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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.2.2016.tde-04082016-094412
Document
Auteur
Nom complet
Sandro Roberto dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Chinellato, Silmara Juny de Abreu (Président)
Costa Netto, José Carlos
Silveira, Newton
Titre en portugais
O direito de autor na obra musical: desequilíbrio do contrato e os novos rumos da proteção autoral
Mots-clés en portugais
Dano contratual
Direito autoral
Música
Propriedade intelectual
Resumé en portugais
Trabalhando com a linha de pesquisa "Direito moral e patrimonial de autor" propõe-se um estudo sobre o Direito de Autor na obra musical, abordando mais especificamente as relações contratuais entre autores e empresas de gravação e distribuição, quais sejam: produtores fonográficos (gravadoras) e editoras musicais. O presente trabalho é dividido em três partes. A primeira trata da propriedade intelectual sobre obras imateriais, sua evolução histórica e os conceitos da doutrina autoralista, substrato intelectual necessário para compreensão do problema de pesquisa: o desequilíbrio contratual e o dano autoral. A segunda parte analisa a questão proposta sob o ponto de vista do Direito Civil e da Constituição Federal brasileira, apresentando propostas de solução pela via judicial. A terceira e última parte cumpre a tarefa de apresentar propostas preventivas ao problema apresentado, seja quanto à prática contratual seja na atualização da legislação autoral brasileira.
Titre en anglais
Copyright in the musical workmanship: desequilibrium of the contract and the new routes of the authotial protection
Mots-clés en anglais
Authorial damage
Contractual desequilibrium
Copyright
Intellectual property
musical workmanship
Resumé en anglais
Trabalhando com a linha de pesquisa "Direito moral e patrimonial de autor" propõe-se um estudo sobre o Direito de Autor na obra musical, abordando mais especificamente as relações contratuais entre autores e empresas de gravação e distribuição, quais sejam: produtores fonográficos (gravadoras) e editoras musicais. O presente trabalho é dividido em três partes. A primeira trata da propriedade intelectual sobre obras imateriais, sua evolução histórica e os conceitos da doutrina autoralista, substrato intelectual necessário para compreensão do problema de pesquisa: o desequilíbrio contratual e o dano autoral. A segunda parte analisa a questão proposta sob o ponto de vista do Direito Civil e da Constituição Federal brasileira, apresentando propostas de solução pela via judicial. A terceira e última parte cumpre a tarefa de apresentar propostas preventivas ao problema apresentado, seja quanto à prática contratual seja na atualização da legislação autoral brasileira.
 
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Date de Publication
2016-12-14
 
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