• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2010.tde-11012011-101157
Document
Auteur
Nom complet
Nilvania Aparecida Spressola Ziviani
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2010
Directeur
Jury
Oliveira Neto, Jose Dutra de (Président)
Alves, Elvisney Aparecido
Cazarini, Edson Walmir
Titre en portugais
Instrumento para avaliar as competências no trabalho de tutoria na modalidade EAD
Mots-clés en portugais
Avaliação do professor
Competências
Tutoria
Resumé en portugais
Com a evolução da tecnologia a modalidade de Educação a Distância ganhou forças e provocou a necessidade de que o professor que trabalhe com esta modalidade, tenha competências diversificadas para atender diferentes estratégias. Este estudo tem como principal objetivo desenvolver um instrumento flexível, valido e confiável para avaliar as competências do tutor em Educação a Distância. Alguns autores propuseram modelos e instrumentos para avaliação das competências, porém ligado a uma só instituição ou focado em um só contexto. Em etapas, esta pesquisa se propõe a realizar uma revisão bibliográfica e investigar as competências citadas na literatura relacionadas à função docente de Tutoria e por meio de especialistas em EAD, elencarem as competências essenciais para sua realização e dividir em dimensões. A coleta de dados foi realizada nos cursos de Bacharelado em Administração e Logística e Licenciaturas de Computação, Geografia, História, Letras dos pólos de Batatais e Gestão em Tecnologia da Informação, Licenciatura em Geografia e Ciências Contábeis do Centro Universitário Claretiano de Batatais. O método "Alfa de Cronbach" foi indicado para análise da fidelidade das informações adquiridas. A análise dos dados mostrou que o instrumento pode ser flexível e evidencia informações precisas para apoiar a gestão do conhecimento no que se refere a formação e treinamento de tutores.
Titre en anglais
Instrument to assess competence in the work of tutoring in distance education
Mots-clés en anglais
Continuing education
Management by competencies
Mentoring
Resumé en anglais
With technological developments and new demands from the information society, distance education has been increasing and intensifying the need for professors to work with this type of education and acquire diversified skills to work in this new scenario. This research has as main objective is to develop a flexible, reliable and valid instrument for evaluating the skills of the Tutor in Distance Education. There are a number of models and instruments for assessing these skills, but always focused on only a single institution or context. ln its different stages, this research will conduct a review of the literature of distance education experts about the skills needed to function in different dimensions of the Tutor. Data collection will take place in distance education courses in Graduate of Business Administration and Accounting, Logistics Management and Information Technology, Computer Science, Geography, History and Language offered by the Centro Universitário Claretiano de Batatais. Data analysis showed that the instrument can be flexible and accurate evidence to support the management of knowledge regarding the fonnation and training of tutors.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2011-06-14
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
  • Araujo, E.M., et al. [05] Design Instrucional: Um Estudo Baseado no Modelo ILDF- Integrative Learning Design Framework na Aprendizagem Online. In 15 CIAED, Fortaleza, 2009. 15 CIAED., 2009.
  • Araujo, E.M., et al. [10] Qualidade em EaD: uma análise sob a perspectivade seus estudantes. In Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Manaus, 2011. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância., 2011.
  • Melli, N.C.A., et al. [03] O princípio da modalidade como um fator gerador de uma melhor aprendizagem na educação técnica de nível médio. In Congresso Internacional de Educação a Distância, Fo do Iguaçu, 2010. 16 Congresso Internacional de Educação a Distância., 2010. Dispon?vel em: http://www.abed.org.br.
  • Santos, E.M., et al. [06] Estratégias de Aprendizagem para a EAD: Utilizando o Fórum de Discussão Sob a Perspectiva dos Estilos Cognitivos. In 15 CIAED, Fortaleza, 2009. 15 CIAED., 2009.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.