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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.22.2012.tde-15082012-131031
Documento
Autor
Nome completo
Maria Amélia Zanon Ponce
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2012
Orientador
Banca examinadora
Villa, Tereza Cristina Scatena (Presidente)
Monroe, Aline Aparecida
Ruffino Netto, Antonio
Silva Sobrinho, Reinaldo Antonio da
Vendramini, Silvia Helena Figueiredo
Título em português
Diagnóstico da tuberculose: desempenho do primeiro serviço de saúde procurado em São José do Rio Preto, SP
Palavras-chave em português
Atenção Primária à Saúde
Avaliação de Desempenho
Diagnóstico Tardio
Recursos Humanos em Saúde
Serviços de Saúde
Tuberculose
Resumo em português
O estudo teve como objetivo analisar o desempenho do primeiro serviço de saúde procurado para o diagnóstico da tuberculose (TB), em São José do Rio Preto (2009), na percepção do doente. Trata-se de estudo epidemiológico descritivo, tipo inquérito, que adotou como eixo metodológico os componentes de avaliação de serviços de saúde estrutura e processo. Participaram do estudo 99 doentes de TB, maiores de 18 anos e em tratamento, entrevistados por meio de um instrumento elaborado com base no Primary Care Assessment Tool (PCAT), adaptado para avaliar a atenção aos doentes de TB, e que contemplou questões das dimensões de porta de entrada e acesso ao diagnóstico. A análise dos dados foi realizada por meio de distribuição de frequência absoluta/relativa e da construção de indicadores, utilizando proporções e intervalos de confiança, de acordo com o tipo de serviço de saúde procurado pela primeira vez, quando da percepção dos sinais/sintomas, sendo esses agrupados em: Atenção Básica (AB), Pronto Atendimento (PA) e Serviços Especializados (SE). O perfil epidemiológico dos doentes entrevistados evidencia o predomínio dos casos novos de TB pulmonar entre indivíduos do sexo masculino, em idade produtiva e reprodutiva, com baixa renda e escolaridade. A principal porta de entrada no município foi o PA. Em relação ao componente estrutura, encontrou-se que o PA e, principalmente, a AB se constituíram como os serviços mais próximos ao domicílio dos doentes, entretanto, a AB não foi a mais acessível, uma vez que a maioria daqueles que a procuraram não conseguiu consulta no prazo de 24 horas. Quanto ao componente processo, houve baixa suspeição de TB nos três tipos de serviços analisados. A maior proporção de exames solicitados para o diagnóstico ocorreu no SE, seguido pelas unidades de AB. Houve baixa proporção de encaminhamento para a realização de baciloscopia de escarro, nos três tipos de serviços. O PA e a AB encaminharam a maioria dos doentes para realização de raio-x e para consulta médica em outro serviço, principalmente os casos extrapulmonares. Doentes com TB, que buscaram primeiramente a AB, necessitaram procurar mais vezes os serviços de saúde e mais de 50% desses tiveram atraso no diagnóstico. O PA foi o serviço que menos diagnosticou os usuários suspeitos, sendo o SE (especialmente os hospitais) os que apresentaram melhor desempenho, principalmente para o diagnóstico dos casos extrapulmonares. Para o controle efetivo da doença, os serviços de saúde, que se configuram como porta de entrada do sistema, devem estar preparados para a suspeição e diagnóstico e que sejam criadas estratégias de fluxo de referência e contrarreferência entre o primeiro serviço de saúde procurado e os outros serviços que compõem a rede de atenção, de modo que seja assegurada a continuidade da assistência.
Título em inglês
Tuberculosis diagnosis: first contact care performance in São José do Rio Preto, SP
Palavras-chave em inglês
Delayed Diagnosis
Health Services
Human Resources in Health
Performance Assessment
Primary Health Care
Tuberculosis
Resumo em inglês
The study aimed to analyze the performance of the first health care sought for the diagnosis of TB, in Sao Jose do Rio Preto (2009), according to the patients perception. A descriptive inquiry epidemiological study was conducted, which adopted as methodological framework the components of health services assessment: structure and process. The study included 99 TB patients, aged 18 years and in treatment, interviewed using a questionnaire based on the Primary Care Assessment Tool (PCAT), adapted to assess TB care and that included dimensions of first contact care and access to diagnosis. Data analysis was performed using absolute and relative frequency and indicators development, by ratios and confidence intervals, according to the type of health service sought by the first time when the perception of signs / symptoms, grouped as follows: Primary Health Care (PHC), Emergency Services (ES) and Specialized Services (SS). The epidemiological profile of patients interviewed shows the prevalence of new cases of TB among males, in productive and reproductive age with low income and low education. The main first contact care in the city was the ES. Regarding the structure component, we found that the ES and, especially, the PHC are identified as services closest to the patients home, however, PHC was not accessible, since most of those failed to get a medical appointment within 24 hours. Regarding the process component, there was a low suspicion of TB in the three types of services examined. The greatest proportion of diagnosis exams requirement occurred in SS, followed by PHC. There was a low proportion of referrals to performing sputum smear test, in the three types of services. ES and PHC refer the majority of patients to perform x-ray and medical examinations to another service, especially extrapulmonary cases. TB patients, who sought first the PHC, needed to look for more health services and over 50% of these had a delay in diagnosis. The ES was the one who less diagnosed TB suspect case, and the SS (especially hospitals) showed the best performance, particularly for the diagnosis of extrapulmonary cases. For effective control of this disease, first contact care should be prepared for suspicion and diagnosis, and strategies of reference between the first health care sought and other services need to be developed, building a network of care so that it ensured the continuity of it.
 
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Data de Publicação
2012-09-03
 
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