• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.22.2018.tde-28022018-195732
Documento
Autor
Nome completo
Marina Liberale
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2017
Orientador
Banca examinadora
Santos, Ronildo Alves dos (Presidente)
Mendes, Karina Dal Sasso
Paula, Marcio Gimenes de
Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e
Título em português
Estratégias de ensino utilizadas no desenvolvimento do pensamento crítico na enfermagem: revisão integrativa
Palavras-chave em português
Ensino de Enfermagem; Estratégia de ensino; Pensamento crítico
Resumo em português
Pensamento Crítico (PC) compreende os processos mentais que as pessoas põem em ação para tomar decisões e resolver problemas. A importância das habilidades de PC para a prática do cuidado em enfermagem está bem documentada na literatura nacional e internacional, entretanto o entendimento de quais são essas habilidades e de das estratégias para seu desenvolvimento no ensino superior em enfermagem ainda é incipiente. O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar as estratégias utilizadas no ensino do PC nos cursos de graduação em enfermagem de acordo com a sua presença na literatura científica, no período de 2012 a 2016. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, baseada na Revisão Integrativa da Literatura. Realizou-se uma busca nas bases de dados CINAHL, LILACS, PubMed, Web of Science, ERIC ProQuest. A amostra constituiu-se de 20 artigos e a análise permitiu identificar as estratégias: mapa conceitual, método ou estudo de caso, simulação, jogos, método de questionamento e respostas, redação reflexiva, composições de canções, escrita de poesias, role-play, tempestade de ideias, discussão em grupo, apresentação de plano de cuidados em enfermagem, ambiente de aprendizagem web móvel e e-learning: história em quadrinhos, utilizadas para desenvolver as habilidades de PC. Os resultados apontam que a perspectiva filosófica de PC mais ligada ao desenvolvimento do raciocínio lógico é hegemônica no ensino superior em enfermagem. Além disso, o entendimento sobre o que é PC e suas habilidades especificas para a pratica do cuidado em enfermagem ainda carece de certo consenso, pois a maioria dos estudos identificados não explicitaram quais habilidades de PC que buscavam desenvolver através das estratégias de ensino propostas, ao passo que foram utilizados instrumentos de avaliação específicos para PC, o que pode trazer implicações negativas para o processo de ensino-aprendizagem
Título em inglês
Teaching strategies without development of Critical Thinking in nursing: integrated review
Palavras-chave em inglês
Critical Thinking; Teaching nursing; Teaching strategy
Resumo em inglês
Critical Thinking (CT) comprises the mental processes that people put into action to make decisions and solve problems. The importance of CT skills for the practice of nursing care is well documented in the national and international literature, however the understanding of what these skills and the strategies for their development in nursing higher education are still incipient. The objective of this study was to identify and analyze the strategies used in teaching the CT in undergraduate nursing courses according to their presence in the scientific literature, from 2012 to 2016. This is an exploratory descriptive research based on the Review Integrative of Literature. We searched the databases CINAHL, LILACS, PubMed, Web of Science, ERIC ProQuest. The sample consisted of 20 articles and the analysis allowed to identify the strategies: conceptual map, method or case study, simulation, games, method of questioning and answers, reflexive writing, song compositions, poetry writing, role play, Brainstorming, group discussion, nursing care plan presentation, mobile web learning environment and e-learning: comics used to develop CT skills. The results point out that the philosophical perspective of CT more related to the development of logical reasoning is hegemonic in higher education in nursing. Furthermore, the understanding of what CT is and its specific skills for nursing practice still lacks a certain consensus, since most of the studies identified did not explain what PC skills they sought to develop through the teaching strategies proposed, and that specific assessment tools for CT were used, which may have negative implications for the teaching-learning process
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MARINALIBERALE.pdf (2.84 Mbytes)
Data de Publicação
2018-04-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.