• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2011.tde-08082011-160847
Documento
Autor
Nome completo
Adriano Luiz da Costa Farinasso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2011
Orientador
Banca examinadora
Labate, Renata Curi (Presidente)
Waidman, Maria Angelica Pagliarini
Carmo, David Roberto do
Marques, Sueli
Ribeiro, Cléa Regina de Oliveira
Título em português
A vivência do luto em viúvas idosas e sua interface com a religiosidade e espiritualidade: um estudo clínico-qualitativo
Palavras-chave em português
espiritualidade
Idoso
pesar
pesquisa qualitativa
religião
Resumo em português
A relação entre idade avançada e a elaboração do luto apresenta-se controvertida na literatura, pois o conjunto de perdas que se acumula com o passar dos anos pode resultar tanto em um complicador quanto em um facilitador do processo de elaboração do luto. Os significados de morte e luto ligados às crenças religiosas e a espiritualidade podem interferir na elaboração do luto, configurando-se em um campo a ser trabalhado ao lidarmos com idosos enlutados. Com base nestes pressupostos a presente tese objetiva compreender os sentidos e significados da vivência do luto em viúvas idosas e sua relação com a religiosidade e espiritualidade. Trata-se de um estudo clínico-qualitativo realizado em uma amostra intencional por variedade de tipos composta por seis viúvas idosas que se enquadraram nos seguintes critérios: idade igual ou superior a 60 anos; sexo feminino; residir em área urbana e de abrangência do PSF; ter vivenciado a morte do marido há mais de um mês e menos de 13 meses antes da data da entrevista. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista não estruturada e observação. Após a análise de conteúdo foram elencadas as seguintes categorias: 1) a fé em Deus como "combustível" para a superação do luto; 2) a fé como transformadora do significado do momento da morte; 3) os rituais religiosos e o luto; 4) a igreja como suporte no processo de luto; 5) A fé explicando a perda e a crença na vida após a morte; 6) o luto e a saudade; 7) histórico de perdas e resiliência; 8) negação como mecanismo de defesa no luto; 9) o luto mediado pela culpa; 10) depressão como reação à perda; 11) o estereótipo da viúva e sua influência no luto. Estes resultados mostram que a crença em Deus, e a religião possuem um papel mais positivo na elaboração do luto do que se tem atribuído comumente na literatura.
Título em inglês
The bereavement experience in elderly widows and its interface with religiousness and spirituality: a clinical-qualitative study
Palavras-chave em inglês
Aged
grief
qualitative research
religion
spirituality
Resumo em inglês
The relationship between old age and the elaboration of bereavement is controversially found in literature, once the set of losses adding together as years go by may result in either a complicating or facilitating factor over the bereavement elaboration process. The meanings of death and bereavement connected to religious beliefs and to spirituality may interfere in the elaboration of grief, becoming a field to be worked with as we deal with bereaved elders. Based on such assumptions, the present thesis aims to comprehend the meanings of the bereavement experience in elderly widows and its relationship to religiousness and spirituality. This is a clinical-qualitative study carried out in an intentional sample through a number of types composed of six elderly widows who fit the following criteria of observation: age equal or above 60 years; female gender; residing at the urban area within the coverage of the Family Health Program; having experienced their husband"s death more than a month and less than 13 months before the date of the interview. The collection of data was accomplished through unstructured interview and observation. After the content analysis, the following categories were enrolled: 1) faith in God as a "fuel" to overcome bereavement; 2) faith as a transforming factor of the meaning of death"s moment; 3) the religious rites and grief; 4) the church as a support in the bereavement process; 5) faith explaining loss and the belief in life after death; 6) bereavement and missing; 7) history of losses and resilience; 8) denial as a defense mechanism through bereavement; 9) bereavement mediated by guilt; 10) depression as a reaction to loss; 11) the widow"s stereotype and its influence in bereavement. Those results show that the faith in God and religion play a more positive role in the elaboration of bereavement than what has been commonly assigned in literature.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-08-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.