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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2007.tde-13082007-112402
Document
Auteur
Nom complet
Elyrose Sousa Brito Rocha
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2007
Directeur
Jury
Trevizan, Maria Auxiliadora (Président)
Antunes, Arthur Velloso
Hayashida, Miyeko
Titre en portugais
Gerenciamento da qualidade em um serviço de enfermagem hospitalar: visão do enfermeiro
Mots-clés en portugais
qualidade
qualidade da assistência à saúde
qualidade total
serviços de enfermagem
Resumé en portugais
Este trabalho foi desenvolvido com os objetivos de analisar o Gerenciamento da Qualidade implantado em um serviço de enfermagem hospitalar e conhecer a opinião do enfermeiro a respeito desse Gerenciamento no serviço em que trabalha. Por tratarse de um estudo de caráter exploratório e descritivo optamos por utilizar, como instrumento de coleta de dados, um formulário para entrevista elaborado pela autora com base em Deming (1990) e Antunes (1997). A partir dos resultados obtidos, juntamente com a revisão da literatura, acreditamos que os objetivos inicialmente propostos foram alcançados. Como principais resultados do estudo podemos citar que 17 (100%) dos enfermeiros entrevistados: afirmam que conhecem a filosofia da Qualidade Total aplicada ao serviço de enfermagem em que trabalham e acreditam que a implantação da filosofia trouxe melhoria para a sua prática. Além disso, quatro (24%) dentre estes, únicos presentes no hospital desde a adoção da nova filosofia, percebem aumento na satisfação do cliente em relação aos cuidados prestados; acreditam que houve melhoria no relacionamento interpessoal da equipe de enfermagem; e acham que o desempenho profissional do pessoal de enfermagem aumentou após a implantação. Dentre os 14 princípios de Deming (1990), o mais bem pontuado pelos enfermeiros foi o sétimo, que diz respeito a adotar e instituir a liderança (82% de atribuições à pontuação máxima). Por outro lado, o princípio menos pontuado foi o terceiro: cesse a dependência da inspeção em massa (18% de atribuições à pontuação máxima). Pretendemos que os enfermeiros, principalmente os que exercem cargo de gerência, considerem a filosofia da Qualidade Total como viável e aceitem o desafio de romper as barreiras da tradição, passando do discurso para a prática.
Titre en anglais
Management of quality in a hospital nursing service: nurse s view
Mots-clés en anglais
nursing services
quality
quality of health care
total quality
Resumé en anglais
This research aimed to analyze the management of quality implemented in a hospital nursing care to learn the opinion of nurses regarding the management of the service they perform. Because the study exploratory and descriptive characteristics, the data collection was performed through an interview using a form elaborated by the author based in Deming (1990) and Antunes (1997). We believe the initial objectives were reached based on the literature review and results obtained. Among the main the results we can point that 17 (100%) of the interviewed nurses affirm to know the philosophy of Total Quality applied to the nursing service in which they work and believe the implementation of the philosophy improved their practice. Beside that, four (24%) among all, the only ones present at hospital since the adoption of the new philosophy, perceive the client?s increased satisfaction regarding the care delivered; believe the interpersonal relationship of the nursing team improved; and believe the professional performance of the nursing team improved after the implementation of the philosophy. Among the 14 principles of the Deming (1990), the higher scored one was the seventh, which concerns to the adoption and institution of leadership (82% of the attributions). On the other hand, the least scored principle was the third: cease the dependency of mass inspection (18% of the attributions). We pretend that nurses, specially those who exert management positions, consider the philosophy of Total Quality as viable and accept the challenge of breaking the barriers of tradition, going from discourse to the practice.
 
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Date de Publication
2007-08-13
 
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