• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2018.tde-01082018-103102
Document
Auteur
Nom complet
Marcos Roberto de Mendonça Pelliciari
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2018
Directeur
Jury
Cazarini, Edson Walmir (Président)
Gerolamo, Mateus Cecilio
Giorgetti, Marcius Fantozzi
Torkomian, Ana Lúcia Vitale
Zucolotto, Valtencir
Titre en portugais
Proposta de diretrizes para capacitação em liderança transformacional para os docentes do ensino superior
Mots-clés en portugais
Desenvolvimento de competências
Desenvolvimento em liderança
Ensino superior
Liderança transformacional
Processo ensino-aprendizagem
Resumé en portugais
A liderança pode ser entendida como um conjunto de metacompetências de um indivíduo que agrega seguidores rumo a um objetivo. Dos estilos de liderança, alguns são mais pesquisados nos dias de hoje, como: Liderança Transformacional, Liderança Transacional e a Laissez-faire. No contexto deste trabalho, a teoria da liderança transformacional, que apresentou resultados além das expectativas em centenas de artigos, com alto fator de impacto, foi utilizada pelo pesquisador (docente das disciplinas) com o intuito de analisar se existe uma relação entre o estilo de liderança transformacional e a superação das expectativas para com os estudantes em sala de aula no que tange ao desempenho, indo além da tradicional transferência de conteúdo das mesmas. A motivação do estudo aparece no momento em que essa área de pesquisa tem sido raramente explorada tendo o professor do ensino superior como líder, podendo assim apoiar a agenda do Fórum Econômico Mundial de 2015, que apontou como terceira prioridade, o fomento de líderes em todas as áreas. Por meio do método de pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, e apoio de metodologias ativas de aprendizagem, como o Problem Based Learning (PBL), e dos instrumentos de categorização ILS (Índice de Estilos de Aprendizagem) e o Classificador de Temperamentos de Keirsey (KTS), o pesquisador trabalhou utilizando-se estritamente da liderança transformacional, com o apoio das metacompetências de liderança, em oito disciplinas, quatro do curso de Administração e quatro do curso de Engenharia de Produção em duas faculdades na cidade de Fortaleza/CE, abrangendo 253 estudantes no total. Os indicadores apontaram que a liderança do docente impactou de forma muito positiva os grupos, com resultados além das expectativas quanto ao aprendizado, assim como desempenho, tanto pelos estudantes quanto pelo professor. Tais resultados formalizam o conteúdo de pesquisa desta tese de doutorado, que é apresentar diretrizes para capacitação em liderança transformacional aos docentes do ensino superior, em forma de um modelo. Para tal, o pesquisador utilizou o Método Enterprise Knowledge Development (EKD), e provou o modelo entrevistando 3 (três) líderes expoentes em suas áreas, obtendo uma análise favorável do mesmo.
Titre en anglais
Proposal of guidelines for training in transformational leadership for higher education teachers
Mots-clés en anglais
Higher education
Leadership development
Skills development
Teaching-learning process
Transformational leadership
Resumé en anglais
Leadership can be defined as a set of meta-competencies of an individual that aggregates followers towards a goal. Of the leadership styles, some are more researched these days, such as: Transformational Leadership, Transactional Leadership and Laissez-faire. In the context of this work, the transformational leadership theory, which presented results beyond expectations in hundreds of articles with high impact factor, was used by the researcher (teacher of the disciplines) in order to analyze if there is a relationship between leadership style transformational learning and exceeding expectations for learners in the classroom in terms of performance, going beyond the traditional content transference in the classroom. The motivation of the study appears at a time when this area of research has rarely been explored with the higher education teacher as the leader, thus supporting the agenda of the World Economic Forum of 2015, which pointed out with third priority, the promotion of leaders in all the areas. Through the qualitative approach of the research-action research, and support of active learning methodologies, such as the Problem Based Learning (PBL) teaching method and the Learning Styles Index (ILS) and the Keirsey Temperament Classifier (KTS) , the researcher worked using strictly the transformational leadership, with the support of the meta-competencies of leadership, in eight disciplines, four of the Management course and four of the Production Engineering course in two colleges in the city of Fortaleza/CE, covering 253 apprentices in total. The indicators indicated that the leadership had a very positive impact on the groups, with results beyond expectations regarding learning, as well as performance, both by the apprentices and by the teacher. These results formalize the research proposal of this doctoral thesis, which is to propose guidelines for transformational leadership training for higher education teachers, modeling the profile used by the researcher. To do this, the researcher used the Enterprise Knowledge Development (EKD) Method, and proved the model by interviewing 3 (three) leading exponents in their areas, obtaining a positive qualitative validation of the model.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-08-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.