• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2005.tde-30062005-112907
Document
Auteur
Nom complet
Adriana Valongo Zani
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2005
Directeur
Jury
Nogueira, Maria Suely (Président)
Mendes, Maria Manuela Rino
Valsecchi, Elizabeth Amancio de Souza da Silva
Titre en portugais
"Incidentes críticos do processo ensino-aprendizagem do curso de graduação em enfermagem segundo a percepção de alunos e professores"
Mots-clés en portugais
enfermagem
interação
processo ensino-aprendizagem
professor-aluno
Resumé en portugais
O processo ensino-aprendizagem é complexo e apresenta várias incógnitas, principalmente quando se pensa na avaliação de sua qualidade. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores que interferem positivamente ou negativamente no processo ensino-aprendizagem, segundo a percepção de alunos e professores do curso de graduação em Enfermagem. A metodologia utilizada foi um estudo descritivo com abordagem qualitativa através da técnica de incidentes críticos. Fizeram parte do estudo 36 professores e 140 alunos do curso de graduação em enfermagem de uma Universidade particular do Município de Londrina- PR. Após a análise dos dados pode-se observar que os alunos indicaram 918 incidentes críticos, sendo 319 com referências positivas e 599 com referências negativas, a categoria que mais obteve referências negativas 317 e positivas 118 esteve relacionada à conduta do professor, em seguida a categoria demonstração de interesse pelo auto-aprendizado com 122 incidentes, sendo 72 com indicação de referências positivas e 45 negativas. No que tange aos 250 incidentes críticos referidos pelos professores, 64 apresentaram indicação positivas e 186 negativas, sendo a interação com o grupo a categoria que recebeu maior número de referências, sendo 10 com indicação positivas e 48 negativas, em seguida a categoria experiências profissionais anteriores do aluno com 40 incidentes, sendo 13 referências positivas e 27 negativas. Estes dados demonstraram que para que a adequação do processo ensino-aprendizagem ocorra de forma eficiente é necessário que haja um relacionamento professor-aluno e aluno-aluno que respeite as diferenças, e as experiências vivenciadas por cada um.
Titre en anglais
Critical Incidents of the teaching-learning process in the Nursing course, through the perception of students and teachers.
Mots-clés en anglais
behavior
nursing
teacher-student
teaching-learning process
Resumé en anglais
The teaching-learning process is complex and displays many question marks, mainly when one thinks about the quality of the teaching-learning process.therefore, this study aims at identifying the factors which interfere positively or negatively in the teaching-learning process, through the perception of the students and teachers of the Nursing course. The methodology used was a descriptive study with a qualitative approach through the critical incidents technique. 36 teachers and 140 nursing students of a private university in Londrina, PR have taken part of the study. After data analyses one can observe that the students pointed out 918 critical incidents from which 319 has a positive connotation and 599 has a negative connotation, the category which had the most negative connotations 317 and positive 118 had to do with the teacher behavior, the category interest demonstration towards self-learning with 122 incidents from which 72 has a positive connotation and 45 negative. According to the critical incidents referred to by the teacher in a number of 250, 64 had a positive connotation and 186 negative, and the interaction with the groups is the category which has received the biggest number of connotations, 10 positive and 148 negative, moreover the category early professional experience from the student with 40 incidents has 13 positive connotations and 27 negative. This data shows that to have the teaching-learning process run smoothly, it is required a good relationship between the teachers and the students and student/student respecting each other differences , and their experiences throughout their lives.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
ZANI_AV.pdf (1.51 Mbytes)
Date de Publication
2005-07-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.