• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.22.2005.tde-11052005-112045
Documento
Autor
Nome completo
Rosangela Galindo de Campos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2005
Orientador
Banca examinadora
Sawada, Namie Okino (Presidente)
Ferreira, Heliane Moura
Galvao, Cristina Maria
Título em português
"Burnout: uma revisão integrativa na enfermagem oncológica"
Palavras-chave em português
Burnout
enfermagem
enfermagem oncológica
estresse
manobras de enfrentamento
oncologia
Resumo em português
Burnout é considerada uma síndrome do trabalho, que acomete indivíduos que mantêm uma estreita relação de ajuda. É caracterizada por sentimentos de esgotamento físico e emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Este estudo objetiva fazer uma análise da produção científica nacional e internacional referente à Síndrome de Burnout, caracterizando a produção e os métodos de investigação utilizados, de modo a identificar os fatores desencadeantes da síndrome e manobras de enfrentamento e prevenção. A análise foi realizada segundo os pressupostos de Ganong (1987), numa amostra de 19 artigos, quase todos publicados em língua inglesa (exceto um, em espanhol), cujos autores, em sua maioria, são enfermeiros (36,8%) e médicos (36,8%) que atuam na assistência a pacientes oncológicos em hospitais. Em relação ao design dos artigos analisados, a maior parte (94,7%) é de estudos não-experimentais, sendo que 83,3% são descritivos e 16,7%, revisões de literatura. Na análise do conteúdo, estabelecemos sete categorias temáticas: conceituação do Burnout, avaliação dos níveis de Burnout, identificação dos fatores desencadeantes, sintomas físicos e emocionais, conseqüências do Burnout, identificação e mensuração do estresse, e manobras de enfrentamento e ajuda no Burnout. O resultado da análise apontou para a necessidade de refletirmos sobre o gerenciamento de nossa saúde enquanto profissionais cuidadores. Investir na manutenção da saúde e da equipe que atua conosco, é investir na qualidade da assistência, pois tudo está interligado.
Título em espanhol
Burnout: una revisión de integración en la enfermería oncológica.
Palavras-chave em espanhol
Burnout
enfermería
enfermería oncológica
estrés
maniobras de enfrentamiento
oncología
Resumo em espanhol
Burnout es considerado un síndrome del trabajo, que acomete individuos que mantienen una estrecha relación de ayuda. Es caracterizada por sentimientos de agotamiento físico y emocional, despersonalización y baja realización personal. Este estudio tiene como objetivos realizar un análisis de la producción, identificando los métodos de investigación utilizados, así como los factores desencadenantes del síndrome y su maniobra de enfrentamiento y prevención. El análisis fue realizado segundo los presupuestos de Ganong (1987) en una muestra de 19 artículos. La muestra fue compuesta en su mayoría de artículos en la lengua inglesa, cuyos autores en su mayor parte fueron constituidos de enfermeros (36,8%) y médicos (36,8%), que actúan en la asistencia a pacientes oncológicos en hospitales. En cuanto al design de los artículos analizados, la mayor parte (94,7%) son de estudios no experimentales, siendo que el 83,3% descriptivos y el 16,7% revisiones de literatura. En el análisis del contenido de los artículos, identificamos siete categorías temáticas, que incluyen conceptuación del Burnout, evaluación de los niveles de Burnout, identificación de los factores desencadenantes, síntomas físicos y emocionales, y consecuencias del Burnout, identificación y mensuración del estrés, y maniobras de enfrentamiento y ayuda en el Burnout. Los resultados de los análisis indican la necesidad de reflexionar sobre el control de nuestra salud como profesionales cuidadores. Invertir en la manutención de la salud y del equipo que actúa con nosotros, es invertir en la calidad de la asistencia, pues los mismos están directamente interconectados.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
CAMPOS_RG.pdf (997.32 Kbytes)
Data de Publicação
2005-05-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.