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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2016.tde-07012016-103727
Documento
Autor
Nome completo
Rosana Cristina Franco
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2015
Orientador
Banca examinadora
Teixeira, Carla Regina de Souza (Presidente)
Lucia, Flavia Della
Pessa, Rosane Pilot
Torquato, Maria Teresa da Costa Gonçalves
Zanetti, Maria Lucia
Título em português
Avaliação do manual de orientação nutricional para pessoas com diabetes mellitus tipo 2
Palavras-chave em português
Diabetes Mellitus
Educação alimentar e nutricional
Educação em saúde
Resumo em português
Materiais educativos impressos são frequentemente empregados para a educação na área da saúde, pois permitem ao paciente realizar a sua leitura em diferentes locais, tais como, o domicílio ou trabalho, além de controlar a velocidade de leitura. Nessa vertente, desenvolveu-se um material educativo para educação alimentar e nutricional de pessoas com diabetes mellitus tipo 2, composto por dois manuais. O Manual de orientação nutricional para pessoas com diabetes mellitus tipo 2 é um material educativo cuja finalidade é fornecer subsídios para a alimentação saudável e um plano alimentar individualizado, segundo as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes. O Manual do profissional nutricionista é um material educativo com informações sobre como realizar a orientação nutricional. Porém, após desenvolver um material educativo é necessário avaliá-lo a fim de garantir a qualidade do mesmo. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar este material educativo segundo a análise de conteúdo e análise semântica. O estudo foi realizado em duas etapas: Revisão do Material Educativo e Avaliação do Índice de Legibilidade, e Análise de conteúdo por nutricionistas e análise semântica por pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Na análise de conteúdo foram avaliados o objetivo, o conteúdo educativo, o estilo de redação do texto, a aparência, a organização e a motivação da leitura do material educativo. Na análise semântica, foi analisada a compreensão dos pacientes quanto às mensagens de saúde descritas no manual dirigido aos pacientes. Participarem do estudo sete nutricionistas e 24 pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Os pacientes foram subdivididos em dois grupos denominados G1 (n=11) e G2 (n=13). Os dois grupos participaram da análise semântica. Os resultados apontaram que os itens do conteúdo analisado do material educativo foram considerados adequados para o público alvo, pela totalidade dos nutricionistas. Na análise semântica, os pacientes do G1 apresentaram dificuldade de compreensão do texto sobre diferença entre os produtos diet e light e redução de gorduras trans na alimentação. Para melhor compreensão foram adicionadas figuras ilustrativas. A partir destas modificações obteve-se melhor compreensão do texto pela maioria (90,91%) dos pacientes com DM2 no G2. Conclui-se, que o material educativo está adequado ao público alvo e a sua disponibilização para os pacientes com DM2 e para profissionais nutricionistas pode contribuir para incrementar o conhecimento sobre os benefícios da alimentação saudável e a adesão a terapia nutricional
Título em inglês
Assessment of Nutritional Guidance Manual for People with Type 2 diabetes mellitus
Palavras-chave em inglês
Diabetes Mellitus
Food and nutrition education
Health education
Resumo em inglês
Printed educational materials are often used for health education because they allow the patient to read them in different locations, such as home or work, in addition to controlling the reading speed. In this aspect, an educational material has been developed for food and nutrition education for people with diabetes mellitus type 2, consisting of two manuals. The Nutritional Guideline Manual for people with diabetes mellitus type 2 is an educational material whose purpose is to provide subsidies for healthy diet and an individualized food plan, according to the recommendations of the Brazilian Society of Diabetes. The Professional Nutritionist Manual is an educational material with information on how to perform nutritional counseling. However, after being developed, the educational material needs to be assessed in order to ensure its quality. Therefore, this study aimed to evaluate this educational material according to content analysis and semantic analysis. The study was conducted in two stages: Review of Educational Material and Readability Index Assessment, and content analysis by nutritionists and semantic analysis by patients with diabetes mellitus type 2. In content analysis, objective, educational content, text writing style, appearance, organization and motivation of the educational material reading were evaluated. In semantic analysis, the patients' comprehension regarding the health messages described in the patient manual was analyzed. Seven nutritionists and 24 patients with diabetes mellitus type 2 participated in the study. Patients were divided in two groups called G1 (n = 11) and G2 (n = 13). Both groups participated in the semantic analysis. The results showed the analyzed content items of the educational material were considered appropriate to the target audience by all nutritionists. In semantic analysis, G1 patients had difficulty in understanding the text on the difference between diet and light products and trans fat reduction in foods. Illustrative figures have been added for a better understanding. From these changes, a better understanding of the text was obtained by the majority (90.91%) of patients with DM2 in G2. We conclude that the educational material is appropriate to the target audience and making it available to patients with DM2 and professional nutritionists can help to increase knowledge about the benefits of healthy eating and adherence to nutritional therapy
 
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RosanaCFranco.pdf (2.89 Mbytes)
Data de Publicação
2016-01-29
 
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