• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2013.tde-26092013-153020
Documento
Autor
Nombre completo
Raquel Cequalini Frozoni
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2013
Director
Tribunal
Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e (Presidente)
Corrêa, Adriana Katia
Fernandes, Maria de Fatima Prado
Título en portugués
Identidade profissional e perfil dos professores dos cursos de educação profissional técnica de nível médio em enfermagem de um município do interior do Estado de São Paulo 
Palabras clave en portugués
Docentes
Educação profissionalizante
Enfermagem
Resumen en portugués
Ao longo da história da enfermagem no Brasil, tentou-se de várias maneiras qualificar a formação dos técnicos e auxiliares, mas pouco foi investido nos enfermeiros professores desta área. Este estudo teve como objetivo Conhecer o perfil e a identidade profissional dos docentes dos cursos de educação profissional técnica de nível médio em enfermagem de um município do interior do estado de São Paulo e traçar o perfil desses docentes, com a intenção de conhecer os profissionais que atuam no processo formativo dos trabalhadores de saúde/ enfermagem. Trata-se de estudo descritivo exploratório de natureza quantiqualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário sócioeconômico e de entrevista com questões norteadoras abordando a profissão docente. O estudo contou com 32 participantes. Constatou-se que, desse total, 68,8% são do sexo feminino; a média de idade entre eles é de 36,53 anos; a média de tempo de formação é de 11,28 anos; 21,9% possuem licenciatura; 53,1% possuem especialização em formação docente. Apesar de a maioria (75%) dos entrevistados possuir formação docente, é importante lembrar que a maioria (63%) só procurou pelo curso depois de se inserir na docência. 68,8% dos entrevistados são contratados por hora/ aula e 65,6% têm outro emprego concomitante à docência. Além disso, pudemos analisar, por meio das entrevistas, a relação que o docente do ensino profissionalizante de enfermagem mantém com essa profissão. Da análise de conteúdo, emergiram categorias que dizem respeito aos sentimentos prazerosos e aos frustrantes em relação à docência; as oportunidades e desafios enfrentados no início da carreira, a relação docente com a formação pedagógica e com a construção do conhecimento e as potencialidades e dificuldades do papel docente. Esses resultados revelam um perfil de profissional satisfeito com a profissão docente, mas ao mesmo tempo frustrado com as condições inadequadas de trabalho e desejoso de ter melhores condições para se dedicar mais à docência.
Título en inglés
Professional identity and profile of teachers of professional education courses technical mid-level nursing a municipality in the state of São Paulo
Palabras clave en inglés
Nursing
Teachers
Vocational education
Resumen en inglés
Throughout the history of nursing in Brazil, it has been tried in several ways to qualify the training of technicians and assistants, but little has been invested in the nursing teachers of this area. This study aimed to analyze the professional identity of teachers of technical and professional mid-level nursing courses of a city in the state of São Paulo and profile these teachers, with the intention to meet professionals who work in the training of the health and nursing workers. This is a descriptive, exploratory study both quantitative and qualitative. A data collection that applied a questionnaire and a socioeconomic interview with guiding questions about the occupation performed. The study included thirty-two participants. It was found that of this amount, 68.8% were female with an average age of 36.53 years; the average training time was 11.28 years; 21.9% had a degree; 53,1% had training in teaching. Although the majority (75%) of the interviewed had teacher training, it is important to remember that most (63%) only sought for training after entering the teaching profession. 68.8% of the interviewed were employed by hour/class and 65.6% had concomitant jobs. Additionally, through the interviews, the relationship that teachers of the professional nursing course had with the profession was analyzed. Of the analyzed results, pleasurable feelings emerged concerning frustration in relation to teaching; opportunities and challenges faced early in the career; relationship with teacher training and pedagogical knowledge construction and the potential and difficulties of the teaching role. These results revealed a profile of professional satisfaction with the teaching profession, but at the same time frustrated with the poor working conditions and the desire to have better ones and therefore devote more to teaching.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-01-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.