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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2020.tde-17122019-165812
Documento
Autor
Nome completo
Mônica Mitsue Nakano
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho (Presidente)
Resck, Zélia Marilda Rodrigues
Scarpini, Neire Aparecida Machado
Silva, Marta Angélica Iossi
Título em português
Concepções de graduandos de Enfermagem sobre Promoção da Saúde e as ações desenvolvidas nos estágios da saúde
Palavras-chave em português
Atenção básica
Atenção hospitalar
Estágio curricular supervisionado
Promoção da saúde
Resumo em português
Os estudantes de enfermagem são formados para atuar na prevenção, promoção e reabilitação da saúde e, durante sua graduação, cursam as disciplinas de estágio supervisionado na atenção básica e hospitalar. Nesta pesquisa o objetivo foi analisar as concepções de promoção da saúde dos estudantes de enfermagem e suas ações de promoção da saúde, desenvolvidas nos âmbitos hospitalares e de atenção primária em seu último ano do curso. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva, utilizando-se como referencial a abordagem histórico-cultural de Vigotski. A pesquisa foi realizada com estudantes do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem e Bacharelado em Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, os quais cursaram o estágio supervisionado da atenção primária e hospitalar. A coleta foi realizada na própria universidade, ao final dos dois semestres de 2018, na data e horário agendados previamente na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Foram solicitadas respostas a questões abertas sobre a temática de promoção da saúde e suas ações. Participaram da pesquisa 62 estudantes. As respostas foram digitadas na íntegra e foi realizada a análise temática, delineada por Braun e Clarke (2006), que é subdividida em seis etapas: familiarização com os dados, geração de códigos iniciais, busca por temas, revisão de temas, definição e atribuição de nomes aos temas e elaboração do relatório. A análise do material resultou em cinco unidades temáticas: 1) promoção da saúde: um olhar focado na doença; 2) promoção da saúde: o conceito ampliado de saúde e os determinantes sociais; 3) promoção da saúde: o foco nos participantes das atividades; 4) educação em saúde e suas concepções; 5) facilidades e dificuldades para promoção da saúde. As concepções de promoção da saúde apresentadas pelos estudantes variaram entre o modelo biomédico centrado na doença, o modelo da saúde como um completo bem-estar físico, mental e social, a visão de determinantes sociais da saúde, o empoderamento e a melhora da qualidade de vida. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para a formação dos estudantes de enfermagem acerca da promoção da saúde e que as instituições de ensino superior se movimentem em direção ao atual modelo de saúde, preparando adequadamente os profissionais para o mundo de trabalho
Título em inglês
Nursing students' conceptions about health promotion and actions performed during health internship
Palavras-chave em inglês
Health promotion
Hospital care
Primary care
Supervised internship
Resumo em inglês
Nursing students are taught to work in the prevention, promotion and rehabilitation of health and, during their graduation, they attend supervised internship subjects in basic and hospital care. In this research work the goal was to analyze the conceptions of health promotion of nursing students and their health promotion actions, performed in the hospital and primary care contexts during their last year of course. It is a qualitative, descriptive research, based on historical-cultural approach of Vigotski. The research was carried out with students of Bachelor and Licentiate in Nursing courses, at the Ribeirão Preto's Nursing School of the University of São Paulo, who attended supervised internship in primary and hospital care. The data were collected at the university, at the end of the two semesters of 2018, at a date and time previously scheduled at the Ribeirão Preto's Nursing School. Replies to open-ended questions about the health promotion theme and its actions were requested. The research counted on 62 students. The answers were typed in full and the thematic analysis was performed, outlined by Braun and Clarke (2006), which is divided into six steps: familiarization with the data, development of initial codes, search for themes, theme review, definition and naming themes and report writing. The material analysis resulted in five thematic units: 1) health promotion: a focus on disease; 2) health promotion: the expanded concept of health and the social determinants; 3) health promotion: focus on activities' participants; 4) health education and its conceptions; 5) facilities and difficulties for health promotion. The health promotion conceptions reported by the students varied between the disease centered biomedical model, the health as a complete physical, mental and social well-being model, the vision of social determinants of health, empowerment and life quality improvement. It is expected that the results of this study contribute to the education of nursing students about health promotion and that higher education institutions move towards the current health model, adequately preparing professionals for the workplace
 
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Data de Publicação
2020-02-03
 
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