHO), most environmental problems are local in cause and effect and have direct impact on the health and people's quality of life. Among these problems, there is the need for proper management of urban solid waste, especially those hazardous; whose production has increasing and causing great concern to different segments of society. In this context, educational and research institutions have a key role because despite of its importance related to the production of scientific knowledge, they are also a source of waste generation. Since the 90's, studies about this type of waste have been conducted in the campus of University of Sao Paulo at Ribeirão Preto, which revealed a worried reality about the growth of hazardous waste generation. Being in mind the development of the Units and campus Services, this descriptive and exploratory research aimed to diagnose the current situation of the waste management generated in the campus, focusing on hazardous waste. Results are related to the data provided by 199 subjects, who are in 66.6% of the laboratories and campus services. Data revealed that in 87.4% of the researched places had biological, chemical, radioactive and/or sharp waste generation. Related to the steps of internal management (segregation, packaging, identification, storage, collection, transportation and internal treatment) was verified if procedures such as segregation at source, packaging in containers compatible with the type of waste, and identification of packaging in the laboratories and services were appropriated to the Brazilian legislation, however; the data regarding the packaging sharp waste in plastic bags demonstrated the inadequacy in the use of some procedures in 5.4% of the places which generated such wastes. Results revealed that 64.3% of the laboratories and services did not perform internal processing, i.e., the internal collection was accomplished mostly by the employees of the institution or outsourced workers (87.5%); internal transport was substantially manual (63.3%); and only 6.5% of the subjects reported that a cart with lid was used. Data also revealed the not knowledge about the steps of external management (collection, transport, treatment and final disposal), identifying misconceptions in the subjects' reports and showing that there is a confusion regarding the different steps of external management, especially between treatment and disposal. Among the subjects, 66.8% reported having received some kind of guidance for management, highlighting the necessity of training and courses in this area. Subjects reported that in 52.8% of laboratories and services there was not a Waste Management Plan, but only 2.0% of subjects reported being familiar with the protocols used in preparing this plan. Findings showed the urgent need for the development and implementation of a Waste Management Plan of the health campus services, besides maintaining an ongoing schedule for in-service education in order to contribute to the environmental management and have also the potentiality to be used as reference in other similar institutions.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2011-05-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.