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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2014.tde-20052014-191142
Documento
Autor
Nome completo
Sabine Jenal
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2014
Orientador
Banca examinadora
Évora, Yolanda Dora Martinez (Presidente)
Oliveira, Marcio Mattos Borges de
Peres, Heloisa Helena Ciqueto
Pinto, Ione Carvalho
Rangel, Alexandre Leite
Título em português
Avaliação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) implantado em um Complexo Hospitalar Filantrópico
Palavras-chave em português
Avaliação
Informática em enfermagem
Sistemas computadorizados de registros médicos
Sistemas de informação multi-hospitalar
Resumo em português
Este estudo descritivo / exploratório com análise documental, retrospectivo, utilizando o método de Estudo de Caso tem como objetivo avaliar o módulo de Gerenciamento de Unidade (PAGU) com foco no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). No Complexo Hospitalar, campo de estudo, foi implantado o Sistema de Gestão Hospitalar em 2005. Iniciou-se com o levantamento da história da implantação do Sistema de Gestão Hospitalar seguindo seis fases: como primeira fase considerou-se o planejamento iniciado em 2002, seguindo para a fase de análise funcional com a determinação de rotinas, protocolos e processos operacionais; na fase de determinação de requisito avaliaram-se as necessidades da instituição em relação ao sistema, a fase do desenho e desenvolvimento foi realizada pela empresa contratada. A quinta fase constituiu-se a implementação. Como última fase considerou-se a avaliação do hardware e software realizada pelos responsáveis do Setor de Informática. Verificaram-se várias necessidades as quais foram atendidas, em parte, pela empresa contratada e outras, pelos responsáveis do setor de Informática do complexo hospitalar. O modelo proposto para avaliar o módulo PAGU baseou-se nas normas e padrões preconizados pela (ISO) International Organization for Standardization - (IEC) (International Electrotechnical Commission) 9126-4 Qualidade em uso. Para avaliar a realização das Prescrições Médica e de Enfermagem, selecionaram-se 45 e 35 usuários, respectivamente. Foram realizadas duas avaliações, sendo que entre a primeira e segunda foram implementadas melhorias que proporcionaram bons efeitos. Baseado nas normas ISO/IEC 9126-4 Qualidade em uso obtiveram-se os seguintes resultados: Métrica da Efetividade - a eficácia da tarefa realizada pelo segmento médico foi de 100% em ambas as avaliações, e 93% e 100% para o segmento Enfermeiro. Métrica de Produtividade - o tempo médio da realização da prescrição foi de 4,39 min na primeira e 6,21 min. na segunda avaliação para o usuário médico. O usuário enfermeiro obteve o resultado de 4,05 min. na primeira e 3,02 min. na segunda avaliação. O resultado da Métrica de Segurança do paciente relacionado à quantidade de itens prescritos com algum erro, pelo usuário médico, foi na primeira avaliação 1,94 e na segunda, 0,37 itens. O usuário enfermeiro resultou em 1,26 na primeira e 0,33 itens na segunda avaliação. Com respeito às falhas relacionadas à segurança, o usuário médico apresentou 1,84 itens na primeira e 0,32 itens na segunda avaliação, já o enfermeiro verificou-se 0,65 itens na primeira e 0,09 itens na segunda avaliação. Relacionado à economia obteve-se o valor de 0,13 na primeira e 0,09 itens na segunda avaliação para o usuário médico. O usuário enfermeiro obteve 0,99 itens na primeira avaliação e 0,24 na segunda. Na Métrica de Satisfação / Desempenho constatou-se o valor de 5,82 na primeira e 5,75 na segunda avaliação para o usuário médico e 5,58 na primeira e 6,41 na segunda avaliação para o usuário enfermeiro. Concluiu-se que a avaliação da realização da Prescrição, no módulo PAGU, atingiu respostas positivas na maioria das características. Os resultados obtidos neste estudo serão utilizados para ações de melhorias e treinamentos. Essa pesquisa proporciona a disseminação do conhecimento, em saúde e enfermagem
Título em inglês
Evaluation of Electronic Health Record (EHR) deployed in a Charitable Hospital Complex
Palavras-chave em inglês
Evaluation
Hospital information systems
Medical records systems computerized
Use of scientific information for health decision making
Resumo em inglês
This descriptive, exploratory study with retrospective document analysis aims, using case study methodology, to evaluate the Management Unit module (PAGU) focused on the Electronic Health Record (EHR). The Hospital Management System was implemented in the Hospital Complex, field of study, in 2005. It began with a survey of the history of implementation of the Hospital Management System following six phases: the planning, which started in 2002, was considered the first phase. This was followed by the functional analysis stage with the determination of routines, protocols, and operational processes. In the requirement determination phase, the needs of the institution in relation to the system were evaluated. The design and development phase was carried out by the contractor. The fifth phase consisted of implementation. As a final step we considered the evaluation of the hardware and software comprising the I.T. systems. There were several needs which were met not only by the contractor but also by the staff responsible for the hospital's IT department. The model proposed to evaluate the PAGU module was based on norms and standards set by the (ISO) International Organization for Standardization - (IEC) (International Electro-technical Commission) 9126-4 Quality in use. In order to evaluate the performance of Physicians' and Nurses' Prescriptions, we selected 45 and 35 users, respectively. Two evaluations were carried out, and between them, improvements were implemented yielding positive effects. Based on ISO / IEC 9126-4 Quality in use, the following results were found: Effectiveness Metrics - the effectiveness of tasks performed by the physicians was 100 % in both evaluations, and for the nurses 93 % and 100 %. Productivity Metrics - the average time for completion of medical prescription was 4.39 min in the first evaluation and 6.21 min in the second for the physicians. The nurses obtained results of 4.05 min in the first and 3.02 min in the second evaluation. The result of the Patient Safety Metrics in relation to the amount of items prescribed with an error, concerning the physicians, was 1.94 items in the first evaluation and 0.37 items in the second. As for the nurses, this result was 1.26 items in the first evaluation and 0.33 in the second. With respect to security-related crashes, the physicians presented 1.84 items in the first evaluation and 0.32 items in the second, while the nurses' result was 0.65 items in the first evaluation and 0.09 items in the second. In relation to economy, the values obtained for the physicians were 0.13 items in the first evaluation and 0.09 items in the second evaluation, while for the nurses these values were 0.99 items in the first evaluation and 0.24 in the second. In the satisfaction / performance metric a value of 5.82 was found in the first and 5.75 in the second evaluation for the physicians and 5.58 in the first evaluation and 6.41 in the second evaluation for the nurses. It was concluded that the evaluation of the performance of prescription module PAGU achieved positive responses relating to the majority of characteristics. The results of this study will be used for training purposes and quality improvement. This research provides the dissemination of knowledge in health care and nursing
 
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Data de Publicação
2014-11-07
 
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