• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Marisa Akiko Iwamoto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2018
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Luciane Sá de (Presidente)
Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho
Saltareli, Simone
Silva, Marta Angélica Iossi
Título em português
Concepções de bacharelandos de enfermagem sobre a promoção e educação em saúde
Palavras-chave em português
Educação em enfermagem
Educação em saúde
Enfermagem
Promoção em saúde
Resumo em português
O enfermeiro possui um papel fundamental para implementar as políticas públicas de saúde que garantirão os princípios do Sistema Único de Saúde à comunidade na qual está inserido, especialmente com ações de promoção e educação em saúde. Este estudo tem por objetivo analisar as concepções dos bacharelandos de enfermagem sobre essas ações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que segue todos os princípios éticos com aprovação do CEP da EERP/USP. A investigação ocorreu com treze bacharelandos de enfermagem de uma instituição privada de ensino superior no interior paulista. Os dados foram construídos com dois grupos focais: um formado por concluintes do curso do período Integral e outro com concluintes do curso do período noturno. Por meio do referencial da análise temática, os resultados foram divididos em: 1. Definindo conceitos: nesta temática, os bacharelandos de enfermagem relacionam a promoção e a educação em saúde como sendo complementares; creem que a saúde deve ser vista de forma mais ampla e que deve, ainda, articular os vários setores sociais com vistas à coletividade. No entanto, quando as conceituam separadamente, tendem a fazer referência a ações preventivas e pontuais; 2. O propósito é ensinar à população: neste tópico, o enfermeiro ganha destaque nas atividades voltadas à educação em saúde em busca de parcerias multidisciplinares/profissional e intersetoriais para atuarem juntos nas Determinantes Sociais de Saúde, por meio de estratégias voltadas ao interesse e à necessidade da população, considerando a participação social e desenvolvendo a reflexão para a manutenção da saúde, muito embora, algumas atividades permaneçam no modelo de educação bancária; 3. Saindo da Unidade: todos os espaços intra e extra-muros são considerados como possíveis locais para se desenvolver as atividades de educação em saúde. A escola, porém, ganha relevância pelo fato de os escolares estarem se apropriando do conhecimento sobre saúde em seu significado mais amplo, bem como e pela necessidade deles vivenciarem temas abordados de forma transversal por equipes multiprofissionais; 4. Revisitando a formação: neste último tema, os graduandos percebem a promoção da saúde em algumas disciplinas, com destaque para as vivenciadas na atenção básica e na maternidade; nos demais campos de prática, mencionam a orientação em saúde e o cuidado de forma curativista e medicamentosa. Pode-se concluir que os participantes deste estudo percebem a necessidade de um olhar ampliado para a questão da saúde voltado às Determinantes Sociais de Saúde, mas não compreendem a complexidade desse processo pautado em referenciais de educação alinhados a uma pedagogia libertadora. É de importância estratégica para o SUS a formação de bacharéis de enfermagem a partir do conceito ampliado de saúde e da promoção da saúde. Novos estudos são necessários para análise das matrizes curriculares dos cursos de bacharelado em enfermagem, em busca de aprofundamento das questões evidenciadas neste estudo
Título em inglês
The conceptions of nurse students about the health promotion and education
Palavras-chave em inglês
Education nursing
Health education
Health promotion
Nursing
Resumo em inglês
The nurse has a fundamental role in the implementation of public health politics in order to guarantee the principles of the health service system for the community in which it is inserted, especially with actions involving health education promotion. This study's aim is to analyze the conceptions of baccalaureate nursing students about the promotion of health education. This qualitative investigation followed all the ethical proceedings and was approved by the University of São Paulo's Committee of research ethics. The study included 13 baccalaureate student nurses in a private institution of higher education in the interior of the State of São Paulo. The data was constructed through two focal groups, one carried out with undergraduates of the day course and the other of the night course. Through the referential of thematic analysis the results were divided into 1. defined concepts: in this thematic, the senior nursing students associate the promotion and health education as completing each other and that health should be seen in a more ample way, joining together the various social sectors aiming at collectivity, however, when they are conceived separately they tend to refer to prompt preventative actions; 2. the proposal is to teach the population: in this subject the nurse gains distinction in the activities directed towards health education in search of multidisciplinary professionals and intersectorial partnerships to act together in the Health and Social Determinants, through strategies directed towards the populations interests and needs considering the social participation and developing contemplation for maintaining health, even though some activities remain focused on traditional and not dialogued education; 3. leaving the unit: all of the spaces inside and outside the walls are considered as possible places to develop activities in health education, becoming relevant to schools, as scholars are taking the knowledge about health in its more ample significance and also because of the necessity of these youths to experience the themes dealt with in a transversal way by the multiprofessional teams; 4. Revisiting academic preparation: In this last item, the undergraduates perceive the promotion of health in some of their subjects, with emphasis on the experience acquired in basic health attention services and in the maternity unit: in the other areas for practical training the focus is on health counseling in curative care and medication. Conclusion: The participants in this investigation see the necessity for an extended focus on health especially in regard to the social determinants, but they do not comprehend the complexities of this process drawn out by the educational references aligned in a liberating pedagogy. The graduation of Bachelors in Nursing is an important strategy for the Brazilian Health Service starting with a concept expansion of health and promotion of health. New studies are necessary in order to analyze the curriculums of Bachelor in Nursing courses, in pursuit of deepening understanding of the questions evidenced in this study
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-05-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.