• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2005.tde-30092005-150929
Documento
Autor
Nome completo
Márcia Alves Cintrão
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2005
Orientador
Banca examinadora
Pedrão, Luiz Jorge (Presidente)
Antunes, Rogéria
Costa Junior, Moacyr Lobo da
Título em português
"Enfermagem psiquiátrica e/ou saúde mental nos cursos de habilitação profissional de técnico de enfermagem e qualificação profissional de auxiliar de enfermagem"
Palavras-chave em português
enfermagem psiquiátrica
ensino
habilitação profissional
Resumo em português
Esta pesquisa analisou os Cursos de Enfermagem em Nível Técnico, localizados nas cidades da Regional de Saúde de Araraquara, com relação à Disciplina de Enfermagem Psiquiátrica e/ou Saúde Mental nos anos de 2003 e 2004. A constatação da inconstância dessa Disciplina na grade curricular dos referidos Cursos, especialmente na questão da prática, nortearam esta pesquisa. Para isso, depois de delimitado o universo de pesquisa, foi utilizado um instrumento em forma de questionário semi-estruturado, contendo perguntas fechadas e semi-abertas, o qual foi dividido para análise em três blocos, sendo o primeiro referente a escolas e aos Cursos, o segundo sobre o corpo docente e o terceiro sobre o conteúdo teórico e de estágio da Disciplina de EP/SM. Foi solicitado também o plano de ensino das referidas Disciplinas. A análise procedeu-se de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados demonstraram dicotomia entre teoria e estágio, ausência de estágio em vários Cursos, conteúdo dos Planos de Disciplina voltados ao modelo médico-hospitalocêntrico, embora já apresente traços na Reabilitação Psicossocial. A maioria dos docentes trabalha em outros locais além da docência, nem sempre há formação específica na área, mantém-se na forma tradicional de ensino e parecem desconhecer a importância da Disciplina. Pelas indicações esta Disciplina existe apenas para constar na grade curricular dos Cursos. Concluise ser necessária uma mudança urgente neste ensino, além de qualificar e sensibilizar o quadro de docentes para a importância desta Disciplina.
Título em inglês
Psychiatric nursery and/or mental health in the course of credentialing nursery technicians and professional qualification of nursery assistents.
Palavras-chave em inglês
credentialing
psychiatric nursing
teaching
Resumo em inglês
This research analised the nursery courses in the technical level located in the cities of Health Brand in Araraquara, in relation to the subjects of Psychiatric Nursery and/or Mental Health in 2003 and 2004. This research was inspired by the fact that this discipline is not constantly given on the courses mentioned above, especially on the practical matter. So, after limited the universe of the research, an instrument in the form of a semi-structured questionaire was used , consisting of closed and semi-opened questions and it was divided to be analised in 3 categories: the first one referring to schools and the courses, the second about the group of professors and the third about the theorical and research content in the EP/SM discipline. It was also asked for the teaching plan of those mentioned disciplines. The analise was done in the qualitative and quantitative form. The results showed dicotomya between theory and research, lack of research in several courses, discipline plan content focusing the medical-hospitalocentric model, although it already presents traces of psychsocial reabilitation. The majority of the professors works in other places besides teaching, do not have specific learning in the area, keep the tradicional form of teaching and give the impression of not knowing the importance of the discipline. According to the facts, this discipline exists only to be counted as one more in the students´ grades reports. Therefore, it is necessary an urgent change on this course, besides improving and touching the group of professors to the importance of this discipline.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Cintrao_MA.pdf (3.74 Mbytes)
Data de Publicação
2005-12-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.