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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2011.tde-16052011-160607
Documento
Autor
Nome completo
Fábio de Souza Terra
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2011
Orientador
Banca examinadora
Robazzi, Maria Lucia do Carmo Cruz (Presidente)
Carvalho, Ana Maria Pimenta
Pedrão, Luiz Jorge
Resck, Zélia Marilda Rodrigues
Sêcco, Iara Aparecida de Oliveira
Título em português
Avaliação da ansiedade, depressão e autoestima em docentes de enfermagem de universidades pública e privada
Palavras-chave em português
Ansiedade
Autoestima
Depressão
Docentes de Enfermagem
Enfermagem
Universidades
Resumo em português
O estudo teve como objetivo avaliar a presença de ansiedade, depressão e autoestima em docentes de Enfermagem de universidades pública e privada de um município do Sul do Estado de Minas Gerais e comparar as medidas apresentadas pelos dois grupos. Trata-se de um estudo descritivo, correlacional, de corte transversal e abordagem quantitativa, desenvolvida com 71 docentes de duas universidades (39 da pública e 32 da privada) localizadas no município de Alfenas-MG. A coleta de dados ocorreu no final do primeiro semestre letivo do ano de 2010, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Para essa etapa, utilizaram-se quatro instrumentos: questionário semiestruturado com variáveis sociodemográficas, da atividade laboral e hábitos de vida; Inventário de Ansiedade de Beck; Inventário de Depressão de Beck; e Escala de Autoestima de Rosenberg. Após a coleta, os dados foram tabulados em programa estatístico, para análise estatística descritiva e inferencial, assim como a avaliação da consistência interna das escalas. Como resultado, constatou-se que houve predomínio de docentes do sexo feminino, com faixa etária de 31 a 40 anos, católicos, casados, renda familiar mensal de 4001 a 6000 reais, com casa própria e formação universitária em Enfermagem, mestres, com tempo de trabalho em docência de 6 a 10 anos e, na atual instituição, de 1 a 5 anos. Alguns professores praticam semanalmente exercícios físicos, e outros são sedentários. Poucos docentes são tabagistas e a maioria não consome bebida alcoólica, não apresenta doença crônica e não faz uso de medicamentos diários. A ocorrência de evento marcante na vida e na carreira de docência foi frequente nos sujeitos avaliados. Constatou-se que a maioria apresentou ansiedade mínima, ausência de depressão e autoestima alta; porém alguns foram classificados como tendo ansiedade leve, moderada ou grave, depressão leve ou grave e autoestima média ou baixa. Os professores de enfermagem da universidade privada apresentaram maiores medianas de escores de ansiedade e de depressão e menores medianas de escores de autoestima. Na depressão, a variável "uso de medicamentos diários" e, na autoestima, as variáveis "ocorrência de evento marcante na vida e na carreira de docência" tiveram associação estatisticamente significante com essas medidas. As três escalas apresentaram valores altos de coeficiente alfa de Cronbach, considerando-se, então, sua consistência interna muito boa e aceitável para os itens avaliados. Faz-se necessário que as instituições de ensino viabilizem práticas que favoreçam a saúde de seus trabalhadores, visto que iniciativas dessa natureza são economicamente mais interessantes do que a remediação dos efeitos de eventuais transtornos mentais que possam afligi-los. Ao agirem dessa forma, as instituições irão se mostrar socialmente comprometidas com a integridade física e mental de seus docentes.
Título em inglês
Evaluation of anxiety, depression and self-esteem in nursing faculty of public and private universities
Palavras-chave em inglês
Anxiety
Depression
Nursing
Nursing professors
Self-esteem
University
Resumo em inglês
This descriptive, correlational, cross-sectional and quantitative study evaluated the presence of anxiety, depression and self-esteem in 71 nursing faculty of a public and a private university in the city of Alfenas, state of Minas Gerais, Brazil and to compare the measures presented by the two groups (39 faculty members from the public university and 32 from the private university). Data collection was carried out at the end of the first semester of 2010, after approval by the Research Ethics Committee. Four instruments were used in the study, a semi-structured questionnaire with sociodemographic, labor activity and life habits variables; the Beck Anxiety Inventory; Beck Depression Inventory; and Rosenberg Self-esteem Scale. Data were analyzed in a statistical program, with descriptive and inferential analysis, as well as the assessment of the internal consistency of the scales. The results showed predominance of female professors, aged 31-40, catholic, married, monthly income of 4.001-6.000 reais, home owners, nursing graduates, with master's degree, 6-10 years of professional teaching, and 1-5 years in the present job. Some of the professors perform physical exercises weekly; others are sedentary. Only few are tobacco smokers, and most abstain from alcohol, do no present chronic disease and do not take daily medication. The occurrence of marking events in life and teaching career was frequent. Most of the subjects presented minimal anxiety, absence of depression, and high self-esteem; but some were classified as having light, mild or severe anxiety; light or severe depression; and medium or low self-esteem. The nursing professors of the private university presented higher medians of anxiety and depression scores, and lower medians of self-esteem scores. In depression, the variable "use of daily medication", and, in self-esteem, the variables "occurrence of marking events in life and teaching career" had a statistically significant association with such measurements. The three scales exhibited high values of the Cronbach's alpha coefficient and their internal consistency was considered very good and acceptable for the items evaluated. Schools need to provide practices that enhance their workers' health, once initiatives as such are economically more interesting than the remediation of the workers' eventual mental disorders. In so doing, schools will show themselves socially committed to the physical and mental integrity of their faculty.
 
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Fabiosouzaterra.pdf (3.88 Mbytes)
Data de Publicação
2011-05-18
 
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