• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2011.tde-31102011-083131
Document
Auteur
Nom complet
Elyrose Sousa Brito Rocha
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2011
Directeur
Jury
Trevizan, Maria Auxiliadora (Président)
Antunes, Arthur Velloso
Costa, Simone de Godoy
Gabriel, Carmen Silvia
Jabur, Maria Regina Lourenço
Titre en portugais
Qualidade do cuidado de enfermagem: satisfação do cliente hospitalizado
Mots-clés en portugais
Cuidado de enfermagem
Enfermagem
Gestão da Qualidade
Satisfação do paciente
Resumé en portugais
Estudos apontam melhorias nos índices relativos aos cuidados de enfermagem após implantação da Gestão da Qualidade Total (GQT) em instituições de saúde (ANTUNES, 1997; BALSANELLI; JERICO, 2005; LIMA; ERDMANN, 2006; MATSUDA; ÉVORA e BOAN, 2000). Este fato foi a principal motivação para avaliarmos a qualidade do cuidado de enfermagem a partir da satisfação do paciente em instituições que adotam modelos gerenciais diferentes. Para tanto, realizamos um estudo exploratório e descritivo utilizando o Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP), composto por 25 itens agrupados em três domínios: área técnicaprofissional, confiança e área educacional. Os dados foram coletados em um hospital privado com a GQT implantada e em um hospital filantrópico que não adota esta estratégia. Neste estudo, o ISP obteve alta consistência interna na análise de confiabilidade, com coeficientes alfa de Cronbach ?=0,91 para o Hospital A e ?=0,88 para o Hospital B. Na análise de confiabilidade dos domínios Educacional, Confiança e Técnico-profissional também obtivemos coeficientes satisfatórios (?=0,77; ?=0,84; ?=0,74 para o Hospital A; ?=0,77; ?=0,70; ?=0,71 para o Hospital B). O nível de satisfação foi analisado em relação aos dados sócio-demográficos e características de internação dos pacientes. Os resultados obtidos demonstram altos níveis de satisfação nas duas instituições, sendo mais elevados no hospital que não adota a GQT. A análise da influência de características sócio-demográficas e de internação sobre a satisfação do paciente produziu resultados divergentes entre as duas instituições e em relação a outros estudos sobre o tema. As discordâncias encontradas indicam a necessidade do aprimoramento de métodos que levem em consideração o efeito de aspectos contextuais sobre a satisfação do paciente hospitalizado.
Titre en anglais
Quality of nursing care: satisfaction of the hospitalized client
Mots-clés en anglais
Nursing
Nursing care
Patient satisfaction
Quality Management
Resumé en anglais
Studies have indicated improvements in the indices related to nursing care since the implementation of the Total Quality Management (TQM) in health institutions (ANTUNES, 1997; BALSANELLI; JERICO, 2005; LIMA; ERDMANN, 2006; MATSUDA; ÉVORA e BOAN, 2000). This fact was the primary motivation for evaluating the quality of nursing care, concerning patient satisfaction, in institutions that adopt different management models. For this, an exploratory and descriptive study was carried out using the Patient Satisfaction Instrument (PSI), composed of 25 items grouped into three domains: technical-professional area, confidence and educational area. Data were collected in a private hospital where the TQM had been implemented and in a philanthropic hospital that had not adopted this strategy. In this study, the PSI obtained high internal consistency in the reliability analysis, with Cronbach's coefficient ?=0.91 for Hospital A and ?=0.88 for Hospital B. In the reliability analysis of the domains Educational, Confidence and Professionaltechnical, satisfactory coefficients were also obtained (?=0.77, ?=0.84, ?=0.74 for Hospital A, ?=0.77, ?= 0.70, ?=0.71 for Hospital B). The satisfaction level was analyzed in relation to the socio-demographic data and hospitalization characteristics of the patients. The results obtained showed high levels of satisfaction in the two institutions, the highest being in the hospital which had not adopted the TQM. The analysis of the influence of sociodemographic and hospitalization characteristics on patient satisfaction produced results divergent between the two institutions and in relation to other studies on the subject. The discrepancies encountered indicate the need for improved methods that take into consideration the effect of contextual factors regarding hospitalized patient satisfaction.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
ElyroseRocha.pdf (1.26 Mbytes)
Date de Publication
2012-01-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.