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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.21.2010.tde-27072011-155717
Documento
Autor
Nome completo
Leonardo Augusto Samaritano dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Siegle, Eduardo (Presidente)
Miranda, Luiz Bruner de
Schettini, Carlos Augusto França
Título em português
Modelagem numérica da dinâmica do sistema estuarino Caravelas - Peruíbe, BA
Palavras-chave em português
dinâmica estuarina
modelagem numérica
MOHID.
transporte de sedimentos em suspensão
Resumo em português
O presente trabalho visa caracterizar, através de experimentos numéricos, a hidrodinâmica e o transporte de sedimentos em suspensão no sistema estuarino de Caravelas e Peruípe sob diferentes condições forçantes. O sistema é formado por canais que estabelecem a conexão entre os rios Caravelas e Peruípe. Dados de nível de água e velocidade de correntes, obtidos em coletas de campo foram utilizados para aplicar e calibrar o modelo numérico MOHID. Diferentes experimentos numéricos, simulando condições de maré de sizígia e de quadratura com diferentes condições de descarga fluvial, foram realizados. A partir destas simulações foram obtidas distribuições espaciais e pontuais da concentração de sedimentos em suspensão e das correntes forçadas pela maré integradas verticalmente. Em condições de sizígia o estuário é caracterizado por correntes mais intensas e assimétricas, com dominância de vazante. As maiores concentrações médias de sedimento em suspensão ocorreram em condições de sizígia e o transporte de sedimentos resultante foi em direção ao oceano, em função do domínio das correntes de maré vazante. Os experimentos numéricos mostram que os canais que conectam os dois estuários têm papel relevante na dinâmica local. Eles possuem influência na dinâmica sedimentar do sistema estuarino. A hidrodinâmica e o balanço sedimentar do sistema são principalmente modulados pela altura da maré, com pouca contribuição do aporte de água doce.
Título em inglês
Numerical modeling of the Caravelas-Peruíbe (BA) estuarine system
Palavras-chave em inglês
estuarine dynamics
MOHID
numerical modeling
suspended sediment transport
Resumo em inglês
The aim of this work is to characterize, through numerical modeling experiments, the hydrodynamics and suspended sediment transport dynamics in the Caravelas ? Peruípe estuarine system under different forcing conditions. The system comprises channels that connect the Caravelas and Peruípe rivers. Water level and current velocity data obtained through field campaigns were used to apply and calibrate the MOHID numerical model. Different numerical experiments simulating spring and neap tides with different river discharge conditions have been conducted. Based on these simulations, the hydrodynamics and spatial and temporal distributions of suspended sediment concentrations have been analyzed. During spring tide the estuary is characterized by intense and asymmetric currents (ebb dominated). The highest average suspended sediment concentration occurred during spring tide conditions, with net sediment transport being seaward. The numerical experiments show that the connecting channels play a relevant role in the local suspended sediment dynamics. The hydrodynamic and sediment balance in the system are modulated mainly by the tidal range, with little influence from the freshwater supply.
 
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Data de Publicação
2011-08-04
 
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  • MIRANDA, Luiz Bruner de, et al. Circulation and hydrographic characteristics at Nova Viçosa, southern entrance of the estuarine system of Caravelas, Bahia, Brazil. In IV Simpósio Brasileiro de Oceanografia, São Paulo, 2008. Resumos IVSBO., 2008. Resumo.
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