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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2011.tde-19012012-133434
Documento
Autor
Nome completo
Sabrina Corral Mulato
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2011
Orientador
Banca examinadora
Bueno, Sonia Maria Villela (Presidente)
Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi
Ebisui, Cássia Tiêmi Nagasawa
Kodato, Sergio
Robazzi, Maria Lucia do Carmo Cruz
Título em português
Pesquisa-ação com graduandos do curso de bacharelado e licenciatura em enfermagem na identificação de estresse, cansaço e desconforto físico à promoção de saúde física e mental no cotidiano acadêmico
Palavras-chave em português
Alunos de enfermagem
Educação em saúde
Pesquisa qualitativa
Promoção da saúde
Saúde mental
Resumo em português
Vários cursos de enfermagem atualmente vem passando por adaptações no sentido de adotar o currículo crítico-social, exigindo dos estudantes crescente empenho para atender as demandas no ensino, pesquisa e extensão. Este excesso de exigências e atividades vem provocando desgaste físico, mental e emocional, podendo culminar com sérios prejuízos à saúde do aluno. Objetivo: Identificar e problematizar as necessidades dos alunos pesquisados em relação ao estresse, cansaço e desconforto físico, enfrentados no cotidiano acadêmico tendo em vista seus sinais e sintomas; Elaborar uma cartilha com proposta educativa visando reflexão, conscientização e instrumentalização à prevenção e a promoção de saúde física e mental, e à Síndrome de Burnout. Metodologia: Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa mediatizada pela pesquisa-ação. Investigamos alunos do curso de graduação (Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem), matriculados no 8º. semestre de uma escola de enfermagem pública do estado de São Paulo. A coleta de dados se deu através de observação participante (diário de campo) e questionário, aplicados em sala de aula. O instrumento continha 43 questões (17 sobre dados sócio-demográficos e 26 sobre o tema) e foi entregue juntamente ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido após aprovação do comitê de ética em novembro de 2009. Resultados: A maioria dos participantes se constituiu de mulheres, entre 20 e 30 anos, solteira, sem filhos, católica, residente com a família. Para eles, professores, alunos e o curso são positivos. Os alunos apresentam dificuldades como: sobrecarga de atividades, provocando falta de tempo para o lazer e o descanso, levando muitas vezes, ao comprometimento da própria saúde em razão do sedentarismo, cansaço, estresse e má alimentação. Todavia, revelam que o curso promove satisfação, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional, e que possibilita operar mudanças, o reconhecimento e aplicação prática do aprendizado nos estágios e o relacionamento com colegas, professores e clientes. Suporte social que juntamente com práticas de lazer, atividades físicas, descanso e alimentação saudável contribuem para a promoção de saúde. Sentem dores e desconforto físico, principalmente, na coluna lombar, cervical e alguns em ombros, pernas e pés, relacionando-os às situações vivenciadas na faculdade. Não conhecem a Síndrome de Burnout, mas se enquadram em pelo menos 6 sintomas da mesma. Em relação ao processo educativo, avaliaram-no positivamente frente ao tema trabalhado. Antes das atividades de relaxamento sentiam-se cansados, desgastados, agitados e estressados. Sintomas que melhoraram muito ao final das oficinas, proporcionando sensação de descanso e bem-estar. Considerações Finais: Esta investigação trouxe dados significativos sobre o tema pesquisado, revelado indícios de sinais e sintomas sobre a doença, numa amostra de alunos de graduação em enfermagem, propondo atividades alternativas para alívio das tensões advindas do cotidiano acadêmico, além da construção da cartilha educativa sobre o assunto, visando atender suas necessidades pessoais e posteriormente profissionais. A experiência foi positiva no sentido de realizar um trabalho de promoção de saúde com os alunos, tendo em vista a conscientização, o autoconhecimento e a possibilidade da busca de alternativas para esse problema.
Título em inglês
Action research with graduate students of the Bachelor and Graduation in Nursing Course in the identification of stress, fatigue and physical discomfort to promote the physical and mental health in the academic routine
Palavras-chave em inglês
Health education
Health promotion
Mental health
Qualitative research
Students nursing
Resumo em inglês
Nowadays several nursing courses have been undergoing adaptations in order to adopt a critical-social curriculum, requiring students growing commitment to attend the education demands, researches and extensions. This excess of requirements and activities have been causing physical, mental and emotional wear and may lead in serious harms to the students' health. Objective: Identify and problematize the necessities of the researched students concerning stress, fatigue and physical discomfort faced in the academic routine in view of its signs and symptoms; Elaborate a primer with educational proposal searching for reflection, awareness and instrumentalization to prevention and promotion of physical and mental health and the Burnout Syndrome. Methodology: We have developed a qualitative research mediated by the action research. We have investigated the students of the graduation course (Bachelor and Graduation in Nursing) enrolled in the 8th semester of a public nursing school in São Paulo state. The data collection was throughout participants' observation (field diary) and questionnaire applied in the classroom. The instrument had 43 questions (17 about sociodemographic data and 26 about the theme) and it was delivered with the Free and Informed Consent (IC) after approval of the Ethics Committee in November 2009. Results: The majority of the participants is women between 20 and 30 years old, single, without children, catholic and live with their families. For them, professors, students and the course are positive. The students presented difficulties as: overload of activities causing lack of time for leisure and rest, leading most of the time to health harm caused by the sedentary, fatigue and poor diet. However, they revealed that the course promotes satisfaction which contributes to the personal and professional growth and that may operate changes, the recognition and practice application of knowledge in the trainee programs and the relationship with colleagues, professors and clients. Social support with leisure practices, physical activities, rest and healthy diet contribute for the promotion of health. They feel pain and physical discomfort mainly in the lumbar spine, cervical and some in shoulders, legs and feet related to the situation lived in the university. They don't know the Burnout Syndrome but fit at least 6 symptoms. Concerning the educational process, they have evaluated it positively according to the theme. Before the relaxing activities, they felt tired, worn, agitated and stressed. These symptoms have improved in the end of the workshops providing rest and welfare sensation. Final Considerations: This investigation showed significant data about the researched theme revealing evidence of signs and symptoms about the disease in sample of students of the nursing graduation, proposing alternative activities to relief the tensions resulting the academic routine besides the build of an educational primer about the subject in order to meet their personal necessities and posteriorly their professional needs. The experience was positive in order to accomplish a health promotional work with the students in view of awareness, self-knowledge and the possibility of finding alternatives to this problem.
 
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Data de Publicação
2012-02-16
 
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