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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2011.tde-09082011-160029
Documento
Autor
Nome completo
Giseli Diniz de Almeida Moraes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2011
Orientador
Banca examinadora
Escrivão Filho, Edmundo (Presidente)
Barbero, Edson Ricardo
Cazarini, Edson Walmir
Terence, Ana Claudia Fernandes
Zuin, Luís Fernando Soares
Título em português
Alinhamento da estratégia do negócio e da TI na pequena empresa: uma análise dos fatores facilitadores e inibidores
Palavras-chave em português
Alinhamento estratégico
Pequena empresa
Setor metal-mecânico
Resumo em português
Esta pesquisa tem como objetivo principal diagnosticar um modelo de alinhamento entre a estratégia do negócio e a de tecnologia da informação considerando-se os fatores facilitadores e inibidores do alinhamento estratégico e as especificidades da pequena empresa. O alinhamento estratégico é abordado pelas quatro perspectivas do modelo de Henderson e Venkatraman: Execução da Estratégia, Transformação Tecnológica, Potencial Competitivo e Nível de Serviço. Os fatores facilitadores e inibidores do alinhamento estratégico são aqueles que podem influenciar positiva ou negativamente o alcance do alinhamento estratégico. Para adequar a pesquisa às pequenas empresas são consideradas as especificidades do dirigente, da organização e do ambiente, pois influem no processo de gestão, e por sua vez, estão interrelacionadas no alinhamento estratégico. O trabalho de campo dividiu-se em duas fases. Na primeira, realizou-se um levantamento exploratório, abordagem quantitativa, em 52 empresas do setor metal-mecânico com o objetivo de conhecer melhor esse setor do município de São Carlos/SP. Na segunda fase, foi realizado um estudo de caso, abordagem qualitativa, utilizando entrevistas e observações, em duas pequenas empresas do setor metal-mecânico. Como principais resultados, observou-se que as empresas realizam o alinhamento estratégico pela perspectiva de execução da estratégia. Nessa perspectiva, a estratégia do negócio é a força principal da organização, que direciona as alterações para a infraestrutura e processos da organização a fim de que estes sejam atendidos pela infraestrutura e processos da TI. Sendo assim, a TI é considerada um apoio para executar as estratégias do negócio. As diferenças na obtenção do alinhamento estratégico estão relacionadas com a presença de fatores facilitadores e inibidores, que, por sua vez, sofrem influências das especificidades de gestão das pequenas empresas.
Título em inglês
Alignment of business and IT strategy in small business: an analysis of the enabler and inhibitor factors
Palavras-chave em inglês
Metal-mechanical sector
Small company
Strategic alignment
Resumo em inglês
This study has as a main objective to diagnose an alignment model between the business strategy and IT strategy, considering the enabler and inhibitor factors of the strategic alignment and the small companies specificities. The strategic alignment is considered by four perspectives of the Henderson and Venkatramans model: strategy execution, technology potential, competitive potential and service level. The enabler and inhibitor factors of the strategic alignment are factors that could influence positively or negatively the reach of the strategic alignment. For in order to introduce this research in small companies is relevant to consider how the specificities of the manager, organization and context to influence in management process, and, there for, are inter-related to the strategic alignment. The field work was divided in two phases. In the first, it was performed an exploratory survey, quantitative approach, in 52 companies of the metal-mechanical sector with the objective of know better this sector in the city of São Carlos/SP. In the second phase, a case study was performed, qualitative approach, using interviews and observations in two small business of the metal-mechanical sector. As main results, the strategy execution perspective of the strategic alignment was the carried out by the companies. According to this perspective, the organization main power is the business strategy, addressing the changes to the business processes and infrastructure so that theses can be attended by the IT processes and infrastructure. This way, the IT is considered a support to execute the business strategy. The differences in the obtaining are relation to the presence of the inhibitor and enabler factors, that, there for, it suffers influences by the small companies management specificities.
 
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Data de Publicação
2011-08-17
 
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