• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2018.tde-29032018-143323
Document
Auteur
Nom complet
Ricardo Rodrigues de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2017
Directeur
Jury
Corrêa, Adriana Katia (Président)
Scarpini, Neire Aparecida Machado
Goes, Fernanda dos Santos Nogueira de
Santos, Ronildo Alves dos
Titre en portugais
Licenciatura em enfermagem: em foco a construção de planos de aula na educação profissional
Mots-clés en portugais
Docência; Educação profissionalizante; Enfermagem
Resumé en portugais
O presente estudo foi elaborado a partir do entendimento da importância do planejamento de ensino na atividade docente, especificamente na educação profissional em enfermagem, que se reveste de especificidades, dadas as condições concretas de trabalho e organizacionais das escolas técnicas que, muitas vezes, aproximam o professor de práticas mais sujeitas à improvisação. O objetivo desse estudo é analisar como os alunos do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem desenvolvem conhecimentos e "saber fazer" relacionados ao planejamento de atividades de ensino na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem, especificamente no que se refere à construção de planos de aula, assim como identificar e discutir alguns eixos teóricos relacionados à construção desses planos de aula que mostram fragilidades e fortalezas em relação à aprendizagem dos alunos da licenciatura envolvidos neste estudo. Trata-se de pesquisa documental, de caráter descritivo-exploratória, qualitativa. Foram analisados oito planos de aula desenvolvidos pelos alunos matriculados nas disciplinas ECEPE e MEEII do curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da EERP/USP, no segundo semestre do ano de 2016. Foi analisado o plano de aula e assistida a respectiva aula pelo menos uma vez de cada participante. Neste trabalho, foi utilizada a técnica de observação não participante e diário de campo. A análise dos planos de aula foi norteada por algumas questões pré-definidas, e a análise dos planos de aula e dos registros de observações das aulas feitos no diário de campo, será feita a partir da proposta de análise temática (BARDIN, 1977). As informações foram analisadas, sendo delineados eixos analíticos, a saber: Relação entre conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais; método / Estratégia de ensino; Mediação dos trabalhos em pequenos grupos; Formação técnica/formação para cuidado integral; Avaliação de aula inserida em proposta formativa. Tais temáticas podem trazer olhar crítico para o processo de aprendizagem do planejamento de ensino na escola técnica, pelos licenciandos, assim como trazer apontamentos pertinentes para as disciplinas Metodologia do Ensino da Enfermagem II e Estágio Curricular em Educação Profissional em Enfermagem. Considerando que os planos de aula foram desenvolvidos a partir dos conhecimentos e modos de fazer veiculados tanto na escola técnica como no curso de graduação, apreende-se também que alguns pontos relacionados mais especificamente à formação dos enfermeiros licenciados merecem ser fortalecidos em seu processo formativo. A inserção dos licenciandos no planejamento de atividades de ensino na educação profissional em enfermagem pode trazer implicações importantes para a sua formação e para a formação dos técnicos de enfermagem, impulsionando reflexões e transformações nos dois âmbitos de ensino
Titre en anglais
The Bachelor`s degree whit a teaching diploma in nursing: focus on the construction of lesson plans in professional education
Mots-clés en anglais
Nursing; Teaching; Technical education
Resumé en anglais
The present study was elaborated from the understanding of the importance of teaching planning in teaching activity, specifically in professional nursing education, which presents specificities, given the concrete working and organizational conditions of the technical schools that often approach the professor to practices inclined to improvisation. The objective of this study is to analyze how the students of a course of Bachelor`s Degree whit a teaching diploma in Nursing, will develop knowledge and "know-how" related to the planning of teaching activities in the technical education in nursing, specifically with regard to the construction of lesson plans as well as to identify and discuss some theoretical axes related to the construction of lesson plans that show weaknesses and strengths in relation to the learning of the undergraduate students involved in this study. It is a documentary research, descriptive-exploratory, qualitative. We analyzed eight lesson plans developed by students enrolled in the ECEPE and MEEII disciplines of the course of Bachelor`s Degree whit a teaching diploma in Nursing at EERP / USP, in the second semester of 2016. The lesson plan was analyzed and the respective lesson was attended at least once by each participant. In this work, the technique of non-participant observation and field diary was used. The analysis of the lesson plans was guided by some pre-defined questions, and the analysis of the lesson plans and the records of observations of the lessons done in the field diary will be made from the proposal of thematic analysis (BARDIN, 1977). The information was analyzed, being delineated analytical axes, namely: Relationship between conceptual, procedural and attitudinal content; method / teaching strategy; Mediation of work in small groups; Technical training / training for integral care; Classroom evaluation inserted in formative proposal. These themes can bring a critical look at the process of learning of teaching in the technical school, by the students, as well as to bring pertinent notes to the disciplines MEEII and ECEPE. Considering that the lesson plans were developed based on the knowledge and ways of doing it both in the technical school and in the undergraduate course, it is also understood that some points related more specifically to the training of the students of Bachelor`s Degree whit a teaching diploma in Nursing deserve to be strengthened in their training process. The inclusion of students in the planning of teaching activities in nursing professional education can bring important implications for their formation and for the training of technical nursing students, stimulating reflections and transformations in the two areas of teaching
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-05-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.