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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2014.tde-20052014-194718
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Pereira Machado
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2014
Orientador
Banca examinadora
Veiga, Eugenia Velludo (Presidente)
Ancheschi, Leila Maria Marchi Alves
Ferreira, Paulo Alexandre Carvalho
Lamas, José Luiz Tatagiba
Sousa, Fernanda Raphael Escobar Gimenes de
Título em português
Intervenção Educativa sobre a Medida Indireta da Pressão Arterial por profissionais de enfermagem: uma proposta para a segurança do paciente
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Enfermagem
Medida da pressão arterial
Segurança do paciente
Simulação
Resumo em português
O diagnóstico, controle e prevenção das doenças cardiovasculares, dentre elas a Hipertensão Arterial, dependem obrigatoriamente da obtenção de valores de pressão arterial precisos. Para isso, é fundamental que a medida da pressão arterial seja realizada de maneira correta, padronizada e com aparelhos calibrados, para subsidiar condutas multidisciplinares assertivas e garantir a segurança do paciente. A literatura traz evidências de que o conhecimento dos profissionais de saúde está aquém das recomendações de diretrizes, e a prática nem sempre cumpre todas as etapas da técnica. Estudos sugerem que esse problema pode estar relacionado à formação profissional, com evidências de falhas no conhecimento teórico e prático entre estudantes da área da saúde. Por outro lado, exige-se do profissional, principalmente em Terapia Intensiva, conhecimentos e habilidades complexas, que incluem manuseio de equipamentos, materiais e medicamentos de alto custo, o que por vezes, se traduz em sobrecarga de trabalho, e execução de rotinas de forma automatizada. Partindo da hipótese de que uma intervenção educativa pode melhorar o conhecimento, e assim, favorecer a prática isenta de erros, o presente estudo avaliou o efeito de uma intervenção educativa sobre o conhecimento teórico e prático de profissionais de enfermagem (n=31) de Unidade Coronariana, relativos à medida indireta da pressão arterial, num hospital-escola no interior paulista. Trata-se de um estudo quasi- experimental, do tipo antes e depois, para determinar o conhecimento prático, utilizou- se check list validado, que avaliou a execução da técnica em simulação clínica. Para o conhecimento teórico, optou-se por elaborar e validar um questionário para a população de profissionais de enfermagem de Unidade Coronariana, por meio de um estudo metodológico de validação de conteúdo, semântica e pré-teste, pelo método DISABIKIDS®. A etapa de validação produziu um questionário de conhecimento teórico da medida indireta da PA, com 28 questões, sendo 8 de caracterização sociodemográfica, e 20 relativas às etapas da medida indireta da PA, baseadas nas principais diretrizes disponíveis. Em seguida, implementou-se a intervenção educativa, com estratégias expositivo-dialogadas, baseadas na Teoria do Arco de Maguerez, com a observação da realidade na prática simulada. Os resultados evidenciaram melhora estatisticamente significante no conhecimento teórico e prático após a intervenção, nas etapas de Preparo do cliente, Preparo do ambiente, Posição do cliente, Cuidados com os aparelhos, e Obtenção e Registro dos valores (p<0.05). Resultados indicaram que algumas etapas da medida indireta da pressão arterial são mais valorizadas na prática, em detrimento do respectivo conhecimento teórico. Por outro lado, há etapas cujo conhecimento teórico é satisfatório, porém a prática foi discrepante. O questionário validado nesse estudo representa um instrumento viável para estudos que visem determinar conhecimento teórico da medida indireta da pressão arterial em profissionais de saúde, em todos os níveis de atenção. A melhoria do conhecimento foi efetiva na teoria e na pratica simulada. Etapas voltadas à Posição do Cliente parecem estar sendo executadas de forma automatizada, enquanto que etapas voltadas à Checagem da calibração, Medida da circunferência braquial, Anotação sem arredondamento de valores, podem estar sendo negligenciadas, até mesmo por sobrecarga de rotinas, e necessitam especial atenção nas intervenções educativas e supervisão diária. A utilização da simulação contribuiu fortemente para o cumprimento dos objetivos propostos, proporcionou ao participante a oportunidade de autoavaliação, de maneira espontânea, e foi o canal de discussões sobre problemas da prática da medida indireta da pressão arterial. Discutiu-se a importância da medida indireta da pressão arterial isenta de erros, a responsabilidade individual, que deve contemplar o conhecimento sobre prazos de calibração de aparelhos. Além disso, discutiu-se o papel da instituição na busca de rotinas padronizadas e políticas voltadas à gestão de equipamentos. Diante desses achados, entende-se que uma intervenção educativa sobre a medida indireta da pressão arterial, voltada aos profissionais da saúde, aplicada de maneira sistemática, com periodicidade alinhada às diretrizes, representa grande possibilidade de melhoria do conhecimento, fornece subsídios para melhoria da qualidade da assistência, para os clientes e seus familiares, merecedores de todos os esforços possíveis na busca e obtenção da assistência e promoção do cuidado seguro e isento de erros
Título em inglês
Educational Intervention On Indirect Blood Pressure Measurement By Nursing Professionals: a proposition for patient safety
Palavras-chave em inglês
Blood Pressure Measurement
Learning
Nursing
Patient Safety
Simulation
Resumo em inglês
The diagnostics, prevention and control of cardiovascular diseases, among them arterial hypertension, depends wholesomely in obtaining precise blood pressure values. For this reason, it is paramount that blood pressure be measured correctly, in a standardized manner, and by using calibrated monitors and apparatuses to allow assertive multidisciplinary actions and guarantee patient safety. Medical literature brings evidence that health professional knowledge falls short of the necessary recommendations and directives, and procedures not always fulfill all technique requirements. Studies suggest that this problem might relate to professional qualification, attesting to some flaws in theoretical and practical understanding among health care students. On the other hand, it is demanded from the health professional, especially in Intensive Care Units, a complex understanding of abilities and knowledge, which include the handling of intricate machines, materials and high cost medication, frequently leading to work overload and the automated execution of work routines. Bearing in mind that an educational intervention might improve overall comprehension and understanding, thus, favoring error-free practices, this current study has evaluated the effects of an educational intervention on the theoretical and practical knowledge of nursing health professionals (n=31) in a Coronary Unit, concerning indirect blood pressure measurement in a teaching hospital in the state of São Paulo. It is a quasi- experimental study, type before and after, to determine practical knowledge, a validated checklist was used to evaluate technique execution under clinical simulation. For theoretical knowledge, a questionnaire was elaborated and validated for our Coronary Unit health professionals thought content validation, methodological studies, semantics and pre-tests using DISABIKIDS(TM) method. Validation stage produced a 28-question questionnaire of theoretical knowledge for indirect blood pressure measurement comprising 8 questions on social-demographics and 20 on indirect blood pressure measurement sequence, based upon the main available directives. Following this stage, an educational intervention with dialogue-expository strategies was implemented based upon Maguerez Arch Theory by observing reality in our simulated practice. The results evidenced statistically significant improvement in practical and theoretical knowledge following intervention in these stages: Client preparation, Environment preparation, Client positioning, Monitors and apparatus upkeep, Value registration and acquisition (p<0.05). Results indicate that some stages of blood pressure measurement are overvalued in practice, in detriment of acquired theoretical instruction. On the other hand, there are stages whose theoretical knowledge is satisfactory, but their practice discrepant. The validated questionnaire in this study represents a viable instrument for studies aimed at determining theoretical knowledge in indirect blood pressure measurement by health care professionals encompassing all their levels of action. Knowledge improvement was effective both in theoretical and simulated practices. Stages related to Client positioning seem to have been carried out mechanically, while stages related to Calibration check, Brachial circumference measurement, Non-rounded-value annotations might have been neglected by routine work overload, and require special attention during educational interventions and daily supervision. The use of simulation has strongly contributed to the fulfillment of the proposed objectives, allowed the participants to spontaneously evaluate themselves and was a channel of discussion about practical problems in indirect blood pressure measurement. The importance of error-free indirect blood pressure measurement was discussed, along with the health professional responsibility which must also contemplate knowledge about apparatus calibration frequency. Furthermore, the role of the institution was discussed in the search for standardized policies concerning equipment management. In the light of such findings, it can be understood that an educational intervention about indirect blood pressure measurement aimed at health professionals, systematically applied, frequency-aligned with the ongoing directives represents great possible knowledge improvement, subsidizes improvement in quality assistance for clients and their families, the well-deserving recipients of all possible efforts for high quality assistance and error-free health care
 
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Data de Publicação
2014-11-07
 
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