• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.22.2005.tde-06052005-112835
Documento
Autor
Nome completo
Christine Ranier Gusman
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2004
Orientador
Banca examinadora
Pereira, Maria José Bistafa (Presidente)
Capelini, Helena Maria de Andrade
Nakano, Ana Marcia Spano
Título em português
"Os significados da amamentação na perspectiva das mães"
Palavras-chave em português
amamentação
cultura
significados
Resumo em português
Este é um estudo qualitativo, que se apoiou no referencial cultural para compreender o fenômeno da amamentação. Tem por objetivo a compreensão dos aspectos culturais sobre amamentação, na visão de um grupo de mulheres, identificando seus significados e analisando como os mesmos se manifestam na prática. O estudo realizou-se em um bairro da cidade de Porto Nacional, Tocantins, e teve como sujeitos cinco mães que estavam com seus bebês na faixa etária de um a seis meses. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada e da observação, foi construído um diário de campo que auxiliou na interpretação dos dados. Após transcrevermos as entrevistas, utilizamos o que Bogdan & Biklen (1994) denominam de categorias de codificação, ou seja, frases ou palavras que dão uma noção do sentido acerca das informações contidas nos dados empíricos. Os códigos principais que emergiram a partir da análise foram três: insegurança/culpa, alimentação: o saber popular e o científico e cuidado pela família e pelo profissional. A amamentação revelou-se uma experiência única e particular para cada mulher, e envolveu diferentes significados em diferentes momentos da amamentação. Assim, toda experiência tem valor e merece crédito, não nos cabendo julgamentos de qualquer natureza. Aspectos relativos a momentos negativos e desagradáveis vivenciados pelas mulheres durante a amamentação foram ressaltados por elas em suas falas, além de uma valorização do saber popular muitas vezes em detrimento do científico; evidenciando uma visão diferente do que vem se apregoando nos discursos em prol da amamentação. Enquanto profissionais de saúde, precisamos re-aprender a ouvir nossas mulheres e entender que sua lógica está baseada não somente em suas experiências, como também nas compreensões e práticas que comunidade em que está inserida tem a respeito de um assunto. Talvez assim, sejamos capazes de contribuir para o êxito desse processo.
Título em espanhol
Os significados da amamentação na perspectiva das mães.
Palavras-chave em espanhol
Amamentación
Cultura
Significados
Resumo em espanhol
Esto es un estudio cualitativo, de que si está apoyada en la cultura para entender el fenómeno del amamentación. Tiene para el objetivo la comprensión de los aspectos culturales en la amamentación, en la visión de un grupo de mujeres, identificando sus significados y analizándolos como los mismos si revelan en el práctico. El estudio que fue convertido satisfizo en un cuarto de la ciudad de Porto Nacional, Tocantins, y tenía como ciudadanos cinco madres que estaban con sus bebés en la venda de un a seis meses. Los datos habían sido recogidos con entrevista de la mitad-structuralized y observaciones, diario del campo fue construido que asistió a la interpretación de los datos. Para transcribir después las entrevistas, utilizamos qué llamadas de Bogdan y de Biklen (1994) de categorías de la codificación, o, de las frases o de las palabras que dan una noción de la dirección referente a la información contenida en los datos empíricos. Los códigos de la cañería que habían emergido del análisis habían sido tres: falta de fiabilidad y culpabilidad, alimentando: el saber científico y el saber popular, el cuidado bien-tomado de uno para la familia y el profesional. La amamentación demostró una experiencia particular solamente e para cada mujer, e implicó diversos significados en diversos momentos del amamantamiento. Así, toda la experiencia tiene valor y merece crédito, en no caber los juicios de cualquier naturaleza. Los aspectos relativos los momentos de la negativa vivieron por las mujeres durante la amamentación habían sido profundamente salientes para ellas en su hablan, más allá de una valuación de popular sabiendo muchas veces en el detrimento de el científico; evidenciando una diversa visión de eso viene si proclama en los discursos en el favor del amamantamiento. Mientras que son profesionales salud, necesitamos re- a aprendemos oír a nuestras mujeres y entender que su basan lógica no solamente en sus experiencias, como también compriensón en las prácticos y que la comunidad donde se inserta tiene con respecto a un tema. Quizás así, déjenos sea capaz contribuir para el éxito de este proceso.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ME-Gusman_CR.pdf (377.18 Kbytes)
Data de Publicação
2005-05-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.