• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2007.tde-19122007-153527
Document
Auteur
Nom complet
Ma. Lourdes Jordán Jinez
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2007
Directeur
Jury
Pillon, Sandra Cristina (Président)
Carvalho, Ana Maria Pimenta
Osinaga, Véra Lucia Mendiondo
Santos, Manoel Antonio dos
Sousa, Fatima Aparecida Emm Faleiros
Titre en portugais
Intervenção preventiva do uso de drogas entre estudantes de ensino médio em uma amostra mexicana
Mots-clés en portugais
adolescente
fatores de proteção
fatores de risco
prevenção
Resumé en portugais
A adolescência é um período de crescimento e desenvolvimento muito rápido em todos os aspectos, físicos, emocionais e sociais, de busca de identidade e de independência, respeito aos pais, da busca a aceitação dos pares e ampliação do âmbito social, fatos que podem estar gerando conflitos psicológicos e condutas de risco. O objetivo do estudo foi avaliar a efetividade da intervenção para fortalecer os fatores de proteção entre os estudantes de ensino médio de Comonfort, Guanajuato, México. O desenho metodológico foi do tipo transversal e quase-experimental, sendo que o estudo foi realizado em duas etapas. Na primeira, identificaram-se os fatores de risco e proteção e a freqüência do consumo de drogas lícitas e ilícitas por meio do questionário Drug User Screening Inventory (DUSI) para adolescentes, em uma versão em espanhol. E na segunda etapa, foram estruturados dois grupos: um experimental e outro controle; no primeiro se implementou uma estratégia de intervenção preventiva para o fortalecimento dos fatores de proteção. Nesse sentido foram realizadas duas mensurações, na pré e pós-intervenção. A amostra foi composta por 695(43%) estudantes do primeiro ao terceiro ano, sendo 325(52,8%) do sexo feminino e 290(47,2%) do masculino, com média de idade de 13,03 anos (,99 Dp). No que refere ao uso de drogas, 20,3% dos adolescentes já usaram álcool e tabaco. Os fatores de risco identificados na amostra foram: pertencer o sexo masculino, ter idade maior de 13 anos, estar na segunda ou terceira série, viver com familiares, ter um relacionamento ruim e apresentar curiosidade, conflitos familiares, influência dos amigos, prazer que as drogas produzem e por solidariedade. Os fatores de proteção presentes nos estudantes: são falta de oportunidade, medo de sentir os efeitos da droga, medo de tornar-se dependente, medo de morrer por overdose, falta de oportunidade e medo de decepcionar a alguém no caso de ser descoberto. A média da densidade global absoluta foi de 23,1 (Dp 14,1) maior entre os adolescentes que usam drogas quando comparados com os que não usam drogas que foi de 13,6 (Dp 11,2). Todas as áreas têm maior escore da densidade absoluta entre os adolescentes que usam drogas (p<,01). Ainda, as áreas com densidade absoluta com maiores fatores de risco, foram as áreas de padrão de conduta, estado emocional e competência social. Na segunda etapa as áreas que apresentaram diminuição nos escores dentro do grupo experimental foram: o padrão de conduta, o estado emocional, a competência social, sistema familiar, situação acadêmica e relação com pares (p<,05). Na comparação dos escores pré e pós entre grupos, observa-se uma diminuição dos fatores de risco no grupo experimental nas áreas de situação acadêmica e relação com pares (p<,05).
Titre en anglais
Prevented Intervention of Drugs Used Between Students of Middle Teaching in a Mexican Sample
Mots-clés en anglais
protection factors
risk factors and prevention
teenager
Resumé en anglais
The adolescence is a period of growth and a fast development in all the physical, psychological an social aspects in identity and parents´ independency search, it looks for the parents´ acceptance end extend their environment events that can be causing psychological conflicts and risk conducts. The study target was to evaluate the effectively of an intervention to make stronger the protection factors between the students of the middle teaching from Comonfort, Guanajuato, México. The methodological design was a kind of transversal and quasiexperimental made into to stages, in the first and protection factors were identified with the licit and illicit frequency of drugs consumed, with the Drug User Screening Inventory (DUSI), questionnaire to teenagers in Spanish version. In the second stage, two groups were integrated: experimental and control; in the first one an intervention strategy was implemented to make stronger the protection factors. Two measures were made in the same way; they are the pre and post - intervention. The sample was integrated by 695 (43 %) first and third grade students, 325 (52.8 %) female and 290 (47.2 %) male, the age was 13.03 (.99 SD). In what it refers to drugs used, 20.3 % of the teenagers have already drunk alcohol and smoked cigarettes. The identified risk factors in the sample were: from male sex, being older than 13 years old. They were in second and third grade. They live with their relatives, have bad relationships whit their families, present curiosity family conflicts, friends´ influence, for the pleasure that drugs produce and to the other friends. The protection factors presented in the students are: lack of opportunity, being afraid to feel the drug effects and become dependent, being afraid to die because of a overdose, lack of curiosity and fear off disappointing someone in case of being an overdraft. The middle density of the absolute global was 23.1 (14.1 SD) bigger than the teenagers that use drugs in comparison whit the ones who don't use drugs that was 13.6 (SD=11.2). All these areas have a bigger density score between the teenagers who use drugs (p < .01), the areas whit more risk factors are: behavior pattern emotional feelings and social competition. In the second stage the areas who present a decrease in the scores between the experimental groups were: behavior pattern, emotional feelings, social competition, family system, academy situation and parents´ relation ship (p < .05). In the comparison between the scores before with after into the groups, we can observe a decrease in the risk factors with the experimental groups, in the areas with academic situation and pair relationship (p < .05).
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2008-01-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.