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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2016.tde-05012016-140908
Documento
Autor
Nome completo
Elaine Cantarella Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2015
Orientador
Banca examinadora
Bernardes, Andrea (Presidente)
Balsanelli, Alexandre Pazetto
Camelo, Sílvia Helena Henriques
Título em português
A liderança do enfermeiro no Centro de Terapia Intensiva
Palavras-chave em português
Enfermagem
Liderança
Terapia Intensiva
Resumo em português
A liderança consiste na influência de um grupo por um líder que se sobressai por suas ideias e que busca objetivos comuns. Na equipe de saúde, a liderança pode ser exercida por qualquer integrante, incluindo o enfermeiro que é um profissional de referência. A rotina do trabalho do enfermeiro de CTI exige deste profissional domínio do conhecimento, rapidez de raciocínio no sentido de tomar decisões assertivas, coordenando a equipe de profissionais de enfermagem, para que cada integrante contribua com eficiência e competência no atendimento ao ser humano. Estudos que identificam estilos de liderança no Centro de Terapia Intensiva são incipientes na realidade nacional, necessitando-se de maiores evidências científicas para dar subsídio à prática profissional neste cenário de alta complexidade. Encontrar evidências na literatura sobre o tema é essencial para dar sustentação às discussões acerca do papel do enfermeiro, enquanto líder de equipes que trabalham nesses serviços, tanto na lógica tradicional como na contemporânea, propiciando um panorama mais claro sobre o assunto, o que justifica a elaboração desta pesquisa. O estudo objetiva caracterizar as exigências críticas para o desempenho da liderança do enfermeiro que atua nos Centros de Terapia Intensiva de hospitais de um município do interior do Estado de São Paulo. Trata-se de estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, adotando-se a Técnica do Incidente Crítico como norteadora dos procedimentos metodológicos, realizada com 13 enfermeiros de um hospital público, cinco enfermeiros de um hospital privado e seis enfermeiros de um hospital filantrópico de um município do interior do Estado de São Paulo. Os resultados foram agrupados em 61 incidentes críticos extraídos dos relatos. A análise dos dados constou da identificação e do agrupamento de 233 comportamentos e 104 consequências. Os dados coletados foram categorizados, segundo as situações críticas semelhantes, seguidas dos comportamentos e das consequências positivas e negativas decorrentes das diversas situações. Na avaliação das categorias, verificou-se que as falhas no gerenciamento e no processo de comunicação, a forma como é utilizada a autoridade, a supervisão com intuito de fiscalização, a falta de planejamento, de orientação, de educação e de conhecimento teórico e prático, bem como os objetivos do enfermeiro em prol dos objetivos do grupo são tidos como dificultadores do exercício da liderança. Já a comunicação adequada, o conhecimento, a supervisão com o intuito de orientação, o envolvimento do grupo em prol dos objetivos, o planejamento adequado, a orientação e educação da equipe são considerados facilitadores da liderança do enfermeiro no Centro de Terapia Intensiva, evidenciando-se a importância de serem trabalhadas essas questões. Sendo assim, o conhecimento dos enfermeiros, a respeito das teorias contemporâneas da liderança, torna-se fundamental, uma vez que essas teorias valorizam o relacionamento interpessoal, incentivando o grupo no alcance dos objetivos por meio da motivação e focando na transparência e confiança à medida que envolvem os liderados no processo decisório. Facilitam, também, o processo de comunicação, enfatizando os aspectos comportamentais, crenças e valores e apontando para a importância da flexibilidade. O uso da liderança contemporânea e inovadora impacta positivamente nos resultados da organização e, consequentemente, na melhoria da qualidade de atendimento ao paciente
Título em inglês
Nurse leadership in the Intensive Care Unit
Palavras-chave em inglês
Intensive Care
Leadership
Nursing
Resumo em inglês
Leadership consists on the influence of a group by a leader that stands out due to his/her ideas and seeks common goals. In the health care team, leadership can be exercised by any member, including a nurse, who is a reference professional. The routine work of a nurse in the Intensive Care Unit requires mastery of knowledge and quick reasoning for assertive decision making when coordinating the nursing team, so that each member contributes with efficiency and competence in caring for the human being. Studies identifying leadership styles in the Intensive Care Unit are nationally incipient; thereby further scientific evidence is required to support professional practice in this highly complex scenario. Finding evidence on the subject in the literature is fundamental to sustain discussions about the nurse's role as a leader of teams working in these services, both in the traditional and the contemporary logic, thereby providing a clearer picture on the subject, which justificates the present study. The study aims to characterize the critical requirements to the performance of leadership by nurses working in the Intensive Care Units of the hospitals in a municipality in countryside of São Paulo state. It is an exploratory, descriptive study with a qualitative approach, adopting the Critical Incident Technique to guide the methodological procedures. It was performed with 13 nurses of a public hospital, five nurses of a private hospital and six nurses of a philanthropic hospital in a municipality in the state of São Paulo. The results were grouped into 61 critical incidents extracted from the statements. The data were analyzed by identifying and grouping of 233 behaviors and 104 consequences. The collected data were categorized according to similarities of the critical situations, followed by the positive and negative behaviors and consequences of various situations. In the category assessment, it was found that failures in management and communication process, the way authority is used, supervision with surveillance as an aim, the lack of planning, instructions, education and theoretical and practical knowledge as well as the objectives of the nurse towards the group's goals are seen as factors that difficult the exercise of leadership. On the other hand, adequate communication, knowledge, supervision aiming at instructing, the group's involvement towards the goals, adequate planning, staff instructing and education are considered factors that facilitate nursing leadership in the Intensive Care Unit, thereby bringing into evidence the importance of working on these issues. For that reason, nurses' knowledge about the contemporary theories of leadership becomes fundamental, since these theories value interpersonal relationships, encouraging the group in achieving their objectives through motivation and focusing on transparency and trust while involving those being led in decision-making. They also facilitate the communication process, emphasizing on behavioral aspects, beliefs and values and pointing out to the importance of flexibility. The use of contemporary and innovative leadership impacts positively on the organization's results, thereby improving the quality of patient care
 
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Data de Publicação
2016-01-22
 
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