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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.2.2016.tde-04082016-094412
Documento
Autor
Nombre completo
Sandro Roberto dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Chinellato, Silmara Juny de Abreu (Presidente)
Costa Netto, José Carlos
Silveira, Newton
Título en portugués
O direito de autor na obra musical: desequilíbrio do contrato e os novos rumos da proteção autoral
Palabras clave en portugués
Dano contratual
Direito autoral
Música
Propriedade intelectual
Resumen en portugués
Trabalhando com a linha de pesquisa "Direito moral e patrimonial de autor" propõe-se um estudo sobre o Direito de Autor na obra musical, abordando mais especificamente as relações contratuais entre autores e empresas de gravação e distribuição, quais sejam: produtores fonográficos (gravadoras) e editoras musicais. O presente trabalho é dividido em três partes. A primeira trata da propriedade intelectual sobre obras imateriais, sua evolução histórica e os conceitos da doutrina autoralista, substrato intelectual necessário para compreensão do problema de pesquisa: o desequilíbrio contratual e o dano autoral. A segunda parte analisa a questão proposta sob o ponto de vista do Direito Civil e da Constituição Federal brasileira, apresentando propostas de solução pela via judicial. A terceira e última parte cumpre a tarefa de apresentar propostas preventivas ao problema apresentado, seja quanto à prática contratual seja na atualização da legislação autoral brasileira.
Título en inglés
Copyright in the musical workmanship: desequilibrium of the contract and the new routes of the authotial protection
Palabras clave en inglés
Authorial damage
Contractual desequilibrium
Copyright
Intellectual property
musical workmanship
Resumen en inglés
Trabalhando com a linha de pesquisa "Direito moral e patrimonial de autor" propõe-se um estudo sobre o Direito de Autor na obra musical, abordando mais especificamente as relações contratuais entre autores e empresas de gravação e distribuição, quais sejam: produtores fonográficos (gravadoras) e editoras musicais. O presente trabalho é dividido em três partes. A primeira trata da propriedade intelectual sobre obras imateriais, sua evolução histórica e os conceitos da doutrina autoralista, substrato intelectual necessário para compreensão do problema de pesquisa: o desequilíbrio contratual e o dano autoral. A segunda parte analisa a questão proposta sob o ponto de vista do Direito Civil e da Constituição Federal brasileira, apresentando propostas de solução pela via judicial. A terceira e última parte cumpre a tarefa de apresentar propostas preventivas ao problema apresentado, seja quanto à prática contratual seja na atualização da legislação autoral brasileira.
 
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Fecha de Publicación
2016-12-14
 
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