• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.22.2007.tde-27042007-124836
Documento
Autor
Nome completo
Ana Cláudia Afonso Valladares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2007
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Ana Maria Pimenta (Presidente)
Bernardo, Patricia Pinna
Lima, Regina Aparecida Garcia de
Munari, Denize Bouttelet
Saeki, Toyoko
Título em português
A arterapia com criança hospitalizada: uma análise compreensiva de suas produções
Palavras-chave em português
Criança hospitalizada
Enfermagem pediátrica
Enfermagem psiquiátrica
Saúde mental
Teoria Junguiana
Terapia pela arte
Resumo em português
A hospitalização pode desencadear na vida da criança adversidades e estresse no curso do seu desenvolvimento natural. Diante da preocupação com a saúde mental da criança hospitalizada e na busca de atendimento às suas necessidades vitais, vê-se a possibilidade da inserção da Arteterapia, com suas atividades lúdicas, no ambiente hospitalar pediátrico, tendo em vista que favorece o desenvolvimento da expressão e criação infantil, bem como o crescimento global da criança, motivo pelo qual deve fazer parte da vida delas, especialmente daquelas hospitalizadas. Este estudo objetivou realizar uma análise compreensiva das produções plásticas de uma criança hospitalizada, a partir da Psicologia Analítica, buscando apreender as transformações das representações plásticas que ocorreram ao longo do processo arteterapêutico. Escolheu-se como percurso metodológico a pesquisa qualitativa, que privilegiou analisar o conteúdo e a evolução das produções plásticas da criança hospitalizada. Compôs o estudo o corpus das produções plásticas de uma criança de oito anos de idade, com diagnóstico de meningite, internada em um hospital público de Goiânia/GO, a qual passou por intervenções breves de Arteterapia. A análise de dados evidenciou que, ao projetar suas imagens nas produções plásticas, no decorrer da avaliação inicial à final, a criança expôs sua história de vida e seu momento existencial, e também mostrou como estavam organizados seus conteúdos internos, como essa organização foi se modificando ao longo do processo arteterapêutico em favor de seu fortalecimento, crescimento e desenvolvimento psíquico. A realização deste trabalho mostrou que a criação de espaços para as intervenções de Arteterapia muito contribuirá para facilitar a expressão das crianças de forma mais produtiva, bem como para transformar o ambiente hospitalar em local propício ao desenvolvimento saudável da criança.
Título em inglês
Art therapy with hospitalized child: a comprehensive analysis of their productions
Palavras-chave em inglês
Art therapy
Hospitalized child
Junguian theory
Mental health
Pediatric nursing
Psychiatric nursing
Resumo em inglês
hildhood Hospitalization can be an stressor event in the course of her development.. Considering the hospitalized child's mental health Art Therapy activities can create in pediatric units a healthy environment that will favor self expression. This study aimed to accomplish a comprehensive analysis of a hospitalized child's plastic arts, from the Analytic Psychology perspective. This study has a qualitative design that approaches a content analysis of child's artistic works and its evolution during the hospitalization period. An eight year old child, with meningitis, in an inpatient pediatric unit of a public hospital of Goiania/GO participated of the study. The corpus of her works provided a set of data for analysis. It was showed that child's works expressed her life story, worries and fears as well as positive feelings and ways of coping the adversities. The accomplishment of this work showed that the creative setting of art therapeutics interventions will contribute to facilitate children's more productive forms of expression, as well as to transform the hospital environment in propitious location to children's healthy growth.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-05-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.