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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2010.tde-16112010-110016
Document
Auteur
Nom complet
Nunila Ferreira de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2010
Directeur
Jury
Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e (Président)
Munari, Denize Bouttelet
Zanetti, Maria Lucia
Titre en portugais
Grupo de apoio: espaço para novas conversas acerca do diabetes mellitus
Mots-clés en portugais
Diabetes Mellitus
Enfermagem
Processos Grupais
Resumé en portugais
Diante da crescente prevalência do Diabetes Mellitus (DM) na população mundial, a educação em saúde tem sido foco de estudos que buscam estratégias para a efetivação do autocuidado por parte de pessoas que possuem essa doença. O presente estudo foi realizado no contexto das atividades de um Centro de Pesquisa e Extensão Universitário, onde são realizadas atividades educativas em grupo para pessoas com DM, por meio de equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos. O objetivo foi investigar as contribuições de um grupo de apoio na aprendizagem voltada para o autocuidado em Diabetes, segundo os participantes. A coleta de dados foi realizada durante seis meses, com audiogravação de quatro reuniões coordenadas por três psicólogos e uma enfermeira, em que participaram 16 pessoas. Os dados foram transcritos e submetidos à análise temática, dos quais emergiram as seguintes categorias: Faço parte de um serviço de apoio em Diabetes; Tenho diabetes, sentimentos e desafios relacionados à doença; Desmistificando a singularidade: o poder das trocas de experiências no grupo e Avaliações realizadas pelos participantes durante as sessões grupais. As três primeiras foram divididas em subcategorias que possibilitaram uma maior exploração dos temas abordados. Nos encontros emergiram demandas emocionais dos participantes frente ao DM e seu tratamento, principalmente quanto à mudança de hábitos. Os participantes problematizaram e discutiram as recomendações dos profissionais, produzindo coletivamente formas de enfrentamento da doença. Percebemos o desenvolvimento do grupo ao longo dos encontros. Mudanças se apresentaram tanto em termos do processo grupal, quanto com relação à progressiva apropriação de conhecimentos e incorporação de novas atitudes frente ao DM.
Titre en anglais
Support group: space for new conversations about Diabetes Mellitus
Mots-clés en anglais
Diabetes mellitus
Group processes
Nursing
Resumé en anglais
Given the increasing prevalence of Diabetes Mellitus (DM) in the world population, health education has been the focus of studies seeking strategies for effective selfcare by people who have this illness. The present study was conducted in the context of the activities of a University Centre for Research and Extension, where educational activities are conducted in a group for people with diabetes through multidisciplinary team, comprising nurses, psychologists, dietitians and physical trainers. The objective was to investigate the contributions of a support group in learning for self-care in diabetes, according to participants. Data collection was performed during six months, with four audio recording of meetings coordinated by three psychologists and a nurse, attended by 16 persons. The data were transcribed and subjected to thematic analysis, from which emerged the following categories: I belong to a support service in diabetes; I'm a diabetic, feelings and challenges related to illness; Demystifying the singularity: the power of exchanging experience in group and assessments made by participants during the group sessions. The first three were divided into subcategories that enabled a greater exploration of the themes. In these meetings have emerged emotional demands of the participants about the DM and its treatment, especially regarding the change of habits. Participants problematized and discussed the professionals recommendations, collectively producing forms of fighting the illness. We perceive the group's development over the meetings. Changes are presented in terms of group process, as compared with the gradual acquisition of knowledge and incorporation of new attitudes toward DM
 
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Date de Publication
2010-11-22
 
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