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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2014.tde-07012015-153531
Documento
Autor
Nome completo
Amanda dos Santos Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2014
Orientador
Banca examinadora
Veiga, Eugenia Velludo (Presidente)
Lamas, José Luiz Tatagiba
Ancheschi, Leila Maria Marchi Alves
Fava, Silvana Maria Coêlho Leite
Nogueira, Maria Suely
Título em português
Efeito da associação do protocolo de Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA) e intervenção de ensino no controle da pressão arterial
Palavras-chave em português
Determinação da Pressão Arterial
Ensino
Hipertensão
Resumo em português
A prevalência da hipertensão arterial aumenta a cada ano, é uma doença silenciosa, influenciada por fatores de risco, alguns decorrentes de hábitos e estilo de vida. Ao considerar a atual proposta mundial de tornar o paciente agente do seu próprio cuidado, participando a família do seu processo saúde-doença, faz-se necessário considerar esse contexto para propor estratégias de baixo custo, que contribuam para a redução dos valores de pressão arterial. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da associação entre MRPA e intervenção de ensino (IE) na redução dos valores de pressão arterial. Foi realizado estudo piloto, para identificar as dificuldades e facilitar a operacionalização da coleta de dados, assim como propor estratégias para a melhor execução do planejamento do estudo. Foi realizado estudo clínico randomizado e definiu-se como variáveis a serem estudadas: "MRPA", "IE" e "MRPA+IE". A pressão arterial (PA) foi aferida antes e pós as intervenções. O fato de que todas as comparações realizadas no estudo não apontaram diferenças entre o grupo que participou da pesquisa e o que tendo recusado, teve suas características anotadas, foi o principal resultado. E quando comparou-se a magnitude do efeito da intervenção entre os grupos que receberam a associação das intervenções (grupo 1) e o grupo 2, que recebeu somente a intervenção de ensino, evidenciou-se uma diferença (p = 0,0155) entre eles, o que mostra que o grupo 1 teve uma melhora nos valores de pressão arterial sistólica (PAS) enquanto que no grupo 2 foi observado uma piora nos valores de PAS. O grupo 1 teve uma melhora nos valores de PAS enquanto que no grupo 4, novamente foi observado uma piora nestes valores (p = 0,0040). O grupo 1 foi o único que apresentou redução dos valores de PA tanto na PAS quanto na pressão arterial diastólica (PAD). Assim a associação da MRPA com uma IE sobre a doença hipertensão arterial sistêmica (HAS) é recomendada, pois resultou em consequências positivas na implementação de cuidados de saúde, o que leva a crer ser uma adequada estratégia para redução dos valores de PA em pessoas com HAS em tratamento. Essa sugestão é baseada na análise do efeito e da efetividade das intervenções apresentadas nesse estudo, que evidenciou redução nos valores de PAS e PAD quando aplicada a associação das duas intervenções propostas nesse estudo onde os resultados se diferenciaram significativamente do grupo controle, o qual não sofreu nenhuma intervenção. Tais resultados permitem afirmar que a MRPA associada à IE reduz os valores de PA e que tal associação, poderá contribuir sobremaneira para a melhoria do controle dos valores de PA entre indivíduos com hipertensão arterial em tratamento nas ESF
Título em inglês
Effect of association protocol Monitoring Home Blood Pressure (HBP) and teaching intervention in controlling blood pressure
Palavras-chave em inglês
Blood pressure determination
Hypertension
Teaching
Resumo em inglês
The prevalence of hypertension is increasing every year , and know that it is a silent disease , influenced by habits and lifestyle . Considering the new global proposal to make the patient agent of their own care, attending to your family health-disease process , it is necessary to propose low-cost strategies that contribute to the reduction of blood pressure values . The aim of this study was to evaluate the association between HBPM and teaching intervention in reducing blood pressure levels . Pilot study , where it was possible to identify the difficulties in the operationalization of data collection and propose strategies for the implementation of the project was conducted . In the methodology it was decided to conduct a randomized clinical trial . We defined the variables to be studied : " HBP " , " EI " and " HBP + EI " , which will be the interventions of the study . The PA variable was measured before and after the interventions . The main result of the fact that all comparisons showed no differences between the group that participated in the survey and who has refused , had noted its features appear . And when we compare the magnitude of the effect of the intervention between the groups who received the combination of interventions (group 1 ) and group 2 , which received only the educational intervention , we observed a difference ( p = 0.0155 ) between them , showing that the group 1 had an improvement in SBP while in group 2 a worsening was observed in these values . When the magnitude of the effect of the intervention compared between groups and 1 control group ( 4 ) evidenced a difference ( p = 0.0040 ) between them , showing that group 1 had an improvement in SBP while in group 4 , was again observed a worsening in these values . Group 1 was the only one that showed a reduction in BP values in both SBP and DBP . Association of HBPM with IE on the disease , its consequences and health care as a strategy for reducing the pressure values is recommended. This suggestion is based on analysis of the effect and effectiveness of interventions presented in this study, which showed a reduction in SBP and DBP when applied to combination of both interventions proposed in this study where the results differed significantly from the control group, which did not suffer no intervention. These results allow us to affirm that HBPM associated with IE reduces the values of PA and that this association may contribute greatly to improving the control of blood pressure values among individuals with hypertension in treatment in the FHS
 
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Data de Publicação
2015-01-27
 
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