• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.22.2000.tde-25112004-092213
Documento
Autor
Nome completo
Luciana Magnani Fernandes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2000
Orientador
Banca examinadora
Caliri, Maria Helena Larcher (Presidente)
Anselmi, Maria Luiza
Nakano, Ana Marcia Spano
Título em português
Úlcera de pressão em pacientes críticos hospitalizados. Uma revisão integrativa da literatura
Palavras-chave em português
Indicador de qualidade
Paciente Crítico
Úlcera de pressão
Resumo em português
RESUMO A úlcera de pressão é uma complicação comum em pacientes críticos hospitalizados, tornando-se um problema sério para os mesmos e a prevenção deste tipo de complicações um desafio para a assistência de enfermagem. Este estudo tem como objetivos caracterizar a produção do conhecimento sobre a úlcera de pressão em pacientes críticos hospitalizados, publicados no período de 1994 a 1998 em periódicos nacionais e internacionais, identificar os fatores de risco para úlceras de pressão, analisar definições e características associadas à essas e analisar as publicações com base nas categorias temáticas das diretrizes da AHCPR. A análise foi feita segundo as categorias temáticas das diretrizes para previsão e prevenção de úlceras de pressão da Agência Americana para o Cuidado, Política e Pesquisa em Saúde. Foram identificadas as definições, características e fatores de risco para o desenvolvimento de úlceras de pressão que estavam relacionados ao paciente, à estrutura da instituição e ao processo de cuidar. Encontramos na amostra uma hegemonia de autores americanos, enfermeiros com mestrado ou médicos, que atuavam em hospitais. A maior parte dos trabalhos foi a úlcera de pressão como indicador da qualidade do cuidado. Os resultados da análise apontam que a adoção de protocolos sistematizados referentes ao processo e estrutura do cuidar, desenvolvidos a partir de pesquisa são eficazes para a prevenção da úlcera, evidenciando pela redução dos índices ou da incidência.
Título em inglês
Pressure ulcer in Hospitalized Critical Patient. A Integrative Revision of Literature
Palavras-chave em inglês
2- Quality indicator
3- Critical patient
Pressure Ulcer
Resumo em inglês
Pressure ulcer are common complication and serious problem in hospitalized critical patients. The prevention has become a challenge for nursing. The goals of this study were: to decribe the characteristics of knowledge production about pressure ulcer from 1994 to 1998 in national and international publications; the identification of the risk factors; analizing the articles based on recommendations of AHCPR and definitions ans characteristics related to them. The analyse was done using a method proposed by GANONG in one sample of 47 articles, considering the same recommendations for prediction and prevention of pressure ulcer of AHCPR. Definitions, characteristics and risk factors for the pressure ulcer development related to a patient were identified, as well as the ones related to the structure of the institution and to the care process. It was found in the sample, a hegemony from American authors, nurses and physicians, who had worked in the hospitals. The main approach of those articles were pressure ulcer as an quality indicator. The results showed that the use of protocols, related to the process and to the care structure, which were develop from the research, are efficient to the pressure ulcer prevention.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
mestrado.pdf (518.93 Kbytes)
Data de Publicação
2005-01-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.