• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2001.tde-09052005-203356
Documento
Autor
Nome completo
Soraia Assad Nasbine Rabeh
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2001
Orientador
Banca examinadora
Caliri, Maria Helena Larcher (Presidente)
Andrade, Denise de
Dalri, Maria Celia Barcellos
Título em português
"Úlcera de pressão: a clarificação do conceito e estratégias para divulgação do conhecimento na literatura de enfermagem"
Palavras-chave em português
cuidados de enfermagem
enfermagem
Palavras-chave: úlcera de decúbito
Resumo em português
Trata-se de um estudo descritivo com revisão da literatura de enfermagem nacional e internacional, tendo em vista os seguintes objetivos: identificar a produção do conhecimento sobre úlcera de pressão; realizar a clarificação do conceito e observar seus estágios de desenvolvimento, assim como descrever as estratégias propostas para a sua divulgação. A pesquisa mostrou que as publicações sobre a úlcera de pressão aumentaram de forma expressiva, nas últimas décadas, principalmente nos Estados Unidos e Europa, tendo seu enfoque voltado para a prevenção. No Brasil, os estudos iniciaram-se na década de 70, sendo pequeno o número de publicações, porém a maioria focaliza, principalmente, o tratamento e, de modo geral, tanto os trabalhos nacionais como os internacionais são de natureza descritiva. As estratégias para a divulgação do conhecimento são pautadas na importância de implementar a aplicação dos resultados da pesquisa na prática de enfermagem, a fim de garantir a qualidade do cuidado. Propõem-se medidas para implementação de programas educativos em todos os níveis de atividades, sendo imperativo, para esse processo, o envolvimento profissional e institucional. O estudo mostrou a necessidade de se produzir um mecanismo de interação entre o ensino, assistência e pesquisa, visando ao desenvolvimento da prática clínica e da ciência do cuidado.
Título em inglês
Úlcera de presión: la clarificación del concepto e identificación de estrategias para divulgación del conocimiento en la literatura de enfermería.
Palavras-chave em inglês
cuidados de enfermería
enfermería
úlcera de decúbito
Resumo em inglês
Se trata de un estudio descriptivo con revisión de la literatura de enfermería nacional e internacional, considerando los siguientes objetivos: identificar la producción del conocimiento sobre úlcera de presión; realizar la clarificación del concepto y observar sus grados de desarrollo, así como, describir las estrategias propuestas para su divulgación. La investigación mostró que las publicaciones sobre la úlcera de presión aumentaron de forma expresiva en las últimas décadas, principalmente, en los Estados Unidos de América del Norte y Europa, teniendo su enfoque direcionado para la prevención. En el Brasil, los estudios se iniciaron en la década del 70, siendo poco el número de publicaciones y la mayoría focaliza, principalmente el tratamiento; de modo general, tanto los trabajos nacionales como internacionales son de naturaleza descriptiva. Las estrategias para la divulgación del conocimiento estan relacionadas con la importancia de implementar la aplicación de los resultados de la investigación en la práctica de enfermería, a fin de garantizar la cualidad del cuidado. Se proponen medidas para la implementación de programas educativos en todos los niveles de actividades, siendo imperativo para ese proceso, el compromiso profesional e institucional. El estudio mostró la necesidad de producir un mecanismo de interacción entre enseñanza, asistencia e investigación, buscando el desarrollo de la práctica clínica y de la ciencia del cuidado
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
RABEH_SAN.pdf (760.95 Kbytes)
Data de Publicação
2005-05-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.