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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.22.2014.tde-08012015-105504
Documento
Autor
Nome completo
Simone Saltareli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2014
Orientador
Banca examinadora
Sousa, Fatima Aparecida Emm Faleiros (Presidente)
Colhado, Orlando Carlos Gomes
Hortense, Priscilla
Marquez, Jaime Olavo
Siqueira, Hilze Benigno de Oliveira Moura
Título em português
O manejo da dor do existir por meio da religião: uma das possibilidades de encontro consigo mesmo
Palavras-chave em português
Análise de conteúdo
Avaliação
Dor do existir
Religião
Resumo em português
A literatura aponta o crescente interesse acerca da dor e da religião. Concernente com o conceito de dor total e com o referencial da psicofísica, o presente estudo teve como objetivo elaborar o Instrumento de Avaliação de Conteúdos Religiosos (IACOR). Participaram do estudo 240 sujeitos, divididos em seis grupos de acordo com a denominação religiosa (católicos, evangélicos e espíritas) e de acordo com a prática que exercem (afiliados e líderes). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada que abarcou os aspectos sociodemográficos e percepções gerais acerca das específicas religiões e por meio de instrumento elaborado com base nas escalas disponíveis da literatura e na nossa experiência. Nas entrevistas foram levantados aspectos referentes à idade, ao sexo, à profissão, à religião anterior e à escolaridade. Foram levantadas as categorias de análise: Tempo de afiliação, Início da prática religiosa e mudanças de afiliação, Responsabilidade pelos atos e relação com a morte, Descrição de Deus, Consciência da existência de experiências profundas, Possibilidade de recompensa, Aumento da fé na proximidade com a morte, Religião como tentativa de explicar as limitações humanas, Relação entre religião e ciência e A religião do passado e do presente em relação à ciência. Em relação à escala do IACOR, os cinco itens de maior atribuição entre todos os grupos foram: "Eu acredito que a natureza deveria ser respeitada" (9,94±0,28), "Eu acredito que todos os seres vivos merecem respeito" (9,81± 0,64), "Minha vida é um processo de transformação" (9,59±1,11), "Fazer a vida valer a pena" (9,51±1,21) e "Eu sinto que a minha vida tem propósito e significado" (9,47±1,22). Os itens se referem às dimensões: relação com o meio - criação, no primeiro e no segundo itens e ideias gerais sobre a vida, no terceiro, no quarto e no quinto itens. Os cinco itens de menor atribuição foram: "Não existe vida após a morte" (0,82±2,41), "Tentei lidar com a situação do meu jeito, sem a ajuda de Deus" (1,75±2,68), "Uma pessoa pode ser completa sem buscar uma vida espiritual ativa" (2,06±3,25), "Eu não sei como começar a resolver meus problemas e entendo a morte como um desses problemas" (2,09±2,74) e "Não consigo compreender o propósito da morte" (2,12±3,29). Tais itens se referem às dimensões respectivamente: pós-morte sem continuidade, relação negativa com Deus, ausência de prática espiritual e relação negativa com a morte nos dois últimos itens. Decorrente da análise da entrevista e da escala do IACOR, foi possível perceber as associações existentes entre a opinião dos participantes e os constructos religiosos da denominação da qual fazem parte e evidencia a necessidade de se conhecer e abordar o fenômeno religioso como parte integrante do ser humano, bem como um potencial recurso do manejo e da modulação da dor do existir, expresso pela dor do mesmo diante das questões associadas à morte, à finitude e à desesperança
Título em inglês
Management of pain of existence through religion: one possibility of meeting with yourself
Palavras-chave em inglês
Content analysis
Evaluation
Pain of existence
Religion
Resumo em inglês
The literature indicates the growing interest about pain and religion. Concerning the concept of total pain and the framework of psychophysics, the present study aimed to develop the Assessment Instrument of Religious Items (IACOR). The study included 240 subjects divided into six groups according to religious denomination (catholic, evangelical and spiritualists) and according to the practice performing (members and leaders). Data collection was conducted through semi-structured interview that encompassed sociodemographic characteristics and general perceptions about specific religions and by an instrument drawn up on the basis of scales available in the literature and our experience. In interviews aspects regarding age, gender, profession, the former religion and education were raised. Categories of analysis were raised: time affiliation, initiation of religious practice and changes in affiliation, liability for the acts and relationship with death, description of God, awareness of the existence of profound experiences, chance of reward, increased faith in proximity to death, religion in an attempt to explain human limitations, relationship between religion and science and the religion of the past and present in relation to science. Regarding IACOR scale, the five items with higher scores among all groups were : " I believe that nature should be respected " ( 9.94 ± 0.28 ), " I believe that all living beings deserve respect " ( 9.81 ± 0.64 ) , " My life is a process of transformation " ( 9.59 ± 1.11 ), " Making a life worth living " ( 9.51 ± 1.21 ) and " I feel that my life has purpose and meaning " ( 9.47 ± 1.22). The items refer to the dimensions: relationship with the environment - creation, in the first and second items and general ideas about life, in the third, fourth and fifth items. The five items were lower attribution : "There is no life after death " ( 0.82 ± 2.41), " I tried to handle it on my own without the help of God " ( 1.75 ± 2.68 ), " A person can be complete without seeking an active spiritual life " ( 2.06 ± 3.25 ), " I do not know how to begin to solve my problems and understand death as one of those problems " ( 2.09 ± 2 74 ) and " I cannot understand the purpose of death " ( 2.12 ± 3.29). These items refer to dimensions respectively: postmortem without continuity, negative relationship with God, no spiritual practice and negative relationship with death in the last two items. From the analysis of the interview and scale of IACOR, we could perceive the existing associations between participants' perceptions and constructs of religious denomination of which are part and highlights the need to understand and address the religious phenomenon as an integral part of being human as well as a potential resource management and the modulation of pain exists, expressed by pain in the face of issues related to death, finitude and hopelessness
 
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SINOMESALTARELI.pdf (3.77 Mbytes)
Data de Publicação
2015-01-16
 
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