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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.22.2005.tde-07012008-110710
Documento
Autor
Nome completo
Leiner Resende Rodrigues
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2005
Orientador
Banca examinadora
Casagrande, Lisete Diniz Ribas (Presidente)
Araújo, Maria Rizoneide Negreiros de
Furegato, Antonia Regina Ferreira
Pereira, Maria José Bistafa
Simões, Ana Lúcia de Assis
Título em português
Saúde mental e profissionais do programa de saúde da família: uma proposta de educação permanente
Palavras-chave em português
ações educativas
família
Programa Saúde da Família
transtornos mentais
Resumo em português
Buscando aprofundar o conhecimento e estimular o desenvolvimento das potencialidades das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) de Conquista/MG, este estudo teve como objetivos: Identificar e descrever a situação dos profissionais da equipe do PSF, em relação à assistência oferecida aos portadores de transtornos mentais e seus familiares segundo as variáveis: conhecimento do tema, condutas adotadas e dificuldades vivenciadas. Criar oportunidades de educação permanente, visando a aquisição de conhecimentos, para oferecer assistência aos portadores de transtorno mental e a seus familiares. Verificar a ocorrência de aprendizagem específica, desses profissionais, sobre transtornos mentais e meios de oferecer assistência aos portadores de transtorno mental e a seus familiares. Visando despertar a consciência dos trabalhadores do PSF em relação a assistência aos portadores de transtornos mentais e seus familiares, fizemos uso da abordagem qualitativa, especificamente do modelo de pesquisa-ação. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de instrumento semi-estruturado, dinâmicas de grupo e registro e verbalizações dos participantes durante o momento de discussão. Da análise das entrevistas, diários de campo e dinâmica, traçamos o diagnóstico e verificamos que a maioria dos profissionais da equipe de saúde da família, não sabem o que é transtorno mental, nem como fazer uma intervenção com o portador e a família desse, porém demonstraram vontade de conhecer o tema. Durante as ações educativas que consistiram em cinco temas selecionados por eles que foram: Relacionamento interpessoal/comunicação, Família, Crises/saúde mental; transtornos mentais e intervenções familiares, os profissionais da equipe do PSF,- sentiram despertos para a ocorrência dos transtornos mentais e a importância da intervenção junto aos familiares desses como uma forma de evitar re- internações. Concluímos que para haver uma assistência efetiva aos familiares de portadores de transtornos mentais e com isso, reduzir o número re-internações deve-se ter educação permanente, lugar onde seria discutido todos os ângulos que envolvem a comunidade, levando-se em consideração as reais necessidades dessa.
Título em inglês
Mental Health and Profissionals of the Program of family Health: a permanet proposal education
Palavras-chave em inglês
educative actions
family
mental disturbance
Program of Family Health
Resumo em inglês
Trying to increase the knowledge and to simulate the development of the pontetialities of the temas of the Program of Family Health(PFH) of Conquista/MG, this study had as aims: Identify and describe the situation of yhe profissionals of the teams of PFH, in relation to the assistance offered to the bearers of mental disturbances and their families according to The variables: knowledge about the subject, behaviors adopted and difficulties experienced. Create opportunities of permanent education, aiming the acquisition of knowledge, offer. assistance to the bearers of mental disturbance and their families. Verify the occurrencce of the specífie learning of these profissionals about mental disturbance and their families. Aiming to house the conscience of the workers of the PFH in relation to the assistance to the bearers of the mental disturbances and their families, we used the quantitative approach, specifically the model research-action. The data were obtained from the application of semi-structured instrument, dynamic of groups and records of the speeches of the participants during the moment of discussion. In the analisys of the interviews, diaries of camp and dynamic, we traced the diagnostic and realized that most of the profissionals of the team of family health, do not know what mental disturbance is, neitheir how to the make to make na intervention with the bearer and his family, nevertheless they showed wish to know abouth the subject. During the educative actions which consisted in five themes selected by selected by them: Interpessonal relationship/communication, family, crisis/mental health, mental disturbance and family interventions, the profissionals of the PFH team felt awaked to the occurrence of mental disturbance and the importance of the intervention in their families as a way of avoiding re-internments. We conclude that in order to have an affective assistance of to the families the bearers of mental disturbance and, with that, to reduce the number of re-internments, there should be a permanent education, in which, it would bve discussed allo the angles that involve the community, considering the real necessities of it.
 
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Data de Publicação
2008-02-01
 
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