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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2011.tde-30112011-092334
Documento
Autor
Nome completo
Zigmar Borges Nunes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2011
Orientador
Banca examinadora
Nogueira, Maria Suely (Presidente)
Corrêa, Adriana Katia
Iamamoto, Yassuko
Título em português
Ensino superior: percepção do docente de enfermagem quanto à formação pedagógica
Palavras-chave em português
enfermagem
ensino superior
formação pedagógica
Resumo em português
Esta pesquisa teve como objetivo identificar a percepção dos docentes de Ensino Superior em Enfermagem de uma universidade privada do interior do estado de São Paulo quanto à formação pedagógica. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa. A participação foi espontânea, após conhecimento da proposta do estudo e consentimento por meio de assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A coleta de dados foi realizada nos meses de fevereiro e março de 2011, a população foi constituída por 17 docentes, dos quais 9 eram enfermeiros e 7 eram professores oriundos de outras categorias profissionais. Os dados foram obtidos utilizando-se o grupo focal como técnica, a pesquisadora conduziu as discussões utilizando uma questão norteadora e ao finalizar o grupo os sujeitos responderam a um questionário semiestruturado cujo objetivo foi o de caracterizar o perfil sociodemográfico, identificar a formação profissional, a formação pedagógica e o grau de atualização. Os encontros foram filmados e gravados com autorização dos sujeitos, posteriormente transcritos e analisados, cujos dados constituíram-se em material de análise deste estudo. A análise de conteúdo temática foi selecionada para análise dos dados, permitindo organizar as categorias temáticas, a saber: inserção na docência no ensino superior após experiência profissional na assistência, na gestão e no ensino técnico; formação pedagógica no curso de graduação; ser professor/docente no ensino superior em enfermagem; ensino superior em enfermagem; professor de instituição privada; aluno de instituição privada; formação pedagógica para a docência e a pós-graduação e a docência. Na discussão das categorias temáticas ficou evidenciado que a inserção da maioria dos professores na docência no ensino superior trouxe como referencial a experiência da prática profissional, foi realizada uma reflexão sobre a formação pedagógica recebida na graduação, chegando a um consenso que a graduação prepara para a formação profissional e não para a docência; fazendo com que os profissionais ao se inserirem na docência busquem na pós-graduação stricto sensu recursos pedagógicos para a apropriação dos saberes pedagógicos necessários à docência. Formação essa que fundamente o acolhimento do aluno de uma instituição privada, e subsidie a formação acadêmica, a despeito de suas limitações e pontencialidades. Concluindo, a percepção apreendida é que a formação pedagógica para a docência deve ser contínua e as instituições privadas precisam investir para propiciar a formação de um enfermeiro crítico-reflexivo, capaz de trabalhar na assistência à saúde em busca de uma transformação social.
Título em inglês
Higher Education: perception of nursing faculty regarding pedagogical training
Palavras-chave em inglês
education
higher
nursing
pedagogical training
Resumo em inglês
This descriptive and qualitative research aimed to identify the perception of Nursing Higher Education faculty members at a private university in the interior of the state of São Paulo regarding pedagogical training. Participation was spontaneous, after knowledge of the study proposal and consent by signing the Free and Informed Consent form. Data collection was carried out in February and March 2011 and the population consisted of 17 faculty members, nine of whom were nurses and seven were faculty from other professions. Data were collected using focus groups, the researcher led the discussions using a guiding question at the end of the group meeting and the subjects answered a semistructured questionnaire that aimed to characterize the sociodemographic profile, identify the professional and pedagogical training and the degree of up to date instruction. Meetings were filmed and recorded with the authorization of the subjects and were later transcribed and analyzed. This data consisted of the study's analysis material. Thematic content analysis was selected for data analysis, allowing for the organization of the following thematic categories: start of teaching in higher education after professional experience in care, in management and in technical education; pedagogical training in undergraduate program; being a faculty/professor in nursing higher education; nursing higher education; faculty at private institution; student at private institution; pedagogical training for faculty and graduate studies and teaching. The discussion of the thematic categories evidenced that the inclusion of most faculty in teaching in higher education carried the experience of professional practice as a framework. Reflection over the pedagogical training received in undergraduate studies pointed out that it prepares subjects for professional training and not for teaching; causing professionals to look for stricto sensu graduate studies that provide means for the appropriation of pedagogical knowledge necessary for teaching. This training is aimed at founding the welcoming of students from a private institution and supporting the academic training, despite its limitations and potentialities. In conclusion, pedagogical training for teaching should be continuous and private institutions need to invest in order to provide the training of critical-reflective nurses, able to work in health care seeking social transformation.
 
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ZigmarBorgesNunes.pdf (457.41 Kbytes)
Data de Publicação
2012-01-23
 
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