• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.22.2006.tde-04082006-163611
Documento
Autor
Nome completo
Eliane da Silva Britto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2006
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Ana Maria Pimenta (Presidente)
Robazzi, Maria Lucia do Carmo Cruz
Santos, Manoel Antonio dos
Título em português
"Enfermeiros psiquiátricos:estresse, enfrentamento e saúde"
Palavras-chave em português
Enfermagem
enfrentamento
estresse
saúde mental
Resumo em português
Baseado na teoria de Lazarus e Folkman (1979) sobre estresse e enfrentamento, esta pesquisa propôs-se a responder questões relacionadas a como enfermeiros que trabalham em contato direto e diário com pacientes psiquiátricos, num hospital geral e psiquiátrico, avaliam seu trabalho, sua saúde como lidam e enfrentam as situações estressantes. Este estudo tem enfoque quantitativo e descreve a condição de estresse entre os enfermeiros que trabalham em unidades de assistência a portadores de transtorno mental. A classificação das unidades de atuação do enfermeiro entre unidade aberta e fechada foi realizada de acordo com o período e forma de tratamento dos clientes. Considerou-se como unidade fechada, a unidade de longa e curta internação e aberta a unidade de atendimento diário. Participaram do estudo 12 enfermeiros de unidades fechadas de um hospital geral; 11 de um hospital psiquiátrico e sete enfermeiros de unidades abertas. Em todos os contextos abordados, os enfermeiros tenderam a avaliar seu trabalho de modo a que se possa inferir que não é altamente estressante. Em ambas as unidades, constatou-se que a saúde mental dos profissionais encontra-se preservada e estratégias de enfrentamento utilizadas mostraram um padrão semelhante para os grupos
Título em inglês
"Psychiatric nurses: stress, coping and health"
Palavras-chave em inglês
coping
mental health
nursing
stress
Resumo em inglês
Based on Lazarus e Folkman’s theory (1979) about stress and coping this work intended to answer to questions regarding as nurses of psychiatric services evaluate their work, their mental health and how they cope with them. This research has a quantitative approach. The psychiatric services were classified as open and closed units according to treatment schedules. A closed unity is that where patients stay for longer periods and open units as that where patients have a daily assistence. Twelve nurses from closed units of a general hospital; eleven from a psychiatric hospital and seven from open services participated. In general they evaluated their work as not much demanding. They didn’t identify their mental health as jeopardized. Regarding the coping strategies most of them were used by the nurses of this study and proportionally they used adaptative strategies to face problems at work. Few nurses showed negative evaluations of their work and mental health.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2006-08-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.