• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2005.tde-11052005-114419
Documento
Autor
Nome completo
Adriano Luiz da Costa Farinasso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2005
Orientador
Banca examinadora
Marques, Sueli (Presidente)
Andrade, Oseias Guimarães de
Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani
Título em português
"Perfil dos idosos em uma área de abrangência da estratégia de saúde da família"
Palavras-chave em português
perfil de saúde
programa de saúde da família
Saúde do idoso
Resumo em português
O envelhecimento saudável, com vistas à manutenção da capacidade funcional, deve ser o foco das políticas sociais e de saúde para os idosos. Neste contexto, a instrumentalização das equipes de saúde da família para atender esta emergente parcela populacional deve ser vista como primordial para a consolidação do sistema formal de apoio ao idoso. Assim, este estudo objetivou caracterizar um grupo de idosos velhos (75 anos e mais de idade), residentes na área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Jandaia do Sul-PR, quanto ao perfil sócio-demográfico e de saúde. A amostra estudada foi obtida pelo sorteio aleatório de 20% da população de idosos com 75 anos e mais de idade, residentes na zona urbana de abrangência da ESF. A coleta foi realizada no domicílio dos idosos utilizando uma adaptação do Older Americans Resources and Services (OARS). Foram estudados 86 idosos com média de idade de 82,02 anos; 51,2% eram do sexo feminino; a média de filhos foi de 5,71; 39,5% eram analfabetos e 39,4% trabalhavam em atividades relacionadas à agricultura. Em relação à saúde, 77,9% eram independentes; 83,7% auto-avaliaram a saúde entre “regular" e “boa"; 76,7% apresentavam co-morbidades e, a principal rede de apoio relatada foram os filhos. O estudo revelou a importância da adoção de medidas preventivas e promocionais de saúde pelas equipes de saúde da família, na garantia de apoio formal para o idoso e sua família.
Título em espanhol
Perfil de ancianos en un área de alcance de la Estrategia de Salud de la Familia.
Palavras-chave em espanhol
perfil de salud
programa de salud de la familia
Salud del anciano
Resumo em espanhol
El envejecimiento salubre, con vistas al mantenimiento de la capacidad funcional, debe ser el foco de las políticas sociales y de salud para los ancianos. En este contexto, la instrumentalización de los equipos de salud de la familia para atender a esta emergente porción de la población debe ser vista como primordial para la consolidación del sistema formal de apoyo al anciano. Así, la finalidad de este estudio fue caracterizar a un grupo de ancianos viejos (75 años y más), residentes en el área de alcance de la Estrategia de Salud de la Familia (ESF) del municipio de Jandaia do Sul-PR, Brasil, respecto al perfil sociodemográfico y de salud. La muestra estudiada se obtuvo por el sorteo aleatorio del 20% de la población de ancianos con 75 años y más, residentes en la zona urbana de alcance del ESF. La recopilación fue realizada en el domicilio de los ancianos utilizando una adaptación del Older Americans Resources and Services (OARS). Fueron investigados a 86 ancianos con promedio de edad en 82,02 años; el 51,2% era mujeres; el promedio de hijos fue de 5,71; el 39,5% era analfabeto y 39,4% trabajaban en actividades relacionadas a la agricultura. Respecto a la salud, el 77,9% era independiente; el 83,7% auto-evaluó la salud entre “regular" y “buena"; el 76.7% presentaba comorbilidades y la principal red de apoyo mencionado fueron los hijos. El estudio reveló la importancia de la adopción de medidas preventivas y promocionales de salud por los equipos de salud de la familia, garantizando el apoyo formal para el anciano y su familia.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
FARINASSO_ALC.pdf (801.24 Kbytes)
Data de Publicação
2005-05-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.