• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2003.tde-07072004-102032
Documento
Autor
Nombre completo
Josimerci Ittavo Lamana Faria
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2003
Director
Tribunal
Casagrande, Lisete Diniz Ribas (Presidente)
Gomes, Jomara Brandini
Kurcgant, Paulina
Sordi, Mara Regina Lemes de
Trevizan, Maria Auxiliadora
Título en portugués
"Prática docente reflexiva na disciplina de Administração em Enfermagem Hospitalar: uma experiência de desenvolvimento profissional de professores-pesquisadores"
Palabras clave en portugués
Competências para Ensinar
Desenvolvimento Profissional
Prática Reflexiva
Professor-Pesquisador
Saberes Docentes
Resumen en portugués
Este estudo apresentou como meta contribuir para o ensino da disciplina de administração de enfermagem hospitalar, através de uma experiência de desenvolvimento profissional de professores-pesquisadores, em um processo crítico-reflexivo sobre a sua prática docente. A trajetória metodológica da pesquisa-ação, foi operacionalizada em duas etapas: na primeira, foram identificadas as situações dilemáticas acontecidas no estágio disciplinar, por intermédio da reflexão sobre a reflexão-na-ação feita por uma professora após a supervisão diária dos alunos; na segunda, foram efetuados os círculos de reflexão por todos os professores que ministraram a disciplina no período da coleta de dados, utilizando como ponto de partida as situações dilemáticas identificadas anteriormente. A análise temática dos dados coletados nos círculos de reflexão revelou que a reflexão realizada entre os pares possibilitou a objetivação dos saberes experienciais dos professores, assim como a construção de novos saberes pedagógicos. Os saberes docentes elaborados durante os círculos de reflexão foram utilizados para propor mudanças na referida disciplina.
Título en inglés
Reflective teaching practices in the subject of Hospital Management Nursing: an experience of professional empowerment of teachers-researchers.
Palabras clave en inglés
professional empowerment
Reflexive practice
teachers-researchers
teaching hnowledte
teaching skills
Resumen en inglés
This study aims to contribute to the teaching of the subject Hospital Management Nursing, through an experience of professional empowerment of teachers-researchers, using a critical-reflexive approach to their teaching practices. The study followed the action-research methods, in two stages: first, the “dilemma" situations teachers faced in the disciplinary training of students, were identified through the reflection about the “reflection-on-action" process, used by a teacher after daily supervision of students; second, all the teachers responsible for the classes during the data collection period, participated of “reflection circles", using as starting point, the “dilemma" situations previously identified. Thematic content analysis of data obtained on these “reflection circles" revealed that reflection done among pairs turned objective the experiential knowledge of the teachers, and also made possible the construction of new pedagogic knowledge. This teaching knowledge was used to propose a change on the subject of Hospital Management Nursing for a graduation course.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
tese.pdf (2.27 Mbytes)
Fecha de Publicación
2004-07-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.