• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2004.tde-08092004-163317
Document
Auteur
Nom complet
Edilomar Leonart
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2004
Directeur
Jury
Mendes, Maria Manuela Rino (Président)
Pinto, Maria Helena
Zago, Marcia Maria Fontao
Titre en portugais
"A formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural"
Mots-clés en portugais
educação
enfermagem
envelhecimento
gerontologia
nível técnico
Resumé en portugais
A enfermagem brasileira em sua ampla dimensão teórico-prática tem procurado discutir as questões do contexto sócio-político que interferem nos setores da saúde e educação, tanto no nível superior como no nível técnico. Um dos desafios impostos pela atualidade é o envelhecimento populacional, que ocorre de forma acelerada e exige redefinições de papéis e ações para atender a população idosa. O presente estudo, teve como objetivo analisar a formação gerontológica do Técnico em Enfermagem. A escolha da abordagem metodológica deste estudo foi feita pela metodologia qualitativa, fundamentada nos pressupostos teóricos do construtivismo, geriatria e gerontologia e interpretação cultural. Dentre os vários caminhos para apreensão do objeto de estudo optou-se pelo Estudo de Caso, tendo como cenário um curso técnico em enfermagem de uma instituição de educação profissional. Os resultados obtidos permitem verificar que existe deficiência na formação de profissionais técnicos em enfermagem competentes e habilitados ao cuidado da população idosa. Também, ressalta-se que o próprio ser humano deve compreender a utilização de símbolos e significados das experiências vividas como um marco referencial para a promoção de iniciativas transformadoras condizentes com a realidade social.
Titre en anglais
The geronthologic formation of the nursing technician: an broaching cultural
Mots-clés en anglais
aging
education
geronthology
nursing
technician level
Resumé en anglais
The brazilian nursing, in its large theorical-practical dimension, has been trying to dicuss the social-political context questions, which interfere in the health and education sectors, both the superior and thecnical levels. One of the challenges enforced nowadays in the demogrphic aging, which occur quickly and demand redefinitions of roles and actions to attend of to the ederly population. The study had as objective to understand the geronthologic formation of the nursing technician. The methodologic broaching choice for this study was made by qualitative methodology, based on theoretical pressuposing of construtivism, geriatrics, geronthology and cultural interpretation. Among various ways for apprehension of the study object, this chose the study of case, having as scenary a nursing thecnical course of an institution of professional education. The gained results allow to verify the deficiency of formation of nursing technician professionals with competence and able in the care of elderly population. This also emphasize that the human creature must understand the using symbols and meanings of lived experiences as a referencial mark to the promotion of transforming initiatives which correspond to the social reality.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
mestrado.pdf (322.73 Kbytes)
Date de Publication
2004-09-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.