• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2007.tde-13082007-152634
Document
Auteur
Nom complet
Munira Penha Domingues
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2007
Directeur
Jury
Bueno, Sonia Maria Villela (Président)
Diniz, Sebastiana Aparecida
Miasso, Adriana Inocenti
Titre en portugais
Postura educativa do enfermeiro psiquiátrico em sua atuação profissional: percepção dos alunos de graduação em enfermagem
Mots-clés en portugais
Enfermagem
Ensino
Psiquiatria
Resumé en portugais
A postura educativa do enfermeiro tem significado relevante em serviço. A prática da profissão mostra nos que muitos enfermeiros tendem a ter uma postura mais dominante, crítica e de vigilância. Contudo, é importante destacar a necessidade de maior reflexão sobre essas questões, considerando a possibilidade da adesão de uma postura mais aberta, democrática, participativa e dialógica no cotidiano profissional do enfermeiro, tendo em vista as transformações por que passa a sociedade atual. Nesta pesquisa, estudamos esses pressupostos, com base nos referenciais teóricos de Freire, considerando a influência da postura pedagógica dos docentes na formação do enfermeiro psiquiátrico. OBJETIVO: Sensibilizadas com essas questões, propomos levantar o diagnóstico do processo ensino-aprendizagem com os alunos de graduação (3º ano), identificando qual o pensamento deles sobre o significado das concepções pedagógicas tradicional e contemporânea para a enfermagem psiquiátrica e suas implicações no cotidiano profissional; sugerir programa de leituras complementares com eles, visando conhecer melhor a influência positiva de ações crítico-sociais, mais abertas e democráticas nessa área de atuação. METODOLOGIA: Trabalhamos uma pesquisa de cunho qualitativo, humanista, num estudo descritivoexploratório, mediatizado pela pesquisa-ação. Usamos como técnicas: a entrevista e a observação participante, aplicando um questionário aberto. Pesquisamos 24 alunos do Curso de Graduação, que aceitaram participar do estudo. A pesquisa atende aos preceitos éticos e ao rigor científico (aprovada pelo CEP da EERPUSP). Os dados foram categorizados e os achados discutidos e analisados à luz do referencial teórico baseado nas concepções pedagógicas, bancária e problematizadora, isto é, tradicional e contemporânea, preconizadas por Freire. RESULTADOS: De acordo com os achados encontrados, a grande maioria desses sujeitos percebe a postura do enfermeiro como uma postura em fase de transição da tradicional para a contemporânea, reforçando que há enfermeiros com posturas ainda muito rígidas, limitadas e autoritárias. Em contrapartida, há enfermeiros que têm condutas humanizadas, valorativas e integrativas. Portanto, concluímos que os alunos têm uma noção real das questões abordadas, estando abertos à mudança.
Titre en anglais
Educative position from the psychiatric nurse related to their professional performance: graduated students perception
Mots-clés en anglais
Course
Nursing
Psiquiatric
Resumé en anglais
The nurse educative position has an important meaning. Nursing experience show us that many of them lean to a position more dominant, critical and vigilant. However, it is important to emphasize the need of a higher reflection about this matter, considering the possibility of the acceptance of an opener position, democratical, participative and dialogic into the nurse professional daily, considering the changes taken by the actual society. In this research, we have studied these presupposed matters, basing on Freire?s reference teoric, considering the influence of the pedagogical position from teachers on the psiquiatric nurse graduation. OBJECTIVE: Being touched with these questions, we propose to raise the Teaching-Learning Process diagnostic with the graduation students (3rd year), identifying which are their thought about the traditional conception meaning and contemporary conception for psychiatric nursing and its implication over the professional daily; and suggest complementary reading programs together with them, aiming to know better the positive influence of the social-critical actions, more open and democratic on this area. METHODOLOGY: We have been working on a qualitative research, humanist, and exploring-description, guided by the researchaction. The techniques used are: interview and participant observation, applying an open questionnaire. Twenty-four students have been inquired from the Graduation Course who accepted to participate on this study. The research considered the ethnical principles and the scientific strictness (approved by CEP from EERP-USP). The dates have been distinguished, discussed and analyzed on the teoric referential based on the pedagogic conceptions, graduated and problematic, e.g., traditional and contemporary, praised by Freire. RESULTS: According to the founded subjects, most of these people realize the nursing position as a transition from traditional to contemporary. Reinforced that there are nurses with severe position imitated and authoritarian. On other hands, there are nurses which behavior is humanized, worthwhile integrative. Therefore, we concluded that the students have a brief knowledge from the questions above mentioned, being open to changes.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
MUNIRAPENHADOMINGUES.pdf (750.68 Kbytes)
Date de Publication
2007-08-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.