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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.21.2008.tde-23092009-103654
Documento
Autor
Nome completo
Shanty Navarro Hurtado
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Tessler, Moyses Gonsalez (Presidente)
Figueira, Rubens Cesar Lopes
Giannini, Paulo Cesar Fonseca
Título em português
A influência da implantação de um terminal aquaviário na dinâmica sedimentar local da Baía de Guanabara
Palavras-chave em português
Baía da Guanabara
contaminantes
erosão
exportar
Gás Liquefeito de Petróleo
GNL
plumas térmicas
re-disponibilização
sedimento de fundo
Terminal Aquaviário
Resumo em português
A Baía da Guanabara vem sofrendo alterações na sua bacia de drenagem desde o início do século XIX que resultaram em acentuada degradação ambiental. O presente trabalho discute a influência da implantação de um Terminal Aquaviário de Gás Natural Liquefeito (GNL) na Baía, e suas possíveis influências nos processos de sedimentação local e/ou re-disponibilização de sedimentos de fundo, e possíveis contaminantes associados. Os resultados dos modelos matemáticos mostram que as maiores velocidades das plumas termicas que atingem o fundo são em média 0,46 m3/s para as simulações de verão e 0,47 m3/s para as simulações de inverno, sendo que são necessários pelo menos de 0,50 m3/s para uma corrente erodir o fundo, porem velocidades na faixa de 20 a 50 m3/s são suficientes para causar erosão de sedimentos finos inconsolidados. Sendo assim, a influência das plumas térmicas geradas no processo de re-gaseificação do GNL é de pequena magnitude, e suas correntes só conseguem exportar estes sedimentos para distancias inferiores a 1000 m. Em relação a re-disponibilização de contaminantes associados aos sedimentos de fundo se mostrou pouco provável, dado o fato da qualidade dos sedimentos apresentarem, diferente da água, baixa concentração de contaminantes e da baixa competência de erosão, que eles tenham competência para erodir sedimentos consolidados.
Título em inglês
The influence of the implantation of an aquaviary terminal in local dynamics sedimentary f the Guanabara Bay, RJ
Palavras-chave em inglês
Aquaviary Terminal
bottom sediment
contaminants
erosion
export.
Guanabara Bay
Liquefied Petroleum Gas
LPG
re-availability
thermal plumes
Resumo em inglês
Since the beginning of the XIX century, interventions on the Guanabara's Bay drainage basin result in severe environmental degradation. This work aimed to analyze the implementation of an Aquaviary Terminal of Liquefied Natural Gas (LNG), and its putative consequences on the local sedimentation processes, and the availability and possible associated contaminants of the bottom sediments. According to the mathematical models developed, the means of the greatest speeds of the thermal plumes that reach the bottom are 0.46m3/s for the summer simulations and 0.47m3/s for the winter. However, for a current to be able to erode the bottom it must be of at least 50m3/s. Currents with speeds ranging from 20 to 50m3/s are sufficient only to cause the erosion of fine and non-consolidated sediment. Therefore, the thermal plumes generated in the process of re-gasification of the LNG are of little magnitude, and will not be able to export these sediments to any distance greater than 1000 meters. The re-availability of the contaminants associated with the bottom sediments is not likely, once these sediments, differently from the water, showed little concentration of contaminants. In addition, with the low erosion capacity of the currents generated, the consolidated sediments are not likely to be eroded.
 
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Data de Publicação
2009-09-23
 
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