• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2013.tde-16012014-152446
Documento
Autor
Nome completo
Janaina Luiza dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2013
Orientador
Banca examinadora
Bueno, Sonia Maria Villela (Presidente)
Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi
Fernandes, Maria de Fatima Prado
Kodato, Sergio
Mulato, Sabrina Corral
Título em português
Visão dos docentes e discentes de enfermagem sobre o processo de morte morrer e a finitude da vida: desenvolvimento de uma pesquisa-ação
Palavras-chave em português
Educação em enfermagem
Morte
Tanatología
Resumo em português
Tratar sobre a temática da morte, o morrer e a finitude da vida faz parte do desenvolvimento humano, apesar de ser considerado um tabu sócio-cultural ocidental ou até mesmo um tema interdito ou silenciado. Abordar esse assunto com os profissionais da saúde, inserido na linha da educação para a saúde é de suma importância, pois possibilita o desenvolvimento humano pessoal e profissional. Pois, enfocar sobre a temática da morte estamos também falando de vida, de seus estilos, e a qualidade da mesma acaba sendo repensada, como também, a questão da morte digna. Objetivamos Identificar e verificar a visão cultural dos Docentes e Discentes em relação à Morte e Morrer e a finitude da vida, e construir um grupo de discussão sobre a temática, para auxiliar na formação dos profissionais de enfermagem, trabalhando coletivamente, ações educativas e planos de aula, para implementar a temática em foco. Trata- se de uma pesquisa qualitativa mediatizada pela metodologia da pesquisa-ação, de cunho humanista. Análise foi realizada por categorização, convergente/divergente, o público-alvo foram docentes que abordam essas temáticas, e discentes do 1º e 5º ano ambos do curso de enfermagem de uma universidade estadual do interior paulista. Após o levantamento dos temas geradores construímos as ações educativas que foram planos de aula abordando a morte e o morrer e a finitude da vida em suas várias faces, além da construção de uma oficina voltada para esse tema que foi realizada num congresso científico. No decorrer de todo esse processo de pesquisa depreendemos que estudar e abordar a temática sobre a morte, o morrer e a finitude da vida pode proporcionar e favorecer uma formação acadêmica diferenciada aos estudantes da área da saúde, preparando-os para lidarem com esse tema no seu cotidiano profissional. Para isso consideramos ser de grande importância a inserção dessa temática nos currículos escolares e nos cursos de atualização profissional e formação docente, com foco na abordagem crítico-social, na ação-reflexão-ação e na humanização do atendimento em saúde
Título em inglês
Perception of teachers and nursing students about the process on death dying and the finiteness of life: development of an action-research
Palavras-chave em inglês
death
nursing education
Thanatology
Resumo em inglês
Treating on the subject of death, dying and the finitude of life is part of human development, despite being considered a western socio-cultural taboo, or even an interdict or muted topic. Approach this subject with health professionals, inserted into the line of health education is extremely important, as it allows the personal and professional human development. Therefore, focusing on the theme of death, we are also talking about life, about their styles, and the quality of it turns out to be reconsidered, as well as, the issue of death with dignity. We aim to identify and verify the cultural vision of the teachers and students in relation to the Death and Dying and the finiteness of life, and create a discussion group about this theme, to assist in the formation of nursing professionals, by working collectively, educational activities and lesson plans, to implement the subject that is currently in focus. This is a qualitative research mediated by the methodology of action-research, of humanist nature. Analysis was performed by categorization, convergent/divergent, the target were teachers that approach these issues, and nursing students of the 1st and 5th year, both of the nursing course of a state university in São Paulo. After bringing up the generating themes, we build the educational activities that were lesson plans, addressing the death and the dying and the finitude of life in its many faces, and the construction of a workshop geared towards this theme, which was performed in a scientific congress. During the whole research process, we concluded that study and approach the issue about the death, the dying and the finitude of life can provide and promote a differentiated academic formation for students in the health area, preparing them to deal with this issue in their daily professional activities. For this, we consider to be of great importance the inclusion of this subject in the school curriculum and in the professional updating courses and the teacher formation, focusing on the critical-social approach, in action-reflection-action and the humanization of health care
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
JANAINALUIZADOSSANTOS.pdf (1,017.22 Kbytes)
Data de Publicação
2014-01-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.