• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2019.tde-04062019-155636
Documento
Autor
Nome completo
Isabela Masucci de Lima Camargo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Donato, Edilaine Cristina da Silva Gherardi (Presidente)
Pereira, Marta Cristiane Alves
Webster, Clarissa Mendonça Corradi
Sparapani, Valéria de Cássia
Título em português
Bebômetro: desenvolvimento de um aplicativo móvel para registro e acompanhamento do consumo de bebidas alcoólicas para universitários
Palavras-chave em português
Enfermagem
Qualidade de vida
Tecnologia
Transtornos relacionados ao uso do álcool
Resumo em português
O consumo de risco e a dependência de bebidas alcoólicas é um tema de pesquisa recorrente no âmbito nacional e mundial. Em especial, os estudos têm enfocado no aumento do consumo de álcool por parte dos jovens, mais especificamente no meio universitário, por se tratar de um momento de mudanças e de fragilidades, bem como a conquista de novos papeis e autonomia. A utilização de aplicativos móveis, bem como de smartphones, tem sido cada vez mais acessível, particularmente por estudantes universitários. Na área da saúde, a tecnologia está presente de diversas formas, e tornou-se uma ferramenta de grande auxílio. O objetivo do estudo foi desenvolver um aplicativo móvel para registrar e acompanhar o consumo de bebidas alcoólicas e analisar sua utilização por uma amostra de estudantes universitários. O aplicativo desenvolvido na primeira etapa do estudo, inclui o armazenamento dos dados de consumo de bebidas alcoólicas, dados referentes à emoções que o indivíduo tenha experienciado e informações relacionadas à ressaca e possíveis medidas de amenização da mesma. Foram utilizados para a coleta de dados os instrumentos WHOQOL, AUDIT, e ainda um questionário sociodemográfico desenvolvido pelos pesquisadores, para a segunda fase da coleta, os participantes fizeram o registro dos dados de consumo e de avaliação do aplicativo no proprio aplicativo. Com relação à avaliação do aplicativo, todas as respostas fornecidas foram positivas, bem como as avaliações qualitativas. Encontrou-se que dentre a amostra existe grande prevalência de binge drinking e binge drinking extremo, o que, segundo literatura existente, expõe o indivíduo à violência e situações de vulnerabilidade, prejuízo dos estudos e na vida pessoal. Quanto à qualidade de vida, o domínio com menores escores foram o Social e Psicológico, por outro lado, aquele com mais respostas no nível "regular" foi o domínio relativo ao Meio ambiente, ou seja, condições e qualidade do meio no qual está inserido o sujeito. Desta forma, conclui-se que por parte dos usuários do aplicativo, houve aprovação quanto à aplicabilidade, facilidade de uso, interface e praticidade.
Título em inglês
Bebômetro: development of a mobile application for recording and monitoring of alcohol consumption among college students
Palavras-chave em inglês
Calidad de vida
Enfermería
Tecnología
Trastornos relacionado con el consumo de alcohol
Resumo em inglês
El consumo de riesgo y la dependencia de bebidas alcohólicas es un tema recurrente de investigaciones nacionales y mundiales. En particular, los estudios están centrados en el aumento del consumo de alcohol por parte de los jóvenes, más específicamente en el ámbito universitario, una vez que es un momento de cambio y de fragilidades, así como de conquista de nuevos roles y autonomía. El uso de las aplicaciones móviles, así como los smartphones, han sido cada vez más asequibles, particularmente por los estudiantes universitarios. En el área de la salud, la tecnología es presente en varias formas, y se ha convertido en una herramienta útil. El objetivo del estudio consistió en desarrollar una aplicación móvil para registrar y rastrear el consumo de bebidas alcohólicas y analizar su uso por una muestra de estudiantes universitarios. La aplicación desarrollada en la primera etapa del estudio incluye el almacenamiento de datos de consumo de alcohol, datos referentes a las emociones que el individuo ha experimentado y la información relacionada con la resaca y posibles medidas de mitigación. Fueron utilizados para la recolección de datos los instrumentos de WHOQOL, AUDIT y un cuestionario sociodemográfico desarrollado por los investigadores, para la segunda fase de la recolección de datos, los participantes registraron los datos de consumo y evaluaron la aplicación. En lo que respecta a la evaluación de la aplicación, todas las respuestas proporcionadas fueron positivas así como fueron las evaluaciones cualitativas. Se encontró que entre la muestra existe una alta prevalencia de binge drinking y binge drinking extremo, que, de acuerdo con literatura existente, expone al individuo a la violencia y situaciones de vulnerabilidad, daño de los estudios y de la vida personal. En cuanto a la calidad de vida, el dominio con las puntuaciones más bajas fue el de dominio Social y Psicológico, y por otro lado, aquel dominio con más respuestas en el nivel "regular" era el dominio relacionado con el medio ambiente, es decir, condiciones y calidad del medio ambiente en que se inserta el sujeto. Por lo tanto, se concluye que por parte de los usuarios de la aplicación hubo aprobación con respecto a la aplicabilidad, facilidad de uso, interfaz y practicidad.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-08-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.