• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2013.tde-09012014-152506
Documento
Autor
Nombre completo
Camila Bernardi de Novaes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2013
Director
Tribunal
Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho (Presidente)
Sicca, Natalina Aparecida Laguna
Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e
Título en portugués
Promoção da saúde na educação básica: possibilidades e desafios para Licenciatura em Enfermagem
Palabras clave en portugués
Educação Básica
Licenciatura em Enfermagem
Promoção da Saúde
Resumen en portugués
Vivencia-se, no Brasil, o desafio do desenvolvimento de ações multidisciplinares e intersetoriais de Promoção da Saúde no contexto escolar. Diante deste panorama, a necessidade não apenas da abordagem temática da saúde, como também a preparação dos profissionais para desenvolver este trabalho, devem ser discutidas. As atuais diretrizes nacionais do curso de Licenciatura em Enfermagem indicam que se espera, entre outros, o perfil de enfermeiros capacitados para atuar na Educação Básica. Considerando-se que existem políticas públicas que vêm promovendo e incentivando a Promoção da Saúde na Educação Básica, é importante estudar a formação e atuação do futuro enfermeiro em tal contexto. Diante disso, este trabalho teve como objetivo principal analisar a inserção de estagiários do Curso de Licenciatura em Enfermagem na Educação Básica em atividades de Promoção da Saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e a participação foi espontânea, após conhecimento da proposta do estudo e consentimento por meio de assinatura do TCLE. A coleta de dados se deu por meio de dois encontros de Grupos Focais realizados com estagiários licenciandos em enfermagem e observações das atividades realizadas por eles, nas escolas. A análise de conteúdo temática foi selecionada para análise dos resultados obtidos, que constituiu-se em cinco categorias: Concepções sobre a Promoção da Saúde na Educação Básica; Imersão dos estagiários no contexto escolar; Diferentes olhares sobre o papel do enfermeiro na escola; O trabalho de Promoção da Saúde na escola pelos estagiários; Olhando para sua própria formação para atuação na Educação Básica: Curso de Licenciatura em Enfermagem. Os resultados encontrados neste trabalho apontam conhecimentos e concepções teóricas desses enfermeiros em formação sobre as atividades de Promoção da Saúde no contexto escolar, bem como aspectos de sua atuação neste âmbito. Além disso, ressalta-se a importância do estágio, ou seja, da inserção dos mesmos, na realidade da Educação Básica, para melhor preparo em sua atuação profissional futura. Assim, destaca-se a necessidade de políticas públicas que busquem aproximar os profissionais de saúde das escolas de Educação Básica. Também é preciso um estudo maior dessa capacitação proposta pelas diretrizes, das possibilidades e dos campos de atuação desses profissionais na Educação Básica, para que tal diretriz se fortaleça e consolide, na formação dos enfermeiros licenciados
Título en inglés
Health promotion in primary education: ossibilities and challenges for nursing degree
Palabras clave en inglés
Health Promotion
Nursing Degree
Primary Education
Resumen en inglés
Experiences in Brazil will be the challenge of developing multidisciplinary and intersectoral actions for health promotion in the school context. Against this background, the need not only the thematic approach of health, as well as the preparation of professionals to develop this work should be questioned and examined. The current national guidelines Degree in Nursing indicate what is expected, among others, the profile of nurses trained to work in basic education. Considering that there are policies that are promoting and encouraging health promotion in primary education, it is important to study the formation and performance of future nurse in such a context. Given this work, we aimed to analyze the insertion of trainees Degree in Nursing in primary education in health promotion activities. This is a qualitative research, and participation was spontaneous, after knowledge of the purpose of the study and consent by signing the consent form. The data collection occurred through in two focus groups conducted meetings with nurses in training and observations of the activities performed by them in schools. A thematic content analysis was selected for analysis of results, consisting in five categories: Concepts of health promotion in primary education; Immersion trainees in the school context; Different perspectives on the role of nurses in schools; the work health promotion at the school by the trainees; looking for your own training to operate in primary education: Degree in Nursing. The results of this study show the ability to act in these training nurses in health promotion activities in schools, with knowledge and theoretical concepts related to the main concepts involved in these issues. In addition, there is also the importance of the stage, the insertion of the same, in the reality of primary education to better prepare for future professional activities. Thus, there is the need for public policies that seek to bring together health professionals from schools of primary education. They also need a larger study of this training, the possibilities and fields of expertise of these professionals in primary education, for such guideline is to consolidate and strengthen the education of licensed nurses
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-01-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.