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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2007.tde-14112007-142717
Documento
Autor
Nome completo
Renata Silveira Appolinário
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2007
Orientador
Banca examinadora
Corrêa, Adriana Katia (Presidente)
Garanhani, Mara Lúcia
Mendes, Maria Manuela Rino
Título em português
Educação profissional: vivência do educando de enfermagem no cuidado ao doente crítico
Palavras-chave em português
educação em enfermagem
habilitação profissional
unidades de terapia intensiva
Resumo em português
A proposta deste estudo é compreender a experiência vivida pelo educando do curso profissionalizante de enfermagem no aprendizado do cuidado no cenário da terapia intensiva, refletindo sobre essa formação, tendo em vista as perspectivas atuais para a educação de trabalhadores para a saúde e a necessidade de construir o atendimento integral, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Fundamenta-se em algumas idéias da abordagem fenomenológica de pesquisa. Foram realizadas observação das experiências no cenário de aprendizagem e entrevistas com onze estudantes de uma Escola Profissionalizante em Enfermagem do município de Ribeirão Preto, SP, que participavam do estágio em terapia intensiva em um hospital público no período de 31 de julho a 11 de outubro de 2006. A entrevista aberta foi conduzida a partir da questão norteadora: "Como tem sido para você cuidar de pacientes críticos nesse momento de sua formação?". A compreensão da experiência enfatiza o estágio de caráter essencialmente técnico, valorizando a realização de procedimentos mediante a inserção do estudante na rotina do setor, caracterizada pelo modelo biologicista predominante. Apesar disso, em algumas situações, o educando começa a perceber a pessoa internada para além da doença e da técnica, porém, elas são pouco consideradas como integrantes do processo ensinoaprendizagem, bem como a sensibilidade explicitada pelo educando pouco valorizada como dimensão essencial para a construção do compromisso ético-social. Do mesmo modo que o cuidar cotidiano é limitado no sentido de considerar a integralidade da pessoa gravemente doente, o processo ensino aprendizagem não contempla a integralidade do sujeito aprendiz que pensa, sente e age de maneira singular e inserido em um contexto social. Assim, se faz necessário rever o processo formativo, incorporando conhecimentos, habilidades e atitudes voltados à compreensão do cuidado do doente crítico no contexto de saúde atual, do mundo subjetivo e social incluindo familiares e nas questões existenciais como o cerceamento de liberdade e a possibilidade do morrer. Para tal, torna-se fundamental transcender ao treinamento técnico e construir prática educativa, condizente com a formação humanizada para o cuidado de enfermagem
Título em inglês
Professional education: the nursing student's education in the cares for critical patients
Palavras-chave em inglês
intensive care units
nursing education
professional qualification
Resumo em inglês
This study proposes understanding the student's experience in the nursing professionalizing course in learning the cares for critical patients within the intensive care environment, reflecting over this information, considering the present perspectives for the education of health professionals and the need to build an integral service within the context of the Public Health System (SUS). It is based on a few ideas of the phenomenological approach of the research. The experiences were observed within the learning environment with eleven interviews with students from the Professionalizing Nursing School in the municipality of Ribeirão Preto, SP, who participated in the intensive care internship at a public hospital between July 31 and October 30 2006. The open interview was conducted with the following guidance question: "How has it been for you to take care of critical patients in this moment of your education?". The comprehension of the interviews focuses on the internship as essentially technical, valuing the execution of procedures that enable the student's insertion in the sector routine, which relates to the predominant biologic model. Despite this, in some situations, the student begins perceiving the person staying in the hospital beyond the disease and the technique, nevertheless, these situations are little considered as integrating the teaching-learning process, with the student's initial sensitivity not being valued as an essential dimension for the construction of the ethical-social commitment. In the same manner as the day-to-day care is limited in the sense of considering the integrality of the severely sick person, the teaching-learning process does not contemplate the student integrally as a subject that thinks, feels and acts in a unique manner and that is inserted in a social context. Thus, there is the need to review the education process, incorporating knowledge, abilities and attitudes directed to the understanding of the ICU within the present health context, the subjective and social world of the critical patients and their family members, and the existential issues, such as the restriction of liberty and the possibility of dieing. For such, it becomes fundamental to transcend the technical training and build an educational practice, in agreement with the education of the human being.
 
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Data de Publicação
2008-01-03
 
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